Buscar

gestao 1 pronta

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
AVALIAÇÃO À DISTÃNCIA (AD 1) – 2017.2
Disciplina: Gestão 1 Coordenador (a): Simone Fadel
Aluno (a):Bárbara Lopes Alves	Matr.:15112080321 Polo: Nova Friburgo	
Prezado estudante,
Vamos fazer dessa avaliação à distância um exercício de estudo para a avaliação presencial. O objetivo principal é reconhecer a importância da Gestão E
ducacional na perspectiva de um novo paradigma, o Multidimensional, na tentativa de refletir sobre os desafios da atual complexidade dos sistemas educacionais e das correntes pedagógicas contemporâneas.
Lembre-se que caso não seja possível digitar e imprimir sua avaliação poderá ser realizada em folha de papel almaço, com 
caneta azul ou preta
.
De acordo com o guia da disciplina, a AD “é preparatória para a avaliação presencial, ao mesmo tempo em que serve como verificação do grau de assimilação e compreensão do aluno quanto aos conteúdos trabalhados.”
Portanto, as atividades a seguir foram pensadas para que você tenha a oportunidade de refletir sobre os conteúdos estudados até o momento.
 	Atividade 1 – valor: 3,5	 Os textos e material impresso disponibilizados para estudo de Gestão 1 apresentam, ao final de cada aula, sugestões de atividades. Assim, a Atividade 1 só será contemplada se você realizar as seguintes atividades propostas no planejamento das aulas:
Aula 1 – Texto base aula 1 (disponível na plataforma). Atividade que atende ao objetivo 1. (página 15)
R.: As quatro principais características contidas no texto são:
-Socialização: processo de compartilhamento de experiências; 
-Externalização: processo de articulação do conhecimento tácito em conceitos explícitos pode se dar através da escrita, por exemplo; 
-Combinação: é onde ocorre a sistematização de conceitos de um sistema de conhecimento, ou seja, a associação de conceitos; 
-Internalização: trata da incorporação do conhecimento explícito em tácito, assegurando a expansão da experiência prática.
A gestão do conhecimento engloba vários aspectos. Segundo Santos (2005c) não se trata apenas de gerir ativos de conhecimento, mas também a gestão dos processos que atuam sobre esses ativos, o que inclui desenvolver, preservar, utilizar e compartilhar conhecimento. Tudo isso com o intuito de atingir os objetivos da organização. Para a maioria dos gestores é difícil perceber claramente os benefícios práticos do mapeamento do conhecimento sobre os processos da empresa. Mas, às vezes é mais fácil perceber o custo de não ter este conhecimento registrado. (TEIXEIRA FILHO, 2000, p. 77)
Dentre os aspectos de gestão do conhecimento, observa-se que o conhecimento diferentemente dos ativos tangíveis cresce à medida que é utilizado e compartilhado. [...] o conhecimento é em alguns aspectos o oposto do capital, porque o conhecimento compartilhado cresce, enquanto o conhecimento não utilizado se deteriora.(SANTOS, 2005c.)
Aula 1- Texto base aula 1 (disponível na plataforma). Atividade que atende ao objetivo 2. (página 21)
R.: Os princípios Fordista e tayloristas foram a base da produção e da divisão do trabalho, sempre com intenção de garantir maiores lucros. Atualmente ainda se vê muitas fábricas, empresas e até mesmo escolas usando esses conceitos. Como nas escolas onde o ensino ainda é tradicional o professor recebe um modelo do que ele terá de trabalhar no decorrer do período, sem levar em consideração se o aluno irá aprender ou não, isto é, depositar no aluno tudo que está estabelecido na 'cartilha' para que no final do ano o resultado seja aprovado, assemelhando ao métodos fordistas e tayloristas. 
Aula 1-Texto base aula 1 ( disponível na plataforma). Atividade Final. (página 22)
R.: 	Lucro do Bradesco sobre 18% chega a R$ 3.4 bilhões no primeiro trimestre e bate recorde Controle de custos, estabilização das despesas com provisão e aumento da receita com serviços e produtos.
É notória a eficiência de gestão dos agentes financeiros que, aliada ao aumento da eficiência operacional, visando o aumento de receita e a redução de custos, é foco dos investimentos do setor financeiro, tanto para reduzir custos e despesas. Quando a gestão de uma empresa é bem articulada é certo que se tenha sucesso nos objetivos desta.
