Buscar

prova de legislação trabalhista

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: RH_LOG_ADM_CCO 
Série: 1_2_3 
Disciplina: Legislação Social E Trabalhista 
Versão: 974442 
Data da prova: 08/06/2018
1- Considerando que a insalubridade tem percentuais diferenciados, qual é o percentual ao qual o trabalhador tem direito nos casos de insalubridade de grau mínimo.
10%
2- Sobre equiparação:
(V) I - Sendo idêntica a função, a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, no mesmo estabelecimento empresarial, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, etnia, nacionalidade ou idade.
( F) II - Trabalho de igual valor, para os fins deste Capítulo, será o que for feito com igual produtividade e com a mesma perfeição técnica, entre pessoas cuja diferença de tempo de serviço para o mesmo empregador, podendo ser superior a quatro anos e a diferença de tempo na função ser superior a dois anos.
(F) III - Os dispositivos do Artigo 461 prevalecerão quando o empregador tiver pessoal organizado em quadro de carreira ou adotar, por meio de norma interna da empresa ou de negociação coletiva, plano de cargos e salários, dispensada qualquer forma de homologação ou registro em órgão público.
3-
(V)I - Regular as relações de trabalho é impor limites ao empregador e dar proteção estatal ao empregado e ao vínculo trabalhista, por meio da Lei e de uma justiça especializada do trabalho.
(V) II - O objetivo é evitar qualquer resquício daquela história já conhecida, dos regimes escravagista e pós-revolução industrial.
(V) III - Essa proteção visa evitar que empregador ou qualquer outro tomador do serviço o faça semelhantemente àqueles regimes
4- Considera-se empregado toda pessoa FÍSICA que prestar serviços de natureza NÃO EVENTUAL a empregador, sob a DEPENDENCIA_ deste e mediante salário.
5- Pesquise sobre o contrato intermitente.
O contrato de trabalho intermitente deve ser celebrado por escrito e deve conter especificamente o valor da hora de trabalho, que não pode ser inferior ao valor horário de salário mínimo ou aquele devido aos demais empregados do estabelecimento que exerçam a mesma função em contrato intermitente ou não verifica-se a existência de alternância de períodos de atividades e inatividade de trabalho, sendo que eles são remunerados e contados como tempo de serviço tao somente em seus períodos de atividades. Nas palavras de cassar (2018), é como se o empregado fosse admitido, com carteira assinada para não trabalhar, ate que quem sabe um dia seja chamada para o trabalho. Destaca-se a necessidade de que ele seja firmado por escrito e anotado na CTPS; O empregado convocará, por qualquer meio de comunicação eficaz, para a prestação de serviço informando qual será a jornada com pelo menos três dias corrido de antecedência. Recebida a convocação, o empregado terá o prazo de um dia para responder ao chamado, presumindo-se no silencio a recusa. A recusa da oferta não descaracteriza a subordinação para fins do contrato de trabalho intermitente.
6- Sobre teletrabalho:
(V) 1 - Considera-se teletrabalho a prestação de serviços preponderantemente fora das dependências do empregador, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação que, por sua natureza, não se constituam como trabalho externo.
(F) 2 - Quanto à responsabilidade pela aquisição, manutenção ou fornecimento dos equipamentos tecnológicos e da infraestrutura necessária e adequada à prestação do trabalho remoto, bem como ao reembolso de despesas arcadas pelo empregado, serão pagas pelo empregado, independentemente de previsão em contrato escrito.
(V) 3 - A lei autoriza a alteração entre regime presencial e de teletrabalho desde que haja mútuo acordo entre as partes, registrado em aditivo contratual, todavia, a alteração do regime de teletrabalho para o presencial ocorre por determinação do empregador.
7- Dentro da legislação existem pessoas em processo de formação que são integradas ao ambiente de trabalho para complementar sua formação escolar, contudo não são empregados. O texto refere-se ESTAGIÁRIO
8- Em relação ao salário:
(F) 1- Não Integram o salário a importância fixa estipulada, as gratificações legais e de função e as comissões pagas pelo empregador. 
(F) 2 - As importâncias, ainda que habituais, pagas a título de ajuda de custo, limitadas a cinquenta por cento da remuneração mensal, o auxílio-alimentação, vedado o seu pagamento em dinheiro, as diárias para viagem e os prêmios integram a remuneração do empregado.
(F) 3- As verbas citadas na assertiva anterior, se incorporam ao contrato de trabalho e não constituem base de incidência de encargo trabalhista e previdenciário.
9- Estude sobre a aposentadoria por invalidez e o auxílio doença
No caso de auxilio doença e no caso de aposentadoria por invalidez, uma vez que ambos os benefícios sejam pagos pela previdência social o INSS.
Os benefícios são devidos aos empregados que tiverem no mínimo doze contribuições mensais para os casos de auxilio doença a aposentadoria por invalidez. Para se calcular o valor do benefício primeiramente deve-se a determinar o valor do salário de contribuição qual seja a média aritmética simples dos maiores salários de contribuição correspondente a oitenta por cento de todo o período contributivo, observando –se, sobretudo os limites legais. O valor do benefício no caso do auxílio doença será calculado na forma prevista pela medida provisória 664/2014, o valor será igual ou menor a média aritmética dos últimos 12 meses. O auxilio doença inclusive o decorrente de acidente do trabalho, consistira numa renda mensal correspondente a 91% do salário de benefício. A aposentadoria por invalidez inclusive a decorrente de acidente do trabalho, consistira numa renda mensal correspondente a 100% o valor do salário do benefício e quando o acidente do trabalho estiver em gozo de auxilio doença o valor da aposentadoria por invalidez será igual ao do auxílio doença. Se este por força de reajustamento, for superior ao previsto neste artigo. Caso o aposentado por invalidez necessite de assistência permanente de outra pessoa, ser-lhe a acrescido de 25 % . 
10- 
(F)1) Segundo a CLT, o empregado deve ser pessoa física. Pois bem, o contrato de trabalho é pessoal, ou seja, para cada empregado (pessoa natural) corresponde um contrato de trabalho com outra pessoa (natural ou jurídica). Esse é o princípio da subordinação. 
(V)2) É preciso que o empregado seja subordinado a quem lhe tome o serviço, o que significa dizer que o empregador detém sobre o empregado poder de comando, de deliberação e passagem de ordens e tarefas a serem executadas. 
(V)3) Quanto à atividade profissional desenvolvida, ela é de natureza não eventual porque existe uma obrigação de cumprimento de determinada jornada de trabalho.

Outros materiais