Buscar

didática aula 4

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	
	Subjacente à prática pedagógica de cada professor encontra-se uma concepção teórica. Com base na afirmação: O pesquisador é mais modesto quando diz: "Vamos Ver...". Percebemos uma relação dialética, onde educador e educando se fazem sujeitos do seu processo, segundo:
		
	 
	Paulo Freire
	
	Dewey
	
	Piaget
	
	Herbart
	
	Skinner
	
Explicação:
No enunciado, aponta com clareza a prática do professor alicerçada em uma concepção teórica. Com base na afirmação: O pesquisador é mais modesto quando diz: "Vamos Ver...". Percebemos uma relação dialética, onde educador e educando se fazem sujeitos do seu processo. Não resta dúvida, de que nessa relação o educador é o coordenador dos debates estabelecendo uma relação horizontal, adaptando-se às características e necessidades do grupo.
A única proposição que responde a questão é a b) Paulo Freire. 
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Nas alternativas abaixo, analise a perspectiva do professor evidenciada em cada uma delas, colocando T(tradicional) ou P(progressista) conforme considere essa atuação. Marque, em seguir, a resposta correta:
(   ) Procura incentivar a competição no mercado de trabalho.
(   ) Realiza-se o ato de aprender a aprender e transformar.
(   ) Preocupa-se em levantar questionamentos sobre a realidade.
(   ) Considera o protagonismo dos alunos.
(   ) Cria oportunidades em que o aluno passa a ser gestor do próprio conhecimento.
(   ) Acredita na transmissão da informação de forma  linear.
		
	
	P P P T T P
	
	T P P P T T
	 
	T P P P P T
	
	P T P T P T
	
	T T P T P P
	
Explicação:
	( T  )Procura incentivar a competição no mercado de trabalho. SÃO AS LIBERAIS DE ENSINO, ALINHADAS COM A LÓGICA DO CAPITAL
(  P ) Realiza-se o ato de aprender a aprender e transformar. TRANSFORMAÇÃO E NÃO REPRODUÇÃO
( P  ) Preocupa-se em levantar questionamentos sobre a realidade. SE RECONHECE QUE NÃO SE ENCONTROU TODAS AS RESPOSTAS PARA O OBJETO DE ESTUDOS EM QUESTÃO, HÁ SEMPRE O QUE INVESTIGAR
( P  ) Considera o protagonismo dos alunos. O ALUNO É SUJEITO ATIVO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
(  P ) Cria oportunidades em que o aluno passa a ser gestor do próprio conhecimento. RESGATAR A AUTONOMIA, A EMANCIPAÇÃO SOCIAL E NÃO REPRODUZIR O QUE O PROFESSOR DETERMINOU
(  T ) Acredita na transmissão da informação de forma  linear. CONHECIMENTO SISTEMATIZADO EM SEQUÊNCIA x DIALÉTICA
		
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Analise a caracterização da tendência a partir dos seguintes aspectos: a função da escola, o professor e o aluno. A partir da análise identifique a tendência pedagógica correspondente aos aspectos apresentados: "Nessa tendência, a função da escola é socializar e difundir o saber, levando em conta as realidades sociais. O professor é uma autoridade competente, é mediador entre os conteúdos e os alunos. Ele empenha-se em conhecer o cotidiano dos alunos, auxiliando-os a conhecer as realidades sociais e fornecendo-lhes uma estrutura de conhecimentos indispensáveis à sua transformação social. Dessa forma, ele é orientado a participar ativamente da sociedade e vivenciar a cidadadania crítica e consciente".
		
	 
	Pedagogia crítico-social dos conteúdos.
	
	Pedagogia Tecnicista.
	
	Pedagogia Tradicional.
	
	Pedagogia renovadora/ Escola Nova.
	
	Pedagogia Cognitivista.
	
Explicação:
Pedagogia crítico-social dos conteúdos. 
 
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A condição para um professor assumir o papel de sujeito nos processos pedagógicos é: reconhecer que a prática pedagógica não está desvinculada da prática social mais ampla; assumir um compromisso com a sua competência política e técnica como sujeito que se coloca diante do mundo; descobrir e dar forma a sua intencionalidade; se questionar e procurar respostas aos desafios que a prática nos coloca todos os dias. Nesse sentido, podemos dizer que esse professor respalda a prática no modelo pedagógico:
		
	
	reprodutivista
	
	tecnicista
	
	comportamental
	
	Liberal tradicional
	 
	crítico social dos conteúdos
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Para Paulo Freire quando os professores se abrem ao mundo, assumindo-se como sujeitos da procura, da ruptura, como sujeitos históricos e éticos eles inauguram uma relação dialógica. "O diálogo é o encontro dos homens com o mundo. Uma relação de força onde ninguém educa ninguém, mas, todos se educam em comunhão". Isso significa dizer que o professor adota como prática a Pedagogia:
		
