Buscar

Vias de Adm

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Terapia Medicamentosa
Vias de administração
A via de administração é um caminho pelo qual um medicamento é levado ao organismo para exercer seu efeito, as vias são classificadas da seguinte maneira:
Administração Enteral
Via Oral: é a via mais comum para a administração de medicamentos, já que tem como vantagens a segurança, economia e a simplicidade.
Existem duas formas de medicamentos para a administração oral:
Sólidos: Comprimidos, Cápsulas, Drágeas, Hóstias, Granulados e Pós.
Líquidos: Gotas, Xaropes, Suspensões, Elixires, Tinturas e Emulsões.
Via Sublingual: Permite a retenção do fármaco por um tempo mais prolongado. Propicia uma rápida absorção de pequenas doses de alguns fármacos, devido a vasta vascularização sanguínea e à pouca espessura da mucosa sublingual, permitindo a absorção direta na corrente sanguínea. As formas farmacêuticas geralmente são comprimidos que devem ser dissolvidos inteiramente pela saliva, não devendo ser deglutidos.
Via Retal: É utilizada em doentes que apresentam vômitos, estão inconscientes ou não sabem deglutir. As formas farmacêuticas mais comuns são: Supositórios, irrigação ou lavagem, Clíster ou enema.
Administração Parental
O termo parental significa a administração de medicamentos “ao lado do tubo digestivo” ou “sem utilizar o trato gastrointestinal”. É indicada quando se espera uma ação rápida do medicamento e para a administração de terapêutica em doentes inconscientes, com distúrbios gastrointestinais e em doentes impossibilitados de engolir.
Vias Indiretas:
Via Respiratória: estende-se desde a mucosa nasal até os alvéolos, pode ser usada para obtenção de efeitos locais ou sistêmicos. Pode ser feito por: instilação nasal, inalação, nebulização e vaporização.
Via Vaginal: Os medicamentos aplicados na vagina, geralmente, são utilizados para combater uma infecção. Podem ser aplicados em forma de comprimidos, óvulos, supositórios, pomadas, irrigação/lavagem ou por instilação vaginal.
Via Ocular: As aplicações oculares de medicamentos líquidos na forma de gotas ou pomadas oculares, podem ser feitas por várias razões: correção de disfunções dos músculos do olho, aplicação de anestésicos, antibióticos, anti-inflamatórios, antifúngicos e lubrificantes.
Podem ser aplicados em forma de instilação, lavagens e aplicação tópica.
Via Auricular: Para instilar gotas ou irrigar o canal auditivo externo. Podem ser feitas: Instilação ou lavagens.
Via Cutânea: Podem ser aplicados medicamentos na pele em forma de pomadas, loções, cremes e linimentos. Quando aplicados os efeitos desejados normalmente são locais de limpeza, diminuição do prurido e desinfecção.
Vias Diretas:
Injeção Subcutânea: É uma medicação injetada nos tecidos adiposos, debaixo da pele, move-se mais rapidamente para a corrente sanguínea que por via oral.
Injeção Intra-Dérmica: É injetada dentro das camadas mais externas da pele, são indicadas quantidades pequenas, geralmente 0,5ml ou menos e é usada principalmente para fins de diagnóstico, tais como a prova de tuberculina e os testes de alergia.
Injeção Intra-Muscular: Estas depositam a medicação profundamente no tecido muscular, o qual é altamente vascularizado, podendo ser rapidamente absorvida.
Ação dos medicamentos
Ação Local: 
A medicação age no local onde é administrada, sem passar pela corrente sanguínea. 
Exemplos: Pomadas e Colírios.
Ação Sistêmica: 
Significa que a medicação é primeiramente absorvida, depois entra na corrente sanguínea para atuar no local de ação desejado.
Exemplos: Antibióticos

Outros materiais