Buscar

Educação Profissional teoria e prática aula 7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Educação Profissional: Teoria e prática – aula 7
	1a Questão
	O processo de acumulação fordista supunha a presença de um Estado planejador(Estado de Bem Estar Social), regulador do processo e dos interesses conflitantes entre capital e trabalho. Assinale a opção com as afirmativas corretas.
I -Por um lado, o Estado impede que os capitalistas ponham em risco o sistema com sua ânsia de lucros.
II -O Estado desenvolve uma política de pleno emprego e políticas sociais para que a classe trabalhadora tenha condições de consumir a produção, garantindo os lucros.
III- O Estado constrói obras de infraestrutura para diminuir custos da circulação das mercadorias.
IV - O Estado favorece a distribuição de benefícios sociais, criando condições de universalização de direitos sociais de cidadania.
V -O Estado desenvolve uma nova estratégia de gestão do capital , a partir de uma nova divisão internacional do trabalho, onde a circulação de mercadorias e a mundialização da produção se ampliam progressivamente.
	 
	I,II e IV
	
	I e II
	 
	I, II, III, IV e V
	
	I,II e III
	
	II, III e IV
	
Explicação:
O Estado impede que os capitalistas coloquem em risco o sistema ( lucro) , desenvolve uma política de plano de emprego e poliicas sociais , que a classe trabalhadora possa consumir, constrói obras de infraestruturas para diminuir custos e circulação de mercadorias, favorece a distribuição de recursos sociais e a universalizaçãi de direitos sociais de cidadania, desenvolve estratégias de gestão de capital.
Todas as alternativas estão corretas
	 2a Questão
	
	A dicotomia entre professores e especialistas marcou, ao longo da história, as discussões sobre a identidade do pedagogo. A partir dos anos 1990 uma determinada perspectiva sobre essa identidade foi fortalecida. Ela está nas Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Pedagogia/Licenciatura, promulgadas em 2006. Qual destas afirmações expressa essa concepção?
		
	
	O planejamento e a avaliação dos sistemas educacionais cabem aos administradores e a gestão escolar, aos pedagogos.
	
	A identidade do pedagogo se afirma por sua condição de especialista.
	
	O pedagogo deve optar entre dedicar-se à docência das séries iniciais ou à gestão educacional.
	
	A investigação educacional é tarefa das universidades e sua aplicação é papel dos pedagogos.
	 
	A docência é a base identitária do pedagogo, além da gestão escolar, de sistemas e de programas não escolares.
	
Explicação:
A paritr de 1990, a identidade do pedagogo, passou pela gestão escolar, além de sistemas e programas não escolares
	
	 3a Questão
	
	Uma proposta de Educação Profissional na atualidade necessita levar em conta os desafios postos por um contexto de globalização econômica, de novas formas de organização da produção e do trabalho e dos crescentes processos de democratização da sociedade. Para isso, deve Marque a opção INCOERENTE.
	 
	estar voltada especificamente à formação técnico-cientifica do profissional;
	
	evitar a dualidade histórica entre educação propedêutica X educação profissional-instrumental;
	
	levar em conta a posição de civil democrática;
	
	buscar respostas à dupla dimensão dos objetivos educacionais: preparar o profissional competente e o cidadão socialmente responsável, o sujeito-político comprometido com o bem-estar coletivo.
	
	refletir sobre a necessidade de estar articulada à educação geral;
	
Explicação:
A educação profissional atualmente não deve ser voltada apenas a formação técnico-científica do profissional
	
	 4a Questão
	
	A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/96) é a legislação que regulamenta o sistema educacional (público ou privado) do Brasil (da educação básica ao ensino superior). Portanto, em seu artigo 39 a LDB dita o seguinte sobre a educação profissional:A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/96) é a legislação que regulamenta o sistema educacional (público ou privado) do Brasil (da educação básica ao ensino superior). Portanto, em seu artigo 39 a LDB dita o seguinte sobre a educação profissional:A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/96) é a legislação que regulamenta o sistema educacional (público ou privado) do Brasil (da educação básica ao ensino superior). Portanto, em seu artigo 39 a LDB dita o seguinte sobre a educação profissional:A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/96) é a legislação que regulamenta o sistema educacional (público ou privado) do Brasil (da educação básica ao ensino superior). Portanto, em seu artigo 39 a LDB dita o seguinte sobre a educação profissional
		
	
	A educação profissional, integrada às diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência e à tecnologia, conduz ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida pessoal;
	
	A educação não profissional, integrada às diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência e à tecnologia, conduz ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida pessoal;
	
	A educação profissional, não integrada às diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência e à tecnologia, conduz ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva.
	 
