Buscar

Portfolio

Prévia do material em texto

RAFAEL SOARES DA SILVA RA: 8039291
ATIVIDADE PORTFÓLIO
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina Filosofia e Sociologia Aplicada à Saúde como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pela professora Adriana Duarte de Souza Carvalho da Silva.
(POLO DE CURITIBA)
2018
SOCIOLOGIA E SAÚDE
Sociologia como conceito seria o estudo da vida social humana, dos grupos e das sociedades, buscando compreender o comportamento do ser humano como seres sociais. Seu objetivo é demonstrar a necessidade de se assumir uma visão ampla sobre por que somos como somos e porque agimos como agimos e entender as influencias complexas dos contextos históricos e experiências sociais em nossa vida.
No campo da saúde, ela quebra os conceitos tradicionais do modelo biomédico, introduzindo os aspectos biopsicossociais da doença, como também a compreensão da subjetividade do paciente e os condicionantes socioculturais que envolvem o adoecimento.
Como por exemplo a sociologia da saúde busca entre outras coisas compreender porque existe uma incidência epidemiológica em determinada parcela da população, seja analisando sua classe social, sua raça ou etnia e seu gênero. Desta forma entender quais os aspectos sociais e culturais que têm influência determinante no adoecimento da população. 
No contexto da educação física devemos então buscar o entendimento deste conjunto de conhecimentos para proporcionarmos uma melhor compreensão sobre nossos pacientes. Desenvolvendo um olhar sociológico que traga sensibilidade e criatividade na sua atuação, alargando sua visão sobre o processo de adoecimento e aos sujeitos a qual presta assistência. 
Perceber o objetivo do profissional da educação física na saúde é compreender o ser humano, com um sujeito complexo e avaliar além do aspecto biológico, mais também o aspecto emocional, cognitivo e social. Diagnosticando a realidade atraves do olhar sociológico em seu oficio, onde possibilita que a relação com os pacientes seja ampla de forma crítica levando em consideração sua natureza complexa, refletindo sobre a subjetividade do sujeito e destacando a importância das diferentes interações e contextos socioculturais existentes que influenciam em sua saúde.
Questões corporais, padrões de beleza, estética e saúde, relações com o consumismo, influencia e interferência da mídia, classes sociais, etc. são assuntos por exemplo que o profissional de educação física deve se ater, assim buscar compreender com as bases da sociologia e seu conjunto de conhecimento teórico, para em sua pratica, possa diagnosticar situações e buscar formas de resolver os problemas de forma ampla, não paliativa como o modelo biomédico.
A sociologia além de trazer a compreensão do ser humano integral na pratica do profissional de educação física, ela possibilita aos mesmos avaliar contextos políticos e ideológicos, as interações históricas, culturais e sociais, a relatividades cultural e consequentemente respeitar a diversidade cultural além a auto compreensão e o alto esclarecimento em análise de suas próprias ações e comportamentos sociais.
A auto compreensão e o auto esclarecimento é a base fundamental da sociologia na formação do profissional, onde o mesmo tem a possibilidade de se alto avaliar como profissional e avaliar sua pratica ajudando a responder questões como por que sou como sou e por que ágio de determinada maneira.
Por fim deve se reconhecer a responsabilidade do profissional de educação física que esteja preparado com o aprofundamento do pensamento social dos temas cotidianos e reais de seu público, compreendendo com pensamento crítico, reflexão, capacidade de questionamento e analise as dificuldades complexas encontradas na questão da saúde populacional. 
REFERÊNCIAS
BALIEIRO, F. F. Sociologia Aplicada à Saúde. Batatais: Claretiano, 2015. 
GARCES, Solange Beatriz Billig. Por que estudar sociologia nos cursos de formação em educação física? Rev. Biomotriz v. 6, n. 1. 2012.
Mezzaroba, Cristiano. Sociologia e Educação física: abordagem multidisciplinar no trato com o conhecimento e na formação inicial. EFDeportes.com, Revista Digital · Año 15 · N° 166 | Buenos Aires, Marzo de 2012.

Continue navegando