Buscar

Fayol e Taylor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Biografia de Taylor e Fayol.
	Após a Revolução Industrial e a implementação das diversas máquinas, foi necessária, para a época, melhorar a administração relacionada à área de produção. Na época não existia uma forma de avaliar, controlar e melhorar o que o funcionário produzia, pois não existia nenhum padrão.
	Então, nesse período surgiu uma figura muito importante, que foi crucial para o profundo desenvolvimento da administração e que até hoje influencia, com seus pensamentos, várias organizações ao redor do globo. 
	Essa figura importante é Frederick Winslow Taylor, também conhecido como o pai da administração científica. Ele estudou os problemas da época de uma forma científica e fez popular a noção de eficiência, ou seja, obter os resultados desejados com o menor desperdício de tempo, esforço e materiais.
	Taylor nasceu na Filadélfia, nos Estados Unidos, em 1856, e em sua família foi criado com uma forte mentalidade de disciplina, devoção ao trabalho e poupança. Foi um engenheiro mecânico e em 1911 publicou o livro “Os Princípios da Administração Científica”. 
	Elaborou os primeiros estudos essenciais:
	-Em relação ao desenvolvimento de pessoal e seus resultados, acreditava que oferecendo instruções sistemáticas e adequadas aos trabalhadores, ou seja, treinando-os, haveria possibilidade de fazê-los produzir mais e com melhor qualidade;
	-Em relação ao planejamento a atuação dos processos, achava que todo e qualquer trabalho necessita, preliminarmente, de um estudo para que seja determinada uma metodologia própria visando sempre ao seu máximo desenvolvimento;
	-Em relação à produtividade e à participação dos recursos humanos, estabelecia a coparticipação entre o capital e o trabalho, cujo resultado refletirá em menores custos, salários mais elevados e, principalmente, em aumentos de níveis de produtividade;
	-Em relação ao autocontrole das atividades desenvolvidas e às normas procedimentais, introduziu o controle com o objetivo de que o trabalho seja executado de acordo com uma sequência e um tempo pré-programados, de modo a não haver desperdício operacional;
	-Inseriu, também, a supervisão funcional, estabelecendo que todas as fases de um trabalho devem ser acompanhadas de modo a verificar se as operações estão sendo desenvolvidas em conformidades com as instruções programadas. Finalmente, apontou que estas instruções programadas devem, sistematicamente, ser transmitidas a todos os empregados;
	-Incluiu um sistema de pagamento por quantidade (ou por peça) produzida. Isso fazia com que os rendimentos dos funcionários aumentassem de acordo com seu esforço. Assim, Taylor conseguiu maximizar significativamente a eficiência da organização. 
	Vale ressaltar que desde seu início em funções operacionais Taylor já mensurava tudo o que estava relacionado à produção, onde tudo era medido e repetido até que se achasse a perfeição. Desta forma fica evidente que o que Taylor queria era encontrar a melhor forma de se criar/produzir algo, sem perda de tempo, desperdício de material e mão de obra. 
	De outro lado, temos Jules Henri Fayol, que foi engenheiro de minas e um dos teóricos clássicos da ciência da administração, sendo o fundador da Teoria Clássica da Administração e autor de Administração Industrial e Geral, publicado em 1916.
	Fayol nasceu em 1841 em Istambul, Turquia, e mudou-se para a França logo depois. Após concluir seus estudos, criou o Centro de Estudos Administrativos, onde se reuniam semanalmente pessoas interessadas na administração de negócios comerciais, industriais e governamentais. 
	Também direcionou seu trabalho para a empresa como um todo, ou seja, procurando cuidar da empresa de cima para baixo, ao contrário das ideias adotadas por Taylor e Ford. 
	Enquanto os métodos de Taylor eram estudados por executivos Europeus, os seguidores da Administração Científica só deixaram de ignorar a obra de Fayol quando a mesma foi publicada nos Estados Unidos. O atraso na difusão generalizada das ideias de Fayol fez com que grandes contribuintes do pensamento administrativo desconhecessem seus Princípios Básicos.
	Fayol relacionou 14 Princípios Básicos que podem ser estudados de forma complementar aos de Taylor e esses princípios se tornaram uma espécie de prescrição administrativa universal, que segundo Fayol devem ser aplicadas de modo flexível:
-Divisão do trabalho: especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica, assim, favorecendo a eficiência da produção aumentando a produtividade; -Autoridade e responsabilidade: autoridade é o direito dos superiores darem ordens que teoricamente serão obedecidas. Responsabilidade é a contrapartida da autoridade; -Unidade de comando: um funcionário deve receber ordens de apenas um chefe, evitando contraordens; -Unidade de direção: o controle único é possibilitado com a aplicação de um plano para grupo de atividades com os mesmos objetivos; -Disciplina: necessidade de estabelecer regras de conduta e de trabalho válidas pra todos os funcionários. A ausência de disciplina gera o caos na organização; -Prevalência dos interesses gerais: os interesses gerais da organização devem prevalecer sobre os interesses individuais; -Remuneração: deve ser suficiente para garantir a satisfação dos funcionários e da própria organização; -Centralização: as atividades vitais da organização e sua autoridade devem ser centralizadas; -Hierarquia: defesa incondicional da estrutura hierárquica, respeitando à risca uma linha de autoridade fixa; -Ordem: deve ser mantida em toda organização, preservando um lugar pra cada coisa e cada coisa em seu lugar; -Equidade: a justiça deve prevalecer em toda organização, justificando a lealdade e a devoção de cada funcionário à empresa; -Estabilidade dos funcionários: uma rotatividade alta tem consequências negativas sobre desempenho da empresa e o moral dos funcionários; -Iniciativa: deve ser entendida como a capacidade de estabelecer um plano e cumpri-lo; -Espírito de equipe: o trabalho deve ser conjunto, facilitado pela comunicação dentro da equipe. Os integrantes de um mesmo grupo precisam ter consciência de classe, para que defendam seus propósitos.
	Outra contribuição da teoria de Fayol é a identificação das principais funções da Humanidade que são: Planejar, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar.

Continue navegando