Buscar

avaliação discursiva online políticas públicas e legislação educacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Iniciado em
	terça, 11 Set 2018, 09:40
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	terça, 11 Set 2018, 09:41
	Nota
	3,5 de um máximo de 3,5(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Questão A
Da forma como as constituições brasileiras faziam referência à educação ao longo dos tempos, dando atenção especial para a questão da obrigatoriedade e da gratuidade da educação, pudemos perceber que a Constituição de 1988 foi inovadora e singular ao estabelecer gratuidade em nível nacional para a escolarização após o ensino fundamental (CURY, 2002). Destacamos, também, que a atual Constituição sofreu alterações substanciais, especialmente pelas emendas constitucionais n. 14, de 1996, n. 53, de 2006, e n. 59, de 2009.
A partir do enunciado acima, elabore um texto, falando sobre essas contribuições e seus impactos na educação.
Esse texto deverá ser bem argumentado, de acordo com a temática aprendida com o livro da disciplina, vídeo aulas e material de apoio.
 
Questão B                             
Ao analisar a história da educação brasileira, podemos delinear que a educação era voltada para as classes dominantes. Foi somente na década passada, que foi possível universalizar o acesso à escola. Desde então, tivemos progressos na educação, mas ainda precisamos evoluir mais nesse setor. Isso porquê, dados do SAEB- Sistema de Avaliação da Educação Básica apontam números elevados de fracasso na alfabetização, essa estatística se encontra mais elevada nas regiões mais pobres e em que crianças precisam trabalhar. Mediante a esse contexto, em que se tem por lei direito a educação, mas não há meios de garantir esse acesso, como em lugares pobres em que as crianças precisam trabalhar ao invés de estarem na escola. Qual a sua opinião sobre o assunto. O que poderia ser realizado para mudar esse cenário? 
 
Para responder à questão, você deve produzir um texto entre 10 e 15 lin. O texto escrito deve ser construído com base em suas ideias acerca do assunto estudado, fundamentado corretamente com o conteúdo abordado no material da disciplina.
Questão A: A legislação brasileira evoluiu na direção da garantia do direito à educação, até sua consagração como direito público subjetivo, na Constituição Federal de 1988. Inicialmente garantida apenas para o ensino fundamental, a universalização do atendimento e gratuidade tem sido aos poucos expandida para as outras etapas do ensino básico. A Emenda Constitucional nº 14 de 1996, coloca que deverá ser assegurada a oferta gratuita para todos aqueles que não tiveram acesso ao ensino fundamental em idade apropriada. O que se depreende da emenda é o caráter opcional ao aluno de frequentar a escola para os que não o fizeram no período regular, mantendo-se, porém, o dever expresso do Estado de ofertar o acesso aos que a ele recorram. Essa emenda, também trouxe consigo a “progressiva universalização do ensino médio gratuito”, mostrando a preocupação do legislador com a universalização do ensino médio, que segue as tendências mundiais de desenvolver essa etapa do ensino face às exigências crescentes do mercado por escolarização. Já a Emenda Constitucional nº 53 de 2006 prevê a oferta de educação infantil, em creches e pré-escolas, para crianças de zero a cinco anos de idade. Além de prever a criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, cujos recursos serão distribuídos entre Estados e Municípios de forma a buscar um investimento mínimo por aluno matriculado bem como a consecução e manutenção de um padrão mínimo de qualidade definido nacionalmente. A partir da deliberação da Emenda Constitucional nº 59 de 2009, notamos a permanência e busca por uma educação básica e obrigatória dos quatro aos dezessete anos de idade, ação essa sob respaldo da oferta aos indivíduos que não tiveram essa oportunidade na idade de direito. Além disso, é dever da organização do sistema escolar atendimento ao educando, assim como a manutenção de programas que forneçam desde a estrutura básica para o ensino como programas de assistência ao material didático. Vale ressaltar que a emenda segue o modelo aplicado na LDB de 1996. 
Questão B: Para mudar o cenário apresentado na questão, acredita-se que, para o desenvolvimento da sociedade e do povo brasileiro, a educação precisa atingir um padrão de qualidade significativo e transformador. Segundo o artigo 205 da Constituição de 1988, temos que “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. ” Portanto, para mudar o cenário da educação brasileira atual é necessário um trabalho em conjunto do Estado, da família e dos educadores. Para o Estado é preciso que se trabalhe a política de conscientização junto aos responsáveis das crianças e dos jovens em idade escola para conseguiram diminuir o número de crianças e jovens fora da escola, além de estar em constante monitoramento, para avaliar a qualidade do ensino e as metas estabelecidas, buscando captar os aspectos que necessitam ser melhorados. Para a família é necessário entender o valor da educação e da escolarização, incentivando e priorizando que os jovens e crianças estejam matriculados regularmente e estejam participando das aulas de forma produtiva. Para os educadores é preciso usar de modo eficiente o tempo em sala de aula; buscar uma formação continuada para que estejam preparados para os diferentes cenários que encontrarão em sala de aula; e que busquem analisar em sala de aula se seus alunos estão vivenciando alguma dificuldade, para que junto à coordenação ou direção possam auxiliá-los.
Parte inferior do formulário

Continue navegando