Buscar

Gravidez tópica X Ectópica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gravidez tópica X Ectópica
Quando pensamos em gravidez, imaginamos o bebe se desenvolvendo dentro do útero, que é o único lugar onde ele pode crescer de forma saudável, chamada de gravidez tópica.
gravidez nas trompas gestantes A gravidez ou gestação tópica consiste na fixação e desenvolvimento do embrião dentro do útero, um órgão elástico que permite o crescimento do feto e suas estruturas associadas (placenta e líquido amniótico) e as trocas de oxigênio e nutrientes entre mãe e bebe de forma adequada.
Já a gravidez ou gestação ectópica é quando o embrião começa a se desenvolver fora da cavidade uterina, o que pode trazer sérios riscos para a saúde da gestante, se não for detectada logo.
Entenda melhor as diferenças, riscos e possíveis causas!
Quando a gestação acontece da forma correta, o espermatozoide procura o óvulo dentro da trompa para fazer a fecundação. Após o embrião percorrer a trompa até o útero, em cerca de 4 a 5 dias, ele se fixa dentro da cavidade uterina entre o 6° e o 7° dia.
Se por algum motivo esse processo de deslocamento do embrião for interrompido (trompa fechada) e ele se implantar em outro lugar fora do útero (trompa, ovários e etc.), a gravidez é denominada ectópica.
A gestação ou gravidez ectópica ocorre em 95% das vezes nas trompas, mas pode ocorrer também nos ovários, na cérvice, na cicatriz de cirurgias uterinas prévias e na cavidade pélvica e abdominal, e sua incidência gira em torno de 1 a 2%. Como a trompa não foi feita para desenvolver o embrião, ele não consegue ter nutrientes suficientes e pode acabar ocorrendo um aborto tubário, com o próprio organismo expulsando esse material.
Porém, quando a gestação continua se desenvolvendo dentro da trompa existe um grande risco de rompimento, causando um sangramento que pode ser intenso e trazer risco de morte à gestante. O processo de rotura ocorre em geral entre a 6ª e 7ª semana de gestação e, também, depende da posição de fixação na trompa (quanto mais próxima ao útero, maior o risco de rompimento).
Mas, o que causa uma gravidez ectópica?
As principais causas estão relacionadas a gestação ectópica prévia (10 a 25 % chance de recorrência), história de DIP (principalmente por Clamídia), cirurgia abdominal prévia (principalmente nas trompas), DIU, infertilidade, tratamento por fertilização assistida, tabagismo, aborto provocado, entre outras menos comuns.
Quais são os principais sintomas e como diagnosticar?
Os principais sintomas são sangramento uterino na gestação (que pode ser intermitente) e dor pélvica de intensidade variável e muitas vezes do lado onde se formou a gestação, porém pode acontecer da gestante não ter nenhum sintoma.
Se houver rotura com sangramento intenso, a gestante pode sentir dor abdominal intensa com irritação peritoneal, queda da pressão arterial, taquicardia, pressão no reto ou ombro.
O diagnóstico é feito por meio da ultrassonografia, por isso realizar exames de ultrassom (USG) desde o início ou suspeita de gestação é muito importante para a saúde da mulher. Com o exame de ultrassom é possível observar a posição do saco gestacional, verificar se há imagem fora do útero e se há presença de sangue na cavidade pélvica.
O exame de beta-HCG também pode auxiliar no diagnóstico, devendo dobrar a cada 2 dias nas gestações tópicas. Se isso não acontecer, pode se suspeitar de gestação ectópica. Além disso, uma dosagem de beta-HCG acima de 2000 ui indica que temos que ver um saco gestacional.
Como é realizado o tratamento?
O tratamento pode ser clínico, onde o médico observa e aguarda a resolução espontânea, ou por meio do uso de medicação para auxiliar o organismo a reabsorver o saco gestacional.
Em alguns casos, o tratamento pode ser cirúrgico por laparoscopia ou cirurgia aberta.

Continue navegando