Bibliografia: http://www.vidabancaria.com.br/bradesco/noticia/29/4/2017/lucro-liquido-do-bradesco-atinge-r--4-6-bilhoes-no-primeiro-trimestre
Aula 2- Faça um breve relato de sua navegação pela Biblioteca Virtual Anísio Teixeira. Destaque as facilidades e as dificuldades no acesso. Principais tópicos visitados.
R.: 	Minha navegação na Biblioteca Virtual de Anízio Teixeira foi bastante tranquila, é tudo muito bem estruturado, nem nenhuma dificuldade de acesso. Os principal tópico visitado é a Visita Guiada.
Aula 2- Com base nos dados disponíveis na Biblioteca Virtual Anísio Teixeira, redija uma breve Biografia desse Educador. Você pode tomar como modelo as biografias de Gilberto Freyre, Roberto Da Mata e Sergio Buarque de Holanda apresentadas no seu Material.
R.: Anísio Spínola Teixeira nasceu em Caetité em 12 de julho de 1900 e faleceu no Rio de Janeiro em 11 de março de 1971, foi um jurista, intelectual, educador e escritor. Personagem central na história da educação no Brasil, nas décadas de 1920 e 1930, difundiu os pressupostos do movimento da Escola Nova, que tinha como princípio a ênfase no desenvolvimento do intelecto e na capacidade de julgamento, em preferência à memorização. Reformou o sistema educacional da Bahia e do Rio de Janeiro, exercendo vários cargos executivos. Foi um dos mais destacados signatários do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, em defesa do ensino público, gratuito, laico e obrigatório, divulgado em 1932. Fundou a Universidade do Distrito Federal, em 1935.
Os primeiros estudos de Anísio Teixeira foram em colégios jesuítas em Salvador. Com a mudança para o Rio de Janeiro, ingressou na faculdade de direito, formando-se em 1922 de volta à Bahia assumiu o cargo de Inspetor Geral de Ensino iniciando sua carreira como pedagogo e administrador público. Em 1928 ingressou na Universidade de Columbia onde obteve o título de mestre e acabou conhecendo o educador John Dewey. Foi Secretário da Educação do Rio de Janeiro em 1931realizando uma ampla reforma na rede de ensino integrando o ensino primário à faculdade. Em 1935 criou a Universidade do Distrito Federal no Rio de Janeiro. Nesse mesmo ano, perseguido pelo governo de Getúlio Vargas, Anísio Teixeira mudou-se para sua cidade natal, na Bahia, onde viveu até 1945. Em 1951, assumiu a função de Secretário Geral da CAPES (Campanha de Aperfeiçoamento do Ensino Superior), tornando-se, no ano seguinte, diretor do INEP (Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos). Em fins dos anos 1950, Anísio Teixeira participou dos debates para a implantação da Lei Nacional de Diretrizes e Bases, sempre como árduo defensor da educação pública. Ao lado de Darcy Ribeiro, Anísio Teixeira foi um dos fundadores da Universidade de Brasília, da qual se tornou reitor em 1963. No ano seguinte, com o golpe militar, afastou-se do cargo e foi para os Estados Unidos, lecionando nas Universidades de Colúmbia e da Califórnia. De volta ao Brasil em 1966, tornou-se consultor da Fundação Getúlio Vargas. Anísio Teixeira morreu em 1971, em circunstâncias consideradas obscuras. Seu corpo foi achado num elevador na Avenida Rui Barbosa, no Rio de Janeiro. Apesar do laudo de morte acidental, há suspeitas de que tenha sido vítima das forças de repressão do governo do General Emílio Garrastazu Médici. 
Atividade
 2– valor: 1
,5
Atividade 2- O filme Tempos Modernos (atividade especial da aula 1) faz uma crítica bem humorada da perspectiva do trabalho fragmentado. Escolha uma cena do filme e relacione o conteúdo da mesma à perspectiva de trabalho no taylorismo e no fordismo.
R.: 
No Filme, podemos perceber claramente a crítica feitapor Chaplin ao modo de produção capitalista. As relações de controle apontadas por ele ocorrem desde a chegada na fábrica até o momento em que sai apertando tudo o que vê pela frente. Ao exigir mais velocidade, o patrão exige mais do funcionário e consequentemente a empresa terá mais lucro. Porém o trabalhador não recebe parte desse lucro, seu salário é sempre o mesmo. A esteira aumentou a produção, mas não trouxe benefícios aos operários. Chaplin mostra-se alienado, desgastado pelo trabalho repetitivo, não o bastante trabalha durante horas seguidas, com apenas um intervalo no qual não conseguem nem acender um mísero cigarro e outro em que é importunado e serve de cobaia para a demonstração de uma máquina que poderia reduzido tempo de almoço fazendo com que os operários não parassem seus afazeres. Aumentando o trabalho e consequentemente os lucros da organização. 
