Buscar

Comparação das constituições 34, 37 e 46

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Constituições e seus aspectos
	1934
	1937
	1946
	Elaboração 
	Promulgada 
	Outorgada 
	Promulgada 
	Presidentes da República
	Getúlio Vargas
	Getúlio Vargas
	Eurico Gaspar Dutra, Getúlio Vargas, Café Filho, Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros, João Goulart
	Mandato do Presidente
	04 anos, sem reeleição
	06 anos
	05 anos, sem reeleição
	Alistamento eleitoral
	São eleitores os brasileiros de um e de outro sexo, maiores de 18 anos, que se alistarem na forma da lei. Não podem se alistar: os que não saibam ler e escrever, as praças-de-pré (militares, exceto os sargentos), os mendigos e os que estiverem, temporária ou definitivamente, privados dos direitos políticos.
	Não podem alistar-se eleitores: os analfabetos, os militares em serviço ativo, os mendigos e os que estiverem privados, temporária ou definitivamente, dos direitos políticos.
São inelegíveis os inalistáveis, salvo os oficiais em serviço ativo das forças armadas, os quais, embora inalistáveis, são elegíveis.
	Não podem alistar-se eleitores: os analfabetos, os que não saibam exprimir-se na língua nacional e os que estejam privados, temporária ou definitivamente, dos direitos políticos. Também não podem alistar-se as praças de pré, salvo os aspirantes a oficial, os suboficiais, os subtenentes, os sargentos e os alunos das escolas militares de ensino superior.
	Voto obrigatório?
	O alistamento e o voto são obrigatórios para os homens e para as mulheres, quando estas exerçam função pública remunerada
	
	O alistamento e o voto são obrigatórios para os brasileiros de ambos os sexos.
	Relação União e Estados
	
	Centralização dos poderes, fortalecimento do Executivo federal. Intervenção nos Estados.
A bandeira, o hino, o escudo e as armas nacionais são de uso obrigatório em todo o país. Não haverá outras bandeiras, hinos, escudos e armas. Intervenção do governo federal nos Estados, mediante nomeação de interventores.
	
	Competências da União
	Legislar sobre direito penal, civil, comercial, aéreo e processual. Legislar sobre matéria eleitoral da União, Estados e Municípios (alistamento, eleições, apuração, diplomação etc). Decretar impostos sobre importação de mercadorias e impostos sobre a renda
	Impostos sobre a importação de mercadoria de procedência estrangeira, de renda, de consumo de qualquer mercadoria.
	Legislar sobre direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, aeronáutico e do trabalho.
Legislar sobre comércio exterior e interestadual.
Decretar impostos sobre importação de mercadorias de procedência estrangeira, de consumo de mercadorias, impostos sobre a renda. 
	Competências dos Estados
	Elaborar as suas Constituições. Proibida a reeleição de Governadores e Prefeitos para o período imediato. Respeitar a autonomia dos municípios. Decretar impostos sobre propriedade territorial, exceto a urbana. Cobrar impostos sobre exportação de mercadorias de sua produção (até o máximo de 10% ad valorem), indústrias e profissões. 
	As Constituições estaduais serão outorgadas pelos respectivos governos. 
Decretar impostos sobre propriedade territorial, exceto a urbana, exportação de mercadorias de sua produção até o máximo de 10% ad valorem, indústrias e profissões
	Decretar impostos sobre a propriedade territorial, exceto a urbana e exportação de mercadorias de sua produção até o máximo de 5% ad valorem.
Os Estados (e também os Municípios) não podem contrair empréstimo externo sem prévia autorização do Senado Federal.
	Intervenção da União nos Estados
	Para manter a integridade nacional, repelir invasão estrangeira ou de um Estado em outro, pôr termo à guerra civil, reorganizar as finanças do Estado, assegurar ordens e decisões de juízes federais
	
