Buscar

23a aula O RECURSO ADESIVO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO DE DIREITO
DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO
Prof. Marcílio Florêncio Mota
profmarciliomota@hotmail.com
Tema: O Recurso Adesivo.
1. Referências: art. 500 e seus incisos do CPC. Súmula 283 do TST.
2. Origem: A doutrina identifica a origem desse recurso no direito romano, na época da “legis extraordinária”. Ele é previsto em diversos sistemas tradicionais como o alemão, o italiano e o português, neles prevalecendo o nome “subordinado” para a designação dessa modalidade recursal.
3. Definição: É o recurso apresentado no prazo das contrarrazões por quem, sendo legitimado e interessado, não recorreu no prazo legal em hipótese de sucumbência recíproca. 
3. Pressuposto: A sucumbência recíproca, ou seja, que litigantes de pólos processuais distintos tenham sido onerados com a decisão. É quando o pedido do autor é julgado parcialmente procedente ou quando um entre vários pedidos é julgado improcedente, por exemplo. Pressupõe mais que o recurso principal admita o recurso adesivo. Os recursos que na ordem trabalhista admitem o recurso adesivo são o Recurso Ordinário, o Agravo de Petição, o Recurso de Revista e os Embargos, conforme a Súmula 283 do TST.
4. Requisitos:
4.1. Interposição perante o juízo que admite inicialmente o recurso principal: aqui a regra é quanto ao local de apresentação do Recurso Adesivo. Ele deve ser apresentado no mesmo local em que foi apresentado o recurso principal. O local de interposição do recurso é definido em lei. No caso do Recurso Ordinário, por exemplo, ele é apresentado no juízo que proferiu a sentença recorrida.
4.2. Apresentação no prazo das contrarrazões: o Recurso Adesivo tem um prazo no qual deve ser apresentado, qual seja, o prazo das contrarrazões. Todos os recursos, exceto os Embargos de Declaração que não tenham efeito modificativo, instauram um contraditório. Esse contraditório é denominado de resposta ou contrarrazões. Nas contrarrazões o recorrido tem a oportunidade de falar do recurso de seu adversário e de defender a decisão atacada pelo recurso.
4.3. Preenchimento dos pressupostos recursais, inclusive do preparo: os recursos têm pressupostos gerais e pressupostos específicos para a sua apresentação. Para a interposição do Recurso Adesivo ao Recurso de Revista, por exemplo, é necessário que os pressupostos gerais e os pressupostos específicos do Recurso de Revista sejam atendidos por quem apresente o recurso adesivo.
5. Vinculação com o recurso principal:
	O Recurso Adesivo não é conhecido se por qualquer motivo o recurso principal não vier a ser conhecido, inclusive na hipótese de desistência do recurso principal – inciso III do art. 500. Esse é o “castigo” para quem deixa de interpor o recurso autônomo. O recurso adesivo só será analisado se o recurso principal também vier a ser apreciado.
Prof. Marcílio Florêncio Mota

Outros materiais