Buscar

Gestão Escolar teoria e prática aula 5

Prévia do material em texto

Gestão Escolar: Teoria e Prática – aula 5
	1a Questão
	A Educação Básica no Brasil é constituida por algumas etapas: a educação Infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. Marque a opção que está relacionada à educação infantil e o ensino médio respectivamente:
	
	Estão na primeira etapa do ensino fundamental
	
	Não fazem parte da educação básica brasileira
	
	São a última e a primeira etapa da educação básica no Brasil.
	 
	São a primeira e última etapa da educação básica no Brasil.
	
	Estão na última etapa de ensino fundamental
	
Explicação:
O ensino fundamental  vem depois da educação infantil e antes do ensino médio. O ensino superior não faz parte da educação básica.
	
	 2a Questão
	
	Destacamos a importância dos gestores terem clareza das questões específicas de cada modalidade de ensino e principalmente as que fazem parte do seu cotidiano na gestão escolar, dessa forma, marque a alternativa que aponta alguns conhecimentos legais específicos que o gestor deve dominar:
	
	LDB, ECA, CLT, Lei Orgânica do Município e conhecimentos específicos de História da Educação.
	 
	Constituição Federal em especial os artigos 5º e 6º, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Diretrizes Curriculares, Referenciais Curriculares, Estatuto da Criança e Adolescente.
	
	Lei Orgânica do Município, Estatuto do Funcionalismo Público e LDB.
	
	LDB, Estatuto da Criança e Adolescente e Diretrizes Curriculares do Ensino Médio.
	
	Constituição Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e Conteúdos disciplinares da Educação Infantil.
	
Explicação:
Quando pensamos em gestão da educação básica, destacamos a importância dos gestores terem clareza de algumas questões específicas de cada modalidade de ensino e principalmente as que fazem parte do seu cotidiano na gestão escolar, sendo assim, é importante que tenha conhecimento da legislação que orienta as práticas educacionais.
	
	 3a Questão
	
	Paro (1988, p. 102) define transformação social como "processo pelo qual a classe fundamental dominada busca arrebatar a hegemonia social das mãos da classe dominante, construindo um novo bloco histórico sob sua direção". Nesse sentido, podemos compreender que:
I. A escola tem papel exclusivo na transformação da sociedade, uma vez que forma indivíduos críticos e conscientes de sua situação social.
II. A educação pode contribuir para a transformação social na medida em que for capaz de servir de instrumento de poder dos grupos sociais dominados no esforço de superação da atual sociedade.
III. A educação pode contribuir para a transformação social se os professores esquecerem as questões de classes sociais e realmente trabalharem com os conteúdos que devem ser ensinados aos alunos.
IV. A apropriação do conhecimento é de fundamental importância para que a classe trabalhadora desenