Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Resumo Ética Prova np1
Objetivo da ética(...)
Pratico morais: situações concretas.
Problemas éticos: Natureza genética, de caráter teórico.
A ética é uma disciplina teórica que estuda a moral. A ética é a teoria ou ciência comportamental moral dos homens em sociedade (a ética procura determinar a essência da moral.) Basicamente ética é: o caráter de alguém + conjunto de costumes instituídos na sociedade afim de conduzir a conduta dos povos....atitude de colocar-se em dúvida, de questionar a moral e os valores....Podemos dizer também que ética tem a ver com autonomia pessoal (si mesmo+lei)....quando em sociedade eu paro para pensar nas minhas ações em minhas relações. 
A moral pelo contrário está relacionado aos costumes que nós temos e de acordo com ela fazemos isso ou aquilo.... Eu tenho algo que pré determinado em sociedade está entrelaçado na minha moral; seja um caminho, ou uma conduta de comportamento! Dentre os parâmetros de sociedade de grupo inserido ou situação corriqueira eu vou analisar esses comportamentos refletir e deduzir...este momento nos adentramos no território da ética. 
Ética e moral são sinônimos (a explicação de forma objetiva com conceitos restritos não consegue exprimir o significado das palavras. de forma subjetiva como filosofia que sempre cresce as duas palavras são exprimidas.
moralidade esta 
 a valores; algo que julgamos como om ou ruim (valores de pensamentos, determinados em positivo e negativo). Pode ser pessoal ou fruto das regras da sociedade; tem fundamentos da religião; mas não se reduz a isso. 
A relação entre Ética e moral está no comportamento humano com a diferença que a Ética é uma ciência especulativa, que estuda o comportamento moral dos homens, enquanto que a Moral é o próprio comportamento do homem junto com seus valores, normas e padrões.
Para determinarmos se algo é ético ou anti ético devemos utilizar os preceitos da razão da racionalidade; ao contrário da moral que eleva em consideração elementos de cunho religioso. 
A essência da moral
Na moral existem dois planos: normativo que é construído pelas normas ou regras de ação e pelos imperativos que enunciam algo que deve ser. E o fatual: que são os fatos morais; constituído por certos atos humanos que se realizam efetivamente. 
O contrário da liberdade é a coação – o indivíduo não tem liberdade para escolher.
(...)
Regulamentação da psicologia no Brasil. Lei nº 4119 em 27 de agosto de 1962. Em 1967, o primeiro Código de Ética do Psicólogo foi aprovado pela Associação Brasileira de Psicólogos, presidida por Arrigo Angelini, possuía cinco princípios fundamentais e 40 artigos. Em 1975, por sua vez, este foi modificado e reorganizado como oficialmente o primeiro Código de Ética, agora promulgado por um Conselho Federal de Psicologia. (Romero, 2006)
Concepções DO HOMEM E DO MUNDO.
Temos dois eixos: o primeiro aristotélico – ressalta a concepção de homem como um animal político e que tem sua existência permeada de sentido no coletivo. E segundo o Sócio histórico- destaca a constituição do homem a partir da condição humana e da relação com a sociedade e a cultura em que está inserido.
Pegoraro (2006) delimita quatro eixos - projeto ético aristotélico, denominado de material:
(1) a ética é natural, emerge da estrutura biológica do ser humano; (2) a ética é finalista, todas as escolhas e decisões humanas visam alcançar um fim, produzir um bem; (3) a ética é racional, ou seja, a razão deve harmonizar a luta entre os desejos instintivos do homem e as exigências sociais; (4) a ética é heterônoma, ou seja, ela vem do exterior, não está dada, o homem nasce como um animal ético que precisará escolher, pelo uso da razão que o faz livre.
O Julgamento de Nuremberg
Foi a formação inédita de um tribunal militar internacional para julgar o alto escalão nazista por crimes de guerra e contra a humanidade durante a 2a Guerra Mundial. Duraram 315 dias (de novembro de 1945 a outubro de 1946) e aconteceram no Palácio da Justiça de Nuremberg, na Alemanha. A cidade, que simbolizava um dos bastiões nazistas, foi escolhida pelos aliados para desmistificar a aura do regime de Adolf Hitler. Foram 24 indiciados, mas somente 22 deles participaram do julgamento. Robert Ley cometeu suicídio antes de o tribunal se reunir e Gustav Krupp recebeu dispensa por questões de saúde. Os procedimentos jurídicos foram montados para trazer justiça aos acusados de forma imparcial, diferentemente do que acontecia com rivais capturados pelos nazistas.
A PSICOLOGIA CIENTIFICA E SEU PROCESSO DE AUTOMAÇÃO NO BRASIL
A PSICOLOGIA EM INSTITUIÇÕES MÉDICAS. A PSICOLOGIA EM INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS (Duas tendências: Humanística clássica e cientifica fundamentadas em ideias europeias e norte americanas... desenvolvimento urbano-industrial – passou a exigir que o indivíduo fosse capaz de ler, escrever e contar. E A PSICOLOGIA NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO.
 
Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente...Esta Lei dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente. Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.
 
A respeito do código de ética do profissional do psicólogo (código de ética, 2005)
Um código de ética profissional tem como desenvoltura atender as demandas profissionais a fim de assegurar a segurança moral e ética daqueles que se apresentam na profissão quanto aqueles que a usufruem das suas formações. Embasados nos princípios morais e naquilo que se diz a respeito da profissão em critérios sigilosos de aproxima mento da particularidade do indivíduo é correto admitir pratica a fim de caracterizar a conduta em consultório e vida privada. Este código de ética é embasado; sendo o seu 3º no Brasil; e sendo concebido por psicólogos da profissão em 1988 na promulgação chamada Constituição Cidadã. Este código de ética busca: A) Valorizar os princípios fundamentais como grandes eixos que orientam a relação do psicólogo com a sociedade(...) B) Abrir espaço para discussão pelo psicólogo dos limites e interesses relativos(...) C) Contemplar a diversidade que configura o exercício da profissão e a crescente inserção do psicólogo nas instituições D) Estimular reflexões que considerem a profissão como um todo e não em suas práticas particulares.