Buscar

estudo dirigido respondido

Prévia do material em texto

Estudo dirigido – Parasitologia clínica
1)Como é realizado a técnica de coleta de fezes para exame parasitológico?
	O espécime deve ser colhido sem contaminação(3 a 5g) e preservado quando necessário; Identificar com nome, data e hora da coleta; Devem ser colhidas diretamente no frasco ou em urinol, ou em papel limpo e transferidas para o frasco; Devem ser considerados fatores como:tipo do recipiente, volume, idade da amostra, medicamentos e compostos químicos.	
2)Quais os princípios da técnica de Faust e Hoffmann?	
Faust: Centrífugo-flutuação em sulfato de zinco(33%). Indicado para cistos de protozoários, ovos e larvas dehelmintos. Não indicado para ovos pesados.
Hoffmann: Técnica de Sedimentação. Indicado para cistos de protozoários, ovos e larvas de helmintos. Ovos pesados: sedimentação no mínimo 2h; Ovos leves: 24h.
3)Quais as características da morfologia dos cistos e trofozoítos deEntamoeba
histolyticaeGiardia lamblia?
Trofozoito E. Histolytica:Forma vegetativa dinâmica e pleomorfa; Possui 1 núcleocom cromatina organizada (roda de carroça); Citoplasma diferenciado em ectoendoplasma, endoplasma e pseudópodes(locomoção e fagocitose)
Cisto de E. H:Esféricos ou ovais; Apresenta de 1 a 4 núcleos; Parece cística que confere resistência; Corpo cromatóide com aglomerado de ribossomos para síntese proteica.
Trofozoíto de Giardia lamblia:Protozoáriosflagelados, forma de gota, simetria bilateral e apresenta 02 núcleos, 1 disco adesivo(fixação); 4 flagelos(locomoção); 2 axonemas (sustentação); 2 corpos medianos(transporte de moléculas).
Cisto de G. Lamblia: Apresenta formato oval; Apresenta de 2(imaturo) a 4(maturo) núcleos; 1 parece cística(resistência); 4 axonemas e 4 corpor medianos ou parabasais.
4) O que consiste a tamisação?	
Consiste em desmanchar o bolo fecal em água e verificar a presença de estruturas parasitárias macroscópicas.	
5) Descreva as técnicas utilizadas para a pesquisa de larvas deStrongyloides stercoralis.	
Método de Baermann-Moraes com o príncipio de termotropismopositivo. A amostra de fezes é colocada em gase e em contato com água a 40ºC no funil, as larvas migram para o tubo no funil, após o recolhimento das larvas e de centrifugação baixa em rotação o sedimento é examinado em lâmina e lamínula.	
6) Descreva a morfologia dos ovos deAscaris lumbrioideseTaeniasp.
Ovo Ascaris: Ovos pesados; ovo fétil: membrana 3 camadas interna e média formada de proteínas e externa chamada de membrana mamilar formada de mucopolissacarídeos e no seu interior apresenta massa germinativa. O ovo infértil: formato retangular, membrana fina e flexível e não possui massa germinativa.
Ovo Taenia:Esférico e parede espessa com blocos de quitina(embrióforo) e no seu interior contém embrião hexacanto ou oncosfera.
		
7) Descreva detalhadamente os métodos de Faust e Willis.
Faust: Dissolver cerca de 5g de fezes em 10ml de água e filtrar em gaze dobrada em quatro; Depositar o material em tubo cônico de centrífuga e centrifugar a 1500 rpm por 2 min; Desprezar o sobrenadante e ressuspender em 10ml de água; Repetir os passos 2 e 3 até que o sobrenadante apresente-se claro; Adicionar 10ml de sulfato de zinco, homogeneizar e centrifugar; Recolher com alça de platina a película superficial, adicionar 1 gota de lugol e observar a microscópio.
Willis:Pesar de 3 a 5g de fezes; Diluir em solução saturada de NaCl a 40%; Filtrar com 1 gaze; Tranferir para um tubo de centrifuga até formar um menisco positivo; Cobrir com a lamínula por 10 a 15min; Retirar a lamínula e colocar sobre uma lâmina contendo lugol; Visualizar na objetiva de 40x.
	
8) Descreva detalhadamente os métodos de Hoffman e Ritchie.
Hoffman:Dissolver 2 a 5 g de fezes no béquer com um pouco de água. Coar a suspensão em gaze, em uma taça de sedimentação, com auxilio de uma pipeta de Pasteur, coletar do fundo cônico da taça um poço do sedimento. Passar o material para uma lâmina de vidro, adicionar 1 ou 2 gotas de lugol, cobrir com lamínula e realizar leitura em microscópio óticoondeé possível verificar apresença de cistos de protozoários e larvas de helmintos.
Ritchie: Adicionar água; Dissolver a amostra e filtrar com gaze; Colocar no tubo Falcon e levar à centrífuga por 2 minutos; Repetir o procedimento até que o sobrenadante fique límpido; Adicionar 10ml de formol a 10% e aguardar 10 minutos; Adicionar 2ml de éter e centrifugar por 2 minutos; Verter o sobrenadante e coletar o sedimento com pipeta Pasteus; Fazer o esfregaço, colocar 1 gota de lugol e cobrir com lamínula.
	
9) Quais os sintomas da amebíase e giardíase?
Amebíase:Intensas dores abdominais, múltiplas evacuações com muco e sangue, vômitos, náuseas emal-estar, cefaleia, perda de peso e em 40% dos casos febre.
Giardíase: Dor epigástrica, diarreia aguda ou crônica, náuseas, vômito e má absorção, perda de peso.
	
10) Cite exemplos de preservadores utilizados em amostras fecais.	
Formalina
Líquido de Schaudinn
Álcool polivinilíco
Fixador MIF(Metiolato-iodo-formadeído)

Continue navegando

Outros materiais