Buscar

TESTE QUESTIONARIO III ECOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

TESTE QUESTIONARIO III ECOLOGIA
O cogumelo shitake é cultivado em troncos, onde suas hifas nutrem-se das moléculas orgânicas componentes da madeira. Uma pessoa, ao comer cogumelos shitake, está se comportando como:
Compositor secundário
A cidade de Seropédica, onde está a Universidade Rural, recebeu este nome devido ao grande desenvolvimento da sericicultura na região há muito tempo. As larvas do bicho-da-seda Bombyx mori, produtoras da seda, atacavam as folhas da amoreira, comuns na região. Sob o ponto de vista ecológico, um predador dessas larvas se comporta como:
Consumidor secundário.
Charles Elton (1920) argumentava que os organismos que viviam em um mesmo lugar não apenas apresentavam tolerâncias semelhantes aos fatores físicos do ambiente, mas também interagiam uns com os outros e, o mais importante, faziam de uma forma sistemática de relações alimentares. Em relação à estrutura trófica e à produtividade nos ecossistemas é correto afirmar:
Os produtores transformam energia luminosa em energia química.
São encontrados desde o Amapá até Santa Catarina, nos estuários de vários rios, apresentando solos alagados e instáveis, ricos em matéria orgânica e pouco oxigenados e são áreas de reprodução de diversas espécies marinhas.
Aos manguezais.
Considere uma população de vertebrados ocorrendo em determinada área. Essa população já atingiu seu ponto de equilíbrio, em que o potencial biótico (tendência ao crescimento populacional) equivale à resistência ambiental; porém a distribuição de indivíduos ao longo da área não é a mesma: quanto mais próximo dos limites da área de distribuição, menos frequentemente são encontrados indivíduos dessa espécie.
Crescente descaracterização das condições ambientais requeridas pela espécie
Desde os primórdios da vida no planeta e da história da espécie humana, o Homo sapiens, a água sempre foi essencial. Qualquer forma de vida depende da água para sua sobrevivência e/ou para seu desenvolvimento. Mesmo organismos que vivem em desertos, formas de vida muito primitivas que põem seus sacos ovígeros em cistos para resistir à dessecação, dependem da água para a continuidade da espécie, pois os ovos só eclodem quando há água.” (TUNDISI, 2003)
Animais ovovivíparos não dependem da água para reprodução e manutenção.
A energia solar, ou a energia proveniente da radiação solar sobre os organismos fotossintetizantes, constitui-se na principal fonte de energia no planeta Terra. Através do fluxo de energia é possível desencadear uma série de processos químicos que resultam em produtividade primária, secundária, terciária etc. ao longo da cadeia trófica. Considerando a energia solar e os processos de produtividade, é correto afirmar que:
Energia solar é um recurso necessário utilizado pelos fotossintetizantes para produzir matéria orgânica.
As florestas tropicais úmidas contribuem muito para a manutenção da vida no planeta, por meio do chamado sequestro de carbono atmosférico. Resultados de observações sucessivas, nas últimas décadas, indicam que a Floresta Amazônica é capaz de absorver até 300 milhões de toneladas de carbono por ano. Conclui-se, portanto, que as florestas exercem importante papel no controle:
Do efeito estufa provocado pelo acúmulo de carbono na atmosfera, resultante da queima de combustíveis fósseis, como carvão mineral e petróleo.
Energia é a capacidade de realizar trabalho. Essa capacidade pode manifestar-se sob várias formas: radiação eletromagnética, energia potencial ou incorporada, energia cinética, energia química (dos alimentos) e calor. Sobre Energia e Leis da Termodinâmica, marque a única alternativa errada:
Nenhuma transformação de energia em outra energia é 100% eficiente, energia é perdida a cada nível trófico e acaba sendo destruída até acabar totalmente.
Um estudo recente feito no pantanal dá uma boa ideia de como o equilíbrio entre as espécies, na natureza, é um verdadeiro quebra-cabeça. As peças do quebra-cabeça são o tucano-toco, a arara-azul e o manduvi. O tucano-toco é o único pássaro que consegue abrir o fruto e engolir a semente do manduvi, sendo, assim, o principal dispersor de suas sementes. O manduvi, por sua vez, é uma das poucas árvores onde as araras-azuis fazem seus ninhos. Até aqui, tudo parece bem encaixado, mas é justamente o tucano-toco o maior predador de ovos de arara-azul – mais da metade dos ovos das araras são predados pelos tucanos. Então, ficamos na seguinte encruzilhada: se não há tucanos-tocos, os manduvis se extinguem, pois não há dispersão de suas sementes e não surgem novos manduvinhos e isso afeta as araras-azuis, que não têm onde fazer seus ninhos. Se, por outro lado, há muitos tucanos-toco, eles dispersam as sementes dos manduvis e as araras-azuis têm muito lugar para fazer seus ninhos, mas seus ovos são muito predados.
A conservação das araras-azuis depende também da conservação dos tucanos-toco, apesar de estes serem predadores daquelas.
Qual das alternativas abaixo representa exemplo de uma  substância inorgânica e exemplo de um composto orgânico, respectivamente?
Carbono, lipídios.
Quais os principais nutrientes orgânicos que provocam o processo chamado eutrofização?
	
	a.
	Compostos de fósforo e nitrogênio.
Qual das opções abaixo representa corretamente um exemplo de um produtor e de um consumidor primário, respectivamente?
Uma alga e um peixe.
	
	
	
	
O aquecimento global atual pode interferir nos ciclos biogeoquímicos. Quais os dois ciclos abaixo relacionados que estão mais evidentes com os problemas ambientais decorrentes do aquecimento global?
Ciclo da água e do carbono

Outros materiais