	A educação profissional, integrada às diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência e à tecnologia, conduz ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva;
	
	A educação profissional, integrada às diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência e à tecnologia, não conduz ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva;
	
Explicação:
Art. 39. A educação profissional e tecnológica, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia.
	 5a Questão
	
	Os conhecimentos trabalhados na educação profissional devem considerar, exceto:
		
	 
	a técnica em detrimento da formação global do trabalhador.
	
	as exigências do mercado de trabalho.
	
	o perfil descrito pelas legislações que regulamentam as profissões.
	
	o nível de autonomia e responsabilidade, buscando assim melhor formação.
	
	a compreensão ética de seu trabalho para o social.
	
	 6a Questão
	
	(Assessor Técnico II- Senac/2008) -Considerando a LDBEN 9.394/96, no capítulo que trata da Educação Profissional, as escolas técnicas e profissionais
	
	emitem diplomas de nível fundamental com validade nacional.
	 
	oferecem cursos regulares e especiais.
	
	só devem oferecer cursos regulares.
	
	condicionam os cursos especiais ao nível de escolaridade
	
	matriculam, apenas, concluintes do ensino médio.
	
Explicação:
Cursos regulares e especiais
	
	 7a Questão
	
	Considerando a educação profissional, analise as afirmativas subsequentes com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Lei n.º 9.394/1996, e marque a opção INCOERENTE.
		
	
	No cumprimento dos objetivos da educação nacional, a educação profissional e tecnológica integra-se a diferentes níveis e modalidades de educação e dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia.
	
	As instituições de educação profissional e tecnológica deverão oferecer, além dos cursos regulares, cursos especiais, abertos à comunidade, com matrículas condicionadas à capacidade de aproveitamento e não, necessariamente, ao nível de escolaridade.
	
	Os cursos de educação profissional e tecnológica deverão ser organizados por eixos tecnológicos, que possibilitam construir diferentes itinerários formativos, de acordo com as normas do respectivo sistema e nível de ensino.
	 
	A LDB define que as formas de desenvolvimento da educação profissional e técnica de nível médio são desarticuladas do Ensino Médio.
	
	As instituições de educação profissional e tecnológica têm autonomia na concepção, elaboração, execução,avaliação e revisão do seu projeto político-pedagógico.
	
Explicação:A educação profissional é articulada com o ensino médio
	
	 8a Questão
	
	A educação profissional passa a ser um importante alvo do governo de Fernando Henrique Cardoso. Em sua campanha para a reeleição, o presidente afirma que "acabou com a inflação e agora precisa de mais quatro anos para acabar com o desemprego", apontando como uma das soluções o investimento na educação, na formação e qualificação profissional dos trabalhadores. Coloca a responsabilidade da educação, no caso específico da formação profissional, como a solução de um dos problemas sociais mais graves do final do século XX, o desemprego estrutural. O Governo FHC, no âmbito do Ministério da Educação, enfrenta a questão da formação dos trabalhadores, sobretudo, através da Reforma do Ensino Técnico, com o Decreto nº 2.208/97.
A respeito deste decreto é possível afirmar que ele apresentava uma proposta que:
I) desconsiderava as discussões sobre as funções desempenhadas pelo ensino técnico federal na educação dos jovens que a SEMTEC vinha realizando, desde 1992
II) foi elaborada a partir dos resultados das avaliações realizadas pelos consultores do Banco Mundial
III) expressava a conduta neoliberal que marcou a atuação do Estado brasileiro na última década dos anos 90
Assinale a opção correta:
	
	apenas as alternativas I e II são verdadeiras
	
	apenas a alternativa III é verdadeira
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras
	
	apenas a alternativa I é verdadeira
	
	apenas as alternativas II e III são verdadeiras

Continue navegando