	 
	Libertadora
	
	Libertária
	
	Liberal
	
	Escolanovista
	
	Enciclopedista
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Com relação ao PROFESSOR e o MODELO PEDAGÓGICO, assinale a alternativa que corresponde a sequência correta com relação as tendências pedagógicas
I - O professor é o coordenador das atividades e atua conjuntamente com os alunos, parte do óbvio, da realidade do educando, trabalha com temas geradores de discussão.
II - O professor parte dos conteúdos, estabelecendo relação com a vida prática social dos alunos.
III - O professor espera que o aluno seja gestor do seu próprio conhecimento, sendo o conteúdo de ensino disponibilizado, porém cada aluno traça o seu próprio caminho, decidindo o que ler, o que estudar e por onde estudar.
		
	
	Pedagogia Crítico Social dos Conteúdos, Pedagogia Libertadora, Pedagogia Libertária
	
	Pedagogia Libertária, Pedagogia Crítico Social dos Conteúdos, Pedagogia Libertadora
	
	Pedagogia Crítico Social dos Conteúdos, Pedagogia Libertária, Pedagogia Libertadora
	
	Pedagogia Libertadora, Pedagogia Libertária, Pedagogia Crítico Social dos Conteúdos
	 
	Pedagogia Libertadora, Pedagogia Crítico Social dos Conteúdos, Pedagogia Libertária
	
Explicação: Na pedagogia libertadora, o professor parte dos fatos, da realidade do educando; na crítico social dos conteúdos o movimento é o contrário, parte do conteúdo, mas, ambas estabelecem relação dialética entre teoria e prática e na libertária o conteúdo está disponível mas não é exigido que o aluno o estude passando pelo mesmo caminho, ele escolhe o caminho que deseja traçar para estudar.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	(ENADE 2008¿Educação Física) O pensamento pedagógico de Paulo Freire parte de alguns princípios que marcam, de forma clara e objetiva, o seu modo de entender o ato educativo. Considerando as características do pensamento desse autor, analise as afirmações que se seguem.
I Ensinar é um ato que envolve a reflexão sobre a própria prática.
II Modificar a cultura originária é parte do processo educativo.
III Superar a consciência ingênua é tarefa da ação educativa.
IV Educar é um ato que acontece em todos os espaços da vida.
V Educar é transmitir o conhecimento erudito e universalmente reconhecido.
Estão de acordo com o pensamento de Paulo Freire APENAS as afirmações
		
	
	I e II
	
	I, IV e V
	
	I, II, III e IV
	
	II e V
	 
	I, III e IV
	
Explicação:
Na perspectiva pedagógica freireana, a formação é crítica e não romântica; requer conscientização acerca dos fatos X alienação própria de um ensino mecãnico e tradicional.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	"Na pedagogia crítico-social dos conteúdos, o que importa é que os conhecimentos sistematizados sejam confrontados com a experiência sócio-cultural e a vida concreta dos alunos" (LIBÂNEO, 1991, p. 70). Com isso, a pedagogia crítico social dos conteúdos busca uma síntese superadora de traços significativos da pedagogia tradicional e da escola nova. Diante do exposto, marque a resposta correta que indique a crítica que os educadores representantes da corrente pedagógica crítico-social dos conteúdos fez ao movimento liberal escolanovista de ensino:na escola nova, os alunos são incentivados a confrontar suas realidades, superando a desigualdade social.
	 
	na escola nova, a estrutura social vigente é reproduzida, acentuando as diferenças sociais.
	
	na escola nova, o saber popular é articulado ao saber científico, libertando o sujeito da condição de opressão.
	
	na escola nova, os conflitos são gerados a partir das contradições existentes entre escola e sociedade, inquietando os alunos a reivindicarem seus direitos.
	
	na escola nova, o ensino é organizado dinâmica e intelectualmente, conscientizando os alunos acerca das injustiças sociais.
	
Explicação:
Continua se reproduzindo a estrutura social vigente e acentuando a desigualdade social no modelo escolanovista, pois, o olhar é intra muros escolares e não se leva em conta os fatores sociais,culturais, econômicos, históricos; A preocupação de um professor escolanovista é acompanhar o ritmo cognitivo do aluno, suas lacunas e potencialidades em relação ao conteúdo e os alunos ainda deveriam se enquadrar no sistema,fato que a escola nova faz parte das liberais de ensino e há influência da psicologia que, por sua vez, recebeu influência das ciências naturais.

Continue navegando