	Para manter a integridade nacional, repelir invasão estrangeira ou de um Estado em outro, pôr termo a guerra civil, garantir o livre exercício dos poderes estaduais, assegurar a execução de ordem ou decisão judiciária, reorganizar as finanças do Estado, manter a forma republicana federativa e a independência e harmonia dos poderes.
	Municípios
	Eletividade do Prefeito e dos Vereadores, podendo aquele ser eleito por estes. Os Prefeitos das capitais e das estâncias hidrominerais poderão ser nomeados pelos Governadores. Cobrança de impostos prediais e territoriais urbanos
	O Prefeito será de livre nomeação do Governador do Estado. Cobrança dos impostos prediais e territoriais urbanos.
	Autonomia para eleger Prefeitos e Vereadores.
Poderão ser nomeados pelos Governadores dos Estados ou dos Territórios os Prefeitos das Capitais, bem como os dos Municípios onde houver estâncias hidrominerais naturais, quando beneficiadas pelo Estado ou pela União.
Cobrança de imposto predial e territorial urbano.
	Religião 
	A União, os Estados e Municípios não podem estabelecer, subvencionar ou embaraçar o exercício de cultos religiosos. Não poderão manter relação de aliança ou dependência com qualquer culto ou igreja.
Liberdade de consciência e de crença. Por motivo de convicções filosófica, políticas ou religiosas, ninguém será privado de qualquer dos seus direitos
	A União, os Estados e os Municípios não podem estabelecer, subvencionar ou embaraçar o exercício de cultos religiosos.
Perdem-se os direitos políticos: pela recusa, motivada por convicção religiosa, filosófica ou política, de encargo, serviço ou obrigação imposta por lei aos brasileiros.
	É inviolável a liberdade de consciência e de crença e assegurado o livre exercício dos cultos religiosos, salvo o dos que contrariem a ordem pública ou os bons costumes. As associações religiosas adquirirão personalidade jurídica na forma da lei civil. Por motivo de convicção religiosa, filosófica ou política, ninguém será privado de nenhum dos seus direitos, salvo se a invocar para se eximir de obrigação, encargo ou serviço impostos pela lei aos brasileiros em geral, ou recusar os que ela estabelecer em substituição daqueles deveres, a fim de atender escusa de consciência.
	Direitos individuais
	Liberdade, segurança, propriedade. Todos são iguais perante a lei. Princípio da legalidade. Direito adquirido, ato jurídico perfeito e coisa julgada. Direito de reunião e associação para fins lícitos. A casa é asilo inviolável do indivíduo. Habeas corpus e ampla defesa. Não haverá Tribunais de exceção. A lei penal só retroage para beneficiar o réu. Mandado de segurança.
	Liberdade, segurança e propriedade. Todos são iguais perante a lei. Livre circulação em todo território nacional. Inviolabilidade do domicílio e das correspondências, salvo as exceções previstas em lei. Direito de reunião, pacificamente e sem armas. Direito de petição. Proibição de penas perpétuas. Pena de morte para crimes contra a soberania nacional, sua integridade territorial, mudança da ordem política e social da Constituição, golpe de Estado visando estabelecer a “ditadura de uma classe social” e homicídio cometido por motivo fútil e com extremos de perversidade. Admite-se a censura prévia dos meios de comunicação, para “garantir a paz, a ordem e a segurança pública”.
	Direito de propriedade. Igualdade perante a lei. Princípio da legalidade. Habeas corpus. A lei penal só retroage para beneficiar o réu. Direito adquirido, ato jurídico perfeito e coisa julgada. Livre manifestação do pensamento, sem que dependa de censura. É proibido o anonimato. Direito de resposta. Sigilo de correspondência. Direito de reunião, sem armas. Liberdade de associação.
	Direitos sociais
	Equiparação salarial, salário mínimo (regional), jornada diária de 08 horas. Proibição do trabalho para menores de 14 anos, de trabalho noturno aos menores de 16 e de trabalho insalubre para mulheres e menores de 18 anos. Repouso hebdomadário, de preferência aos domingos. Férias anuais remuneradas, indenização ao trabalhador dispensado sem justa causa. O trabalho agrícola será objeto de regulamentação especial.
	Descanso semanal aos domingos, licença anual remunerada (férias), indenização proporcional aos anos de serviço por dispensa imotivada, saláriomínimo regional, jornada de oito horas, trabalho noturno com remuneração superior ao diurno. Proibição de trabalho aos menores de 14 anos, de trabalho noturno aos menores de 16 anos em indústrias insalubres às mulheres e menores de 18 anos. Licença para a gestante antes e após o parto, sem prejuízo do salário. Seguro contra acidentes de trabalho e seguros de velhice, invalidez e de vida. Proibição da greve e do lock-out.
	Salário mínimo regional, equiparação salarial (idade, sexo, nacionalidade ou estado civil), salário noturno superior ao diurno, participação “obrigatória e direta” do trabalhador nos lucros da empresa, jornada diária de 8 horas, repouso semanal preferencialmente aos domingos, férias anuais remuneradas. Proibição do trabalho aos menores de 14 anos, às mulheres e menores de 18 anos em indústrias insalubres, e trabalho noturno aos menores de 18 anos. Direito de descanso para a gestante, antes e depois do parto, sem prejuízo do salário. Previdência social, seguro contra acidentes de trabalho (pago pelo empregador), direito de greve “cujo exercício a lei regulará”, liberdade sindical. 
	Ordem econômica
	
