Buscar

MATERIAL DE ESTUDO STAE

Prévia do material em texto

Decantação é um processo físico que tem por objetivo a separação das partículas sólidas ou flocos de água pela ação direta da gravidade.
Decantadores em ETAs: remoção das partículas floculentas formadas durante a floculação, a decantação pode ser substituída pela floculação.
Só podemos classificar o processo de separação de misturas como flotação quando houver inserção de bolhas de ar no meio aquoso seguida de adsorção de partículas nas bolhas que são arrastadas para a superfície do liquido.
No tratamento de esgoto, e injetada a microbolha (ar + água) de baixo para cima fazendo com que os flocos (material orgânico separado por reação química) dispersos no canal de tratamento fiquem na superfície podendo ser removidos através de pás raspadoras, que são muito uteis para a retirada de outras misturas.
Partículas discretas são aquelas que durante a sedimentação não alteram seu tamanho, forma e peso.
Classificação dos decantadores, fluxo horizontal clássico decantador convencional,grandes tanques retangulares onde os flocos se depositam durante o percurso sobre um fundo inclinado para facilitar a remoção do lodo.
A cortina distribuidora tem por objetivo uniformizar o fluxo de água no decantador na entrada da zona de sedimentação. Constitui-se de uma placa de alvenaria ou madeira de lei com orifícios para distribuição do fluxo.
fluxo vertical decantador cilíndrico cônico trabalham com taxa de escoamento superficial maiores que as unidades de escoamento horizontal.
inclinado decantador laminar ou da alta taxa, a ação depende de sua área e não de sua profundidade,para melhorar sua eficiência foi aumentada a superfície de decantação acrescentando-se superfícies inclinadas dentro do decantador.decantador laminar, para que ocorra a autolimpeza foi determinada uma inclinação de 60º,dessa forma o lodo é escoado continuamente.
Flotação, processo físico de separação de fases por meio de introdução de micro bolhas de gás, normalmente ar no meio líquido,na década de 50 passou a ser utilizada para o tratamento de águas residuárias e descontaminação de efluentes mineiros.década de 60 no Brasil passou a ser usada para o tratamento de águas de abastecimento.é indicado para águas com partículas de baixa densidade ,com elevada concentração algal, cor elevada e baixa turbidez.fenômenos envolvidos , colisão,adesão,nucleação e captura.
Flotação Eletrolítica (FE) – oxigênio e hidrogênio → eletrólise:A eletroflotação é um processo simples que flota os poluentes para a superfície da água por bolhas minúsculas de hidrogênio e oxigênio geradas pela eletrólise da água. A diferença principal entre a remoção do poluente por sedimentação ou flotação parece ser a densidade de corrente empregada no reator. Uma corrente baixa produz uma densidade baixa de bolhas, conduzindo às baixas condições ascendentes de fluxo – o que favorece a sedimentação sobre a flotação. Assim que a corrente é aumentada, a densidade de bolhas aumenta resultando um fluxo ascendente maior e assim uma remoção mais provável por Flotação .
Flotação por ar induzido (FAI):Ar é injetado direto no tanque de flotação.
Flotação por ar dissolvido (FAD):Baseia-se na variação de solubilidade do ar na água em diferentes condições de pressão.flotação sob pressão ou pressurizada, câmara de saturação
 Filtração,processo que faz a remoção das partículas responsáveis pela cor e turbidez,a presença dessas partículas reduziria a eficácia da desinfecção na inativação dos microrganismos patogênicos.
A prata coloidal é o mais poderoso antibiótico natural conhecido pelo homem. Calcula-se que pode matar mais de 650 patógenos (bactérias, vírus, fungos e leveduras) em cerca de 6 minutos. O tamanho das partículas varia de 0,005 à 0,015 mícron de diâmetro.
Filtração é classificada da seguinte maneira,filtração lenta onde a água é retirada do manancial e segue direto para filtração,filtração rápida direta onde a água é retirada do manancial é feita sua coagulação e depois a filtração,filtração rápida convencional, onde á água é captada, passa pela coagulação,floculação,sedimentação e filtragem.com relação ao sentido de escoamento, descendente ou ascendente,com relação ao controle hidráulico, taxa de filtração constante e taxa de filtração declinante,
Filtração com taxa constante entrada de água com descarga livre, os filtros recebem a mesma vazão de entrada e praticamente a mesma vazão de saída, o aumento da perda de carga resultante da retenção de impurezas será acompanhado do aumento do nível de água no filtro.
Filtração com taxa declinante a alimentação dos filtros é realizada por meio de tubulação ou canal,cada filtro irá operar com taxa de filtração determinada pelo estado de colmatação do seu meio filtrante. 
Filtração lenta,ação mecânica de coar,retenção das partículas maiores nos interstícios existentes entre os grãos de areia.sedimentação deposição de partículas sobre os grãos de areia onde ocorre a formação do schmutzedecke. 
