Buscar

Neuroanatomia: Estrutura e Funcionamento do Cérebro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NEUROANATOMIA 
Lá no cérebro há dois hemisférios e separando esses dois hemisférios há uma FISSURA LONGITUDINAL DO CEREBRO que divide parcialmente em HEMISFERIO DIREITO E HEMISFERIO ESQUERDO. É parcialmente separado, pois, há pontos que eles estão interligados que são as comunicações INTER-HEMISFERICAS OU COMISSURAS INTER-HEMISFÉRICAS. E a maior comissura chama-se CORPO CALOSO. [São axônios neuronais que cruzam o medindo interligando um hemisfério a outro]. 
Hemisférios: 
Apresentam 3 extremidades:
POLO ANTERIOR OU FRONTAL; 
POLO POSTERIOR OU OCCIPTAL; 
POLO TEMPORAL; 
Também pode ser separado em faces: 
SUPEROLATERAL; [ não há uma delimitação definida/marcante] 
MEDIAL; [ existe um sulco que delimita chamado de PARIETO-OCCIPITAL. 
INFERIOR. 
Essas faces na região telencefálicas são marcados por depressões chamadas de SULCOS e as áreas entre os sulcos são chamadas de GIROS ou CIRCUNVOLUÇÕES. 
Na face SUPEROLATERAL há: 
2 principais sulcos que promove uma divisão a nível em LOBOS TELECENFÁLICOS OU LOBOS CEREBRAIS. 
O Primeiro é o SULCO CENTRAL (o do meio); Que divide a face súperolateral em duas regiões: uma anterior ao sulco central LOBO FRONTAL ( que se encontra intimamente relacionado ao controle das funções motoras do nosso corpo).
Após o sulco central há o LOBO PARIETAL 
E no fim perto do polo occipital LOBO OCCIPTAL. 
Há outro sulco marcante chamado de SULCO LATERAL Que separa superiormente o lobo frontal do temporal. 
TEMPORAL Auditiva; 
PARIETAL Sensitiva;
OCCIPITAL Visual. 
Dentro do sulco lateral há o LOBO DA ÍNSULA: 
Menos desenvolvido; 
Mais interno; 
E atua mais no controle emocional atua no sistema límbico controle da agressividade, de defesa. 
Anteriormente ao sulco central há o SULCO PRÉ-CENTRAL. 
Entre o sulco PRÉ CENTRAL E O SULCO CENTRAL há o GIRO PRÉ-CENTRAL (área cortical primaria / área motora principal do cérebro). As informações motoras VOLUNTÁRIAS partem do GIRO PRÉ-CENTRAL. 
Do sulco pré-central partem dois sulcos: 2 SULCOS CENTRAIS FRONTAIS FRONTAL SUPERIOR E O FRONTAL INFERIOR. E eles dividem os lobos centrais em 3 partes: 
GIRO FRONTAL SUPERIOR,
GIRO FRONTAL MÉDIO E
O GIRO FRONTAL INFERIOR. 
Há o SISTEMA PIRAMIDAL que é um sistema que envolve estruturas de controle VOLUNTÁRIOS e existe um outro controle que contra os movimentos INVOLUTÁRIOS OU AUTOMÁTICOS EXTRAPIRAMIDAIS. 
NO GIRO SUPERIOR E MÉDIO há uma área que representa uma região de controle a nível cortical dos MOVIMENTOS AUTOMÁTICO. Isso faz parte do sistema EXTRAPIRAMIDAL. 
Homúnculo de Penfil: 
Uma vez gerada a informação a nível pré-central ou do giro superior, médio e inferior, essa informação precisa ser conduzida acontece uma despolarização. 
Quando a informação acontece no giro pré-central desce pelas vias motoras que fazem parte do sistema piramidal // quando do sistema extrapiramidal, desce pelas vias do sistema piramidal. No caso, do sistema PIRAMIDAL a gente vai ter o sistema neuronal correndo pela substancia branca. A informação desce pela substancia branca passa pela CAPSULA INTERNA ( que é uma parte da substancia interna central que envolve as estruturas que são corpos de neurônios no centro da substancia branca). Esses corpos são envolvidos por axônios que estão passando – que são as CAPSULAS INTERNAS. 
Informação desce (fibra) passa pela capsula interna transmite sua informação para o tronco encefálico p/ medula espinal musculatura p/ contração. 