Ele critica o modo capitalista de produção, os operários trabalhavam com cargas horárias extensas, com obrigação de produzir sempre mais em condições subumanas, lugares sujos e máquinas de manuseio perigoso. A luta por melhores salários, melhores condições de trabalho e por uma carga horária menor, eram constantes desde a Revolução Industrial.
Atualmente empurrado pelo capitalismo pela exploração da força humana estamos passando para Era da Informação, é o que nos resta de esperança, mudar triste histórico de exploração fabril de hoje.
Em uma das cenas do filme, aparece uma engenhoca para os operários usarem em suas refeições, assim seria menor a perda de tempo. Os proprietários dessas empresas e fábricas queriam diminuir o tempo de almoço, para os operários voltarem mais rápido ao trabalho e aumentarem a produtividade, havia um grande stress ao qual os operários eram submetidos durante o período de trabalho.
O filme também mostra as desigualdades entre a vida dos pobres e das camadas mais afastadas, sem representar diferenças nas perspectivas de vida de cada grupo. Mostra ainda que a mesma sociedade capitalista que explora o proletariado alimenta todo conforto e diversão para burguesia.
O filme ainda continua sendo atual, porque mostra um contexto social parecido com nosso dia- a -dia, como se Chaplin tivesse uma visão do futuro. O avanço tecnológico não atingiu plenamente o objetivo da melhoria da sociedade humana, porque trouxe consequências que o homem não consegue administrar.
 	Atividade 3– valor: 1,5	 Defina gestão por competência. Qual a importância dessa gestão no âmbito da educação escolar?
R.:A gestão por competências não é simplesmente uma forma de administrar, mas um meio muito eficaz de desenvolvimento. Através dela podemos orientar as ações no intuito de se construir uma organização eficaz, ou seja, aquela que atinge as suas metas e seus objetivos traçados. Este tema tem recebido muita ênfase por ser de suma importância para o funcionamento com excelência . Ao negligenciar este tema, a escola estaria abrindo mão de se tornar mais competitiva.
Essa gestão é muito importante no âmbito da educação, pois uma escola precisa ser bem liderada, organizada, para que funcione bem e dê exemplo para aqueles que trabalham na instituição e principalmente para os alunos.
 	Atividade 4– valor: 3,5	
Nessa primeira fase de leituras se privilegiou a compreensão do processo de gestão nas diferentes instituições e sua articulação ao processo de trabalho.
Entreviste três profissionais que atuam na instituição escolar, por exemplo, Diretor, professor e pedagogo. A entrevista pode ser aberta, isto é, sem um roteiro fechado. Você, também, pode fazer um roteiro prévio de entrevista e durante a mesma mudar os pontos que achar necessário. É importante que na redação do seu texto você aponte que instrumento de coleta de dados você utilizou: entrevista aberta ou semi-estruturada (com roteiro prévio). As entrevistas devem possibilitar as seguintes reflexões:
Como estes profissionais percebem a sua atuação na instituição e as relações que estabelecem no processo de trabalho?
Como as politicas públicas mais amplas se relacionam com a gestão local? Apenas no financiamento? Orientações pedagógicas?
Reflita sobre os pontos indicados e outros que foram apontados nas entrevistas e que você considera pertinentes à GESTÃO. Redija um texto, com no mínimo 30 linhas, sobre a perspectiva dos entrevistados, o processo de produção que se desenvolve na escola e o papel da gestão no mesmo.
Nessa redação você deverá contemplar citações, a seu critério, retiradas nos textos lidos, porém de forma harmoniosa, articulada e crítica, tendo o cuidado de não produzir uma colcha de retalhos, ou seja, uma seqüência de fragmentos desconexos.
R.: Qual o papel do diretor escolar? - Pedagoga
PEDAGOGA -  O diretor ocupa uma posição peculiar dentro da instituição e da rede de ensino. Ele é o grande articulador dos diversos segmentos que vão assegurar a aprendizagem dos alunos. O gestor escolar ocupa um lugar que vai legitimar a proposta pedagógica da Secretaria de Educação.
Para você, qual o maior problema que a gestão escolar enfrenta? 