Neste tipo de filtro a camada superficial é responsável por praticamente toda a remoção de partículas. Na superfície do leito filtrante, a baixa taxa de aplicação, permite a formação de uma camada biológica gelatinosa, conhecida como schmutzdecke. Essa película exerce a função de reter as partículas mais finas de matéria suspensa, ou bactérias suspensas, que passariam pelos interstícios formados pelos grãos de areia. Os compostos orgânicos em solução também são absorvidos, e convertidos em compostos inorgânicos.Dessa forma, a eficiência do leito filtrante está ligada a formação desse filme, o que significa que a água filtrada nos primeiros dias deve ser encaminhada diretamente para o esgoto. As ações bioquímicas são ações de contato, relacionadas com a concentração de certas substâncias e da tensão superficial do schmutzdecke, ou ainda ações enzimáticas sobre as partículas presentes na água, removendo produtos da de composição.
A formação da superfície de coesão ou “Schmutzdecke”, no topo do meio filtrante, contribui significativamente para a retenção das partículas. A atividade biológica é considerada a ação mais importante que ocorre na filtração lenta, sendo mais pronunciada no topo da areia, onde há a formação de uma camada biológica constituída de partículas inertes, de matéria orgânica e de uma grande variedade de organismos (bactérias, algas, protozoários, metazoários, etc. ). A formação do “Schmutzdecke” no topo da areia pode levar dias ou até semanas, tempo denominado de período de amadurecimento de um filtro lento.
A limpeza do filtro lento consiste em raspar a camada superior de areia, o schmutzdecke, lavar e recolocar a areia do leito filtrante. Estima-se que para realizar todos esses processos são necessárias cerca 50 horas para cada 100m² de filtro.
Filtração lenta , simples e de grande eficiência, não utiliza químicos,custo operacional baixo,taxas de filtração muito baixas para menos que 10.000 hab,necessidade de grandes áreas e obras civis,
Desinfecção eliminação dos organismos patogênicos existentes na água,pode ser por agentes químicos, cloro,ozônio,peróxido de hidrogênio,permanganato de potássio, e por agentes físicos raios ultravioletas.o cloro é o mais usado,devido sua eficiência, baixo custo, mínimo de cloro residual livre de 0,5mg/l,abaixo de 2mg/l a água é suspeita.
Ozônio,oxida matéria orgânica,alvejamento e melhoria da cor,redução dos teores de ferro e manganês,ação sobre ácido humicos formando produtos biodegradáveis,desintegração de fenóis,remoção de substâncias orgânicas não biodegradáveis.
há ainda a desinfecção por exposição da água à luz Ultravioleta,neste caso a luz ultravioleta C comprimento de onda de 253,7 nm), cuja radiação eletromagnética provoca dano fotoquímico instantâneo no DNA de microrganismos, como bactérias, vírus, algas e protozoários. Sob o feito da radiação UV-C, ocorre a inativação destes microrganismos presentes na água.Há vários anos a radiação UV-C é utilizada na desinfecção de água, sendo os usos mais comuns em água potável, efluentes tratados e água de reuso. Com o uso daradiação UV-C há uma significativa redução no consumo de produtos químicos, que por vezes são despejados no meio ambiente e em alguns casos, tornando – se subprodutos com alto potencial danoso. 
Fluoretação adição de pequena quantidade de flúor na água para prevenção de cáries, nível 1,5 mg/l.
Tratamento de esgoto sequência ,residências após a utilização água vira esgoto, ao deixar as casas ela segue pelas redes coletoras daí para os troncos, interceptores ate as ETEs,rede de esgoto,grades antes de ser tratado o esgoto passa por grades para eliminação de sujeira como papel, tampinhas,caixa de areia após passar pela grade o esgoto é transportado para uma caixa que vai retirar a areia contida nele,decantador primário após a caixa de areia o esgoto passa pelo decantador primário onde ocorre a sedimentação das partículas mais pesadas,tanques de aeração o esgoto é composto por matéria orgânica e microrganismos no tanque de aeração o ar fornecido faz com que os microrganismos se multipliquem e alimentem-se de material orgânico, formando o lodo e diminuindo a carga poluidora do esgoto,decantador secundário nesta etapa os sólidos restantes vão para o fundo e a parte liquida já está sem 90% das impurezas,não pode ser bebida mas pode ser usada para regar jardins ,limpar ruas e praças e está pronta para ser lançada nos rios, rio.
Sequência sólida do tratamento de esgoto, cidade, entrada do lodo primário separa a água do sólido através da sedimentação das partículas mais pesadas,entrada do lodo secundário o lodo do decantador secundário será tratado pelo processo de adensamento pro flotação nos flotadores, adensadores acontece o processo de adensamento que faz com o que o lodo torne-se mais concentrado através da separação de parte da água presente,flotadores onde acontece o processo de flotação que consiste na separação do sólido com o liquido através da introdução de água com microbolhas de ar,digestadores recebem o lodo do adensamento, nele os microrganismos anaeróbicos degradam a matéria orgânica formando metano e água, estabilizando o lodo para não haver odores, filtro prensa é um equipamento mecânica para a desidratação do lodo que passa a ter 40% de sólidos, esteira , tortas para aterro sanitário onde o lodo é desidratado para ser encaminhado para os aterros.