Fibras descentes motoras voluntárias do sistema piramidal que vai descendo tronco encefálico ( que é dividido em bulbo, ponte e mesencéfalo que é dividido em pedúnculo cerebral e a região mais posterior é chamado de tecto do mesencéfalo. Nessa região anterior o pedúnculo é dividido em duas regiões: em uma base do pedúnculo cerebral (que é área onde as fibras estavam descendo – sua base é formada por fibras, formada por axônios neuronais eferentes/ descendentes/motores – que vem descendo e continuam passando pelos pedúnculos cerebrais). (Piramidal). Entre um pedúnculo cerebral e outro há uma FOSSA INTER-PEDÚNCULAR DO MESENCÉFALO. Essas fibras continuam descendo até encontrar a ponte do tronco encefálico que forma duas eminencias: EMINÊNCIAS PONTINAS e entre elas há uma leve depressão que é um SULCO BASILAR (aloja a artéria basilar, importante p/ a nutrição encefálica). As fibras voluntárias das vias piramidais continuam descendo pela ponte, chegando ao bulbo e é onde tem um bulbo pontino e ganha uma região anterior do bulbo que é onde tem um SULCO/FISSURA MEDIANA ANTERIOR DO BULBO. Ao lado há as PIRÂMIDES BULBARES que são pontos de passagem dos mesmos axônios que fizeram todo o trajeto. Logo após a pirâmide há as vias piramidais que cruzam p/ o lado contrário, ou seja, quem vinha cruzando do lado direito, cruza p/ o lado esquerdo e quem vinha do lado esquerdo, cruza p/ o lado direito DECUSSAÇÃO DAS PIRÂMIDES BULBARES. 90 a 95% isso acontece. Em torno de 5% continuam seguindo direto HIPISSILATERAL. 
Na região anterior do bulbo há OS SULCOS LATERAIS ANTERIORES DO BULBO lateralmente há as eminências que são as OLÍVAS BULBARES. Essas olivas têm relação com as sinapses das vias EXTRAPIRAMIDAIS, ou seja, acontece por fora, pelas olivas bulbares. No caso do sistema motor a informação gerada transita o axônio conduzindo a informação pela capsula interna continua passando pelos pedúnculos cerebrais do mesencéfalo passa pelo interior da ponte pirâmides bulbares cruzam na decussação das pirâmides chega na medula. 
Na questão extrapiramidal: a informação parte do giro frontal superior e médio ou pelos NUCLEOS DA BASE (aglomerados de corpos de neurônios inseridos no meio da substância branca envolvidos com os centros corticais dos movimentos voluntários, eles podem ser os que desencadeiam os movimentos involuntários). Há quatro principais núcleos da base: 
CAUDADO;
PUTAMEN; 
GLOBO PÁLIDO; 
CLAUSTRUM; 
A informação pode sair do giro frontal superior e médio pode partir do núcleo da base ou pode partir dos núcleos mesencefálicos que são A SUBTÂNCIA NEGRA [ relacionada a doença de Parkinson]. 
As fibras continuam descendo só que a nível de bulbo elas não entram, passam por fora, pelas olivas p/ a medula. 
Quando chega na medula espinal ela tem:
Substância branca periférica axônios. Marcada pela presença de sulcos: SULCOS > FISSURA MEDIANA ANTERIOR DA MEDULA LATERALMENTE HÁ OS SULCOS LATERAIS ANTERIORES DA MEDULA SULCOS MEDIANOS POSTERIORES DA MEDULA. E lateralmente há os SULCOS LATERAIS POSTERIORES DA MEDULA. Entre um sulco lateral anterior e outro anterior é chamada de FUNICULO ANTERIOR DA MEDULA. Entre um sulco lateral anterior e um sulco lateral posterior há um FUNICULO LATERAL DA MEDULA. E entre os dois sulcos laterais posteriores o FUNICULO POSTERIOR DA MEDULA. 
Substância cinzenta central corpos de neurônios. Subdivida em três segmentos: CORNOS/COLUNAS ANTERIORES, LATERAIS, POSTERIORES. 
Se pudéssemos dividir de modo que a região mais anterior da medula, essa porção anterior – ventral é de onde parte os neurônios motores/ informações motoras, quando descem do sistema nervoso a nível encefálico fazem sinapse c outro neurônio a nível da região da medula que pega uma parte anterior e lateral da medula. 
A região posterior da medula é a região predominantemente sensitiva. 
Quando a informação passa a nível cerebral um único neurônio e o seu único axônio é o que conduz a informação desde o cérebro até a medula. Quando chega na região anterior da medula esse axônio faz sinapses com outros neurônios e depois vai p/ o musculo. A informação é conduzida por apenas um neurônio. 
1º neurônio) do cérebro p/ o musculo ou primeiro motor-neurônio ou neurônio motor superior; 
2º neurônio da medula em direção ao musculo neurônio motor inferior. 
Uma lesão pode ser de hiper/hipo depende do tipo de neurônio que tá sendo atingindo.

Outros materiais