DIRETORA -  O gestor escolar não dá conta, sozinho, de levar uma escola. Ele precisa do apoio da Secretaria de Educação, do conselho escolar e da comunidade como um todo. As iniciativas da instituição devem ser realizadas em prol da aprendizagem dos alunos, e isso envolve uma série de itens indispensáveis como organização das salas, dos professores e do uso do espaço. Para uma única pessoa, esse tipo de administração é pesada. Outro exemplo importante é a questão da violência. O diretor não tem respaldo para tomar decisões, porque elas devem partir do poder público.
Como seria o apoio por parte do conselho escolar? 
 PROFESSORA - O conselho escolar é um colegiado dentro da instituição que precisa, cada vez mais, ser atuante e parceiro da gestão. Ele deve agir junto ao diretor na tomada de decisões. É para isso que o conselho foi criado.
 Qual a solução para que o gestor consiga “dar conta” da demanda de trabalho?
 PEDAGOGA - A constituição de uma equipe colaborativa, com a qual o gestor possa se reunir com regularidade para colocar em questão os problemas e buscar possíveis soluções.
O que você acha de uma direção colegiada? É uma boa solução para os problemas enfrentados pela gestão?
DIRETORA -  É a solução mais coerente com o cenário que temos hoje. Quando temos uma equipe que faz reuniões regulares, vamos buscando soluções em conjunto, o que vai amenizar o discurso da impossibilidade, de que nada é possível dentro da escola. Juntos, pensamos em ações que quebram esse pessimismo comum das gestões atuais.
Que atributos um gestor escolar deve ter para exercer a função?
PEDAGOGA - O diretor deve sempre pensar que tudo que se faz dentro da instituição serve para os alunos aprenderem. Porque, afinal, a função da escola é essa: garantir as condições ideais de ensino. Para que isso ocorra da melhor forma, o gestor deve saber lidar não só com as práticas pedagógicas, como também com a gestão financeira, de recursos humanos, dos materiais, do espaço, com a administração como um todo.
 Então, para você, o diretor deve ser melhor administrador do que pedagogo?
PROFESSORA -  O diretor deve entender as práticas pedagógicas, porque isso diz respeito à organização funcional da escola. Nesse sentido, ele deve ter conhecimentos de Pedagogia. A questão da didática é outra e deve ficar a cargo do coordenador e dos professores.
 Você é a favor de um curso específico para gestores escolares?
DIRETORA -  Claro. Nós temos pouco espaço dentro das redes de ensino em que os gestores se reúnem para ampliar o conhecimento sobre gestão. Esses cursos e especializações são sempre instâncias de aprofundamento, de saber mais sobre a gestão. Além de um espaço de conhecimento, proporcionam trocas de experiências que são muito bem-vindas à área pedagógica.
Foi perguntado primeiramente sobre o desenvolvimento da escola junto aos objetivos propostos pela gestão.O desenvolvimento está ligado ao trabalho elaborado em conjunto, istoé, entre escola, e família e os objetivos anuais geralmente estão relacionados à educação pessoal e social, trazendo para escola as vivências adquiridas pelo educando sendo moldada através da ética pelo educador. A professora ao responder se mostrou menos satisfeita quanto à gestão, afirmando que o desenvolvimento da escola depende de todos, não somente dos resultados obtidos pelos professores com os alunos. 
Segunda pergunta foi direcionada aos métodos propostos utilizados para obter bons resultados junto aos
alunos ao final do ano letivo, a resposta foi a mesma, que a instituição há alguns anos tem sua metodologia baseada no construtivismo e que desenvolve um trabalho levando o educando à participar ativamente do seu próprio aprendizado. 
Terceira e última pergunta foi de cunho pessoal, sobre como trabalhar o construtivismo após tanto tempo trabalhando com a metodologia tradicional;
A coordenadora da Educação Infantil respondeu que estudou bastante até poder assimilar o construtivismo para poder passar para os professores. 
A Coordenadora do Ensino Fundamental respondeu que assim como a outra Coordenadora também estudou essa metodologia, que para ela é muito mais difícil que a anterior pois no construtivismo leva o aluno a se desenvolver com orientação e não apenas aprender por aprender ou memorizar.
A professora de Educação Infantil respondeu que com esse método tudo pode ser aprendido, que até reciclar um lixo pode servir como aprendizado. 
Contudo, é perceptível que a organização da gestão faz um trabalho bem elaborado pensando em obter não só bons resultados como o real aprendizado dos educandos. Constatando ser através do trabalho em conjunto que torna a escola um ambiente de sabedoria, crescimento e de desenvolvimento a ser construído por todos os envolvidos, tais como diretor, coordenador, professor, alunos e família. Acreditando também que uma pessoa aprende melhor quando é parte direta na construção do conhecimento.

Continue navegando