Buscar

Técnicas de escovação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

• Técnica de Fones
 
Indicação: crianças.
 
Característica Principal: facilidade de execução.
 
Como Executar: realizar movimentos circulares com as pontas das cerdas da escova sobre os dentes, nas faces voltadas para a bochecha, nas faces internas, e nas faces de mastigação de cada dente. Conhecida como técnica da bolinha.
• Técnica de Bass
 
Indicação: pacientes sem recessão gengival.
 
Característica Principal: remoção da placa principalmente a nível gengival.
Como Executar: posicione a escova em um ângulo de 45 graus em relação à gengiva, pressione suavemente e realize movimentos vibratórios curtos sobre os dentes, nas faces voltadas para a bochecha, nas faces internas, e nas faces de mastigação de cada dente.
• Técnica de Bass Modificada
 
Indicação: pacientes sem recessão gengival.
 
Característica Principal: remoção mais efetiva da placa, principalmente a nível gengival. É a técnica recomendada para a maioria dos pacientes.
 
Como Executar: posicione a escova em um ângulo de 45 graus em relação à gengiva, pressione suavemente e realize movimentos vibratórios curtos, seguidos de movimento vertical de varredura em direção às pontas dos dentes, nas faces voltadas para a bochecha, nas faces internas, e nas faces de mastigação de cada dente.
• Técnica de Stillman
 
Indicação: pacientes com recessão gengival.
Característica Principal: evita a recessão gengival.
Como Executar: posicione a escova em um ângulo menor que 45 graus em relação à gengiva, sem introduzir as cerdas no sulco gengival, pressione suavemente lateralmente contra a gengiva e realize movimentos vibratórios curtos sobre os dentes, nas faces voltadas para a bochecha, nas faces internas, e nas faces de mastigação de cada dente.
 
• Técnica de Stillman Modificada
Indicação: pacientes com recessão gengival.
Característica Principal: evita a recessão gengival com mais efetividade contra a placa.
Como Executar: posicione a escova em um ângulo menor que 45 graus em relação à gengiva, sem introduzir as cerdas no sulco gengival, pressione suavemente lateralmente contra a gengiva e realize movimentos vibratórios curtos, seguidos de movimento vertical de varredura em direção às pontas dos dentes, nas faces voltadas para a bochecha, nas faces internas, e nas faces de mastigação de cada dente.
•Técnica de Charters
Indicação: pacientes com recessão gengival e/ou perda de papila.
Característica Principal: evita a recessão gengival, higienização principalmente interproximal (entre os dentes), porém, difícil execução.
Como Executar: posicione a escova em um ângulo de 45 graus em relação ao longo eixo do dente (com as cerdas direcionadas às pontas dos dentes), pressione suavemente lateralmente contra a gengiva e realize movimentos vibratórios ou circulares curtos sobre a gengiva (massageando-a) e sobre os dentes, nas faces voltadas para a bochecha, nas faces internas, e nas faces de mastigação de cada dente