Poluição da água Poluição – conceito Segundo Lei 6.938/1981 – Política Nacional do Meio Ambiente Degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente: prejudiquem a saúde, a segurança e o bem estar da população; criem condições adversas às atividades sociais e econômicas; afetem desfavoravelmente a biota;(conjunto de seres vivos de um ecossistema, incluindo a flora, a fauna, os fungos e outros grupos de organismos); afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente;e lancem matérias ou energias em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos.
Eutrofização: Processo que consiste na gradativa concentração de matéria orgânica acumulada dos ambientes aquáticos. Caracteriza-se por uma elevada quantidade de nutrientes – principalmente nitratos e fosfatos. Este fenômeno é resultante da poluição das águas por ejeção de adubos, fertilizantes, detergentes e esgoto doméstico sem tratamento prévio que provocam o aumento de minerais e, consequentemente, a proliferação de algas microscópicas que localizam-se na superfície. Desse modo, cria-se uma camada espessa de algas que impossibilitam à entrada de luz na água e impedem a realização da fotossíntese pelos organismos presentes nas camadas mais profundas, o que ocasiona a morte das algas, a proliferação de bactérias decompositoras e o aumento do consumo de oxigênio por estes organismos. Consequentemente começa a faltar oxigênio na água o que gera a mortandade dos peixes eoutros organismos aeróbicos.
DBO - Demanda bioquímica/biológica de oxigênio corresponde à quantidade de oxigênio consumido na degradação da matéria orgânica no meio aquático por processos biológicos, sendo expresso em miligramas por litro (mg/L). É o parâmetro mais empregado para medir poluição.
Autodepuração habilidade do ecossistema para absorver e degradar a poluição orgânica, através dos microrganismos presentes constitui a autodepuração de uma ambiente aquático.
Lei 11445/2007 Política nacional de saneamento básico,Conama 430/2011 lançamento de efluentes,nbr 12209 projetos de estações de tratamento de esgoto sanitário,.
Tratamento de esgoto, tratamento preliminar remoção de sólidos grosseiros e areia para proteção do corpo receptor e da ETE, processo físico, grades de barras ,desarenador,peneiras e medidor de vazão.decantador primário,remoção de sólidos em suspensão ,recebem o esgoto sem os sólidos que foram removidos no tratamento preliminar,tem o objetivo de remover o sólidos sedimentáveis permitindo que o esgoto seja submetido ao tratamento secundário,pode ser quimicamente assistido com a coagulação e floculação,
H₂S, também conhecido por Gás Sulfídrico, Gás de Ovo Podre, Gás de Pântano etc. Ele pode originar-se de várias fontes e muitas vezes é resultante de processos de biodegradação.Pode ser encontrado em sistemas de tratamento de esgoto,processos de produção e refino de petróleo, indústria de papel,águas subterrâneas e numa variedade de processos industriais. Locais onde haja estagnação de água com quantidades variadas de matéria orgânica / nutrientes e em ambientes contaminados com bactérias, estão sujeitos a processos de geração de H₂S. também são formados nitrogênio,gás carbônico,metano,gás sulfídrico e hidrogênio.
Quais são os efeitos danosos ao homem?Os efeitos de uma intoxicação com este gás são sérios, similar aos do monóxido de carbono, porém mais intensos, e podem permanecer por um longo período de tempo, podendo causar danos permanentes. Este gás tóxico paralisa o sistema nervoso que controla a respiração, incapacitando os pulmões de funcionar, provocando a asfixia.A seguir são apresentados os efeitos do H₂S nos seres humanos de acordo com a concentração:Obs.: os efeitos toxicológicos dependem da concentração, duração,frequência das exposições e das condições físicas individuais. Concentração de H2S (ppm): 0,3 a 1,0 Detectável pela maioria das pessoas pelo sentido do paladar, mais do que pelo do odor; 3 a 5 Facilmente detectável. Odor moderado; 8 Inicia processo de irritação dos olhos. Nível de exposição permissível para 8 horas de exposição; 20 a 30 Odor forte e desagradável, mas não intolerável.Provoca tosse e imediata irritação dos olhos. Máxima concentração permissível para curto período de exposição (10 minutos por turno de 8 horas); 50 Pronunciada irritação dos olhos, garganta e pulmões, mas é possível respirar por alguns minutos; • 100 Tosse, irritação dos olhos, perda do olfato após 2 a 5minutos de exposição; 200 Inflamação nos olhos e irritação no sistema respiratório após uma hora de exposição; 500 Perda da consciência e possível morte em 30 minutos a uma hora; 700 a 1000 Inconsciência imediata, paralisação da respiração e morte. Poderá resultar em danos cerebrais permanentes; 1000 a 2000 inconsciência instantânea, com parada respiratória e morte em poucos minutos. A morte poderá ocorrer mesmo se houver remoção para ambiente não contaminado. Ocorrem danos cerebrais.

Continue navegando