	Nacionalização das minas e do subsolo.
Intervenção do Estado na economia visando suprir as deficiências da iniciativa individual e coordenar os fatores da produção (para evitar ou resolver conflitos e introduzir no mercado o “pensamento dos interesses da Nação, representados pelo Estado”). A intervenção do Estado ocorre através do controle, do estímulo ou da gestão direta
	A todos é assegurado trabalho que possibilite existência digna. O trabalho é obrigação social. A União poderá, mediante lei especial, intervir no domínio econômico e monopolizar determinada indústria ou atividade. A intervenção terá por base o interesse público e por limite os direitos fundamentais assegurados nesta Constituição. O uso da propriedade será condicionado ao bem-estar social. A lei poderá, com observância do disposto no art. 141, § 16, promover a justa distribuição da propriedade, com igual oportunidade para todos. A lei reprimirá toda e qualquer forma de abuso do poder econômico, inclusive as uniões ou agrupamentos de empresas individuais ou sociais, seja qual for a sua natureza, que tenham por fim dominar os mercados nacionais, eliminar a concorrência e aumentar arbitrariamente os lucros.
	Impostos interestaduais
	Proibidos 
	Proibidos 
	
	Empréstimos externos
	Estados, Distrito Federal e Municípios não podem contrair sem prévia autorização do Senado Federal
	Estados, Distrito Federal e Municípios não podem contrair sem prévia autorização do Conselho Federal
	Compete privativamente ao Senado Federal autorizar os empréstimos externos dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios..
	Poder Legislativo
	Câmara de Deputados e Senado Federal. Legislatura: 04 anos
	Exercido pelo Parlamento Nacional com a colaboração do Conselho de Economia Nacional e do Presidente da República. Parlamento Nacional – duas Câmaras: Câmara dos Deputados e Conselho Federal. Cada legislatura deveria durar quatro anos.
Art. 178: São dissolvidos nesta data a Câmara dos Deputados, o Senado Federal, as Assembléias Legislativas dos Estados e as Câmaras Municipais. As eleições ao Parlamento nacional serão marcadas pelo Presidente da República, depois de realizado o plebiscito a que se refere o art. 187 (Esta Constituição entrará em vigor na sua data e será submetida ao plebiscito nacional na forma regulada em decreto do Presidente da República.).
	Congresso Nacional: Câmara de Deputados e Senado Federal. Legislatura: 04 anos.
	Câmara de Deputados
	Representantes do povo, eleitos mediante sistema proporcional e sufrágio universal [sic], igual e direto, e representantes eleitos pelas organizações profissionais. Deputados das profissões: um quinto da representação popular. Deputados das profissões: quatro grupos: 1. Lavoura e pecuária; 2. Indústria; 3. Comércio e transportes; 4. Profissões liberais e funcionários públicos. Todos eleitos pelo voto indireto das respectivas associações profissionais.
	A Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo, eleitos mediante sufrágio indireto dos vereadores municipais.
	Representantes do povo, eleitos pelo sistema de representação proporcional pelos Estados, Distrito Federal e Territórios.
	Deputados 
	Brasileiros natos, alistados eleitores e maiores de 25 anos. Invioláveis por suas opiniões, palavras e votos no exercício das funções do mandato.
	A Carta de 1937 não estabeleceu requisitos para ocupar o cargo.
	Maiores de 21 anos, mandato de 04 anos.
	Senadores
	Dois representantes de cada Estado e do DF. Mandato de 08 anos. Brasileiros natos e maiores de 35 anos.
	Brasileiros natos maiores de trinta e cinco anos, alistados eleitores e que hajam exercido, por espaço nunca menor de quatro anos, cargo de governo na União ou nos Estados. O Conselho Federal será presidido por um Ministro de Estado, designado pelo Presidente da República.
	Três representantes de cada Estado e do DF. Mandato de 08 anos. Renovação a cada 04 anos, alternadamente por um e por dois terços. Maiores de 35 anos.
O Vice-Presidente da República assume a função de Presidente do Senado, onde só terá voto de qualidade.
	Imunidades de deputados e senadores
	Não podem ser processados criminalmente, nem presos, sem licença da Câmara, salvo em caso de flagrante por crime inafiançável.
	Nenhum dos membros do Parlamento poderá ser preso ou processado criminalmente, sem licença da respectiva Câmara, salvo caso de flagrante em crime inafiançável. Só perante a sua respectiva Câmara responderão os membros do Parlamento pelas opiniões e votos que emitirem no exercício de suas funções; não estarão, porém, isentos da responsabilidade civil e criminal por difamação, calúnia, injúria, ultraje à moral pública ou provocação pública ao crime.
	Os Deputados e os Senadores são invioláveis no exercício do mandato, por suas opiniões, palavras e votos. 
Desde a expedição do diploma até a inauguração da legislatura seguinte, os membros do Congresso Nacional não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável, nem processados criminalmente, sem prévia licença de sua Câmara. 
	Presidente da República
	Brasileiro nato e maior de 35 anos. Só poderá ser reeleito quatro anos depois de cessada a sua função. Eleição por sufrágio direto, secreto, universal [sic] e maioria de votos.
	Brasileiro nato e maior de 35 anos. Eleição indireta (Colégio Eleitoral).
Prerrogativas: indicar um dos candidatos à presidência da República, dissolver a Câmara dos Deputados, designar membros do Conselho Federal reservados à sua escolha etc..
	Brasileiro nato e maior de 35 anos.
“O Presidente e o Vice-Presidente da República serão eleitos simultaneamente, em todo país, cento e vinte dias antes do termo do período presidencial”.
	Estado de Sítio, de Emergência ou de Guerra
	O Presidente poderá declarar Estado de Sítio com autorização do Legislativo, no caso de iminente agressão estrangeira ou insurreição armada. 90 dias, podendo ser prorrogado por igual prazo.
	Estado de emergência (ameaça externa ou perturbações internas) e Estado de Guerra (quando for necessário o emprego das Forças Armadas): “Para nenhum desses atos será necessária a autorização do Parlamento nacional, nem este poderá suspender o estado de emergência ou o estado de guerra declarado pelo Presidente da República.”
	Compete privativamente ao Presidente da República decretar o Estado de Sítio com aprovação do Congresso Nacional – nos casos de comoção intestina grave e de guerra externa.
Admite-se neste caso a censura e violação de correspondência, detenção, desterro, suspensão da liberdade de reunião, busca e apreensão em domicílio etc.
Não se reformará a Constituição na vigência do Estado de Sítio.
	Poder Judiciário
	-Corte Suprema (11 Ministros nomeados pelo Presidente da República, com aprovação do Senado Federal);
- Juízes e Tribunais Federais;
- Juízes e Tribunais Militares;
- Juízes e Tribunais Eleitorais.São órgãos do Poder Judiciário:
- Supremo Tribunal Federal (11 Ministros nomeados pelo Presidente da República, com aprovação do Conselho Federal)
Juízes e Tribunais dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios;
c) os Juízes e Tribunais militares.
	- Supremo Tribunal Federal (11 Ministros);
- Tribunal Federal de Recursos;
- Juízes e Tribunais Militares;
- Juízes e Tribunais Eleitorais;
- Juízes e Tribunais do Trabalho
	Juízes
	Vitaliciedade (aposentadoria compulsória aos 75 anos), inamovibilidade e irredutibilidade dos vencimentos. Proibidos de exercer atividade político-partidária
	Vitaliciedade (aposentadoria compulsória aos 68 anos), inamovibilidade e irredutibilidade dos vencimentos. É vedado ao Poder Judiciário conhecer de questões exclusivamente políticas
	Vitaliciedade (aposentadoria compulsória aos 70 anos de idade), inamovibilidade e irredutibilidade dos vencimentos. Proibidos de exercer atividade político-partidária.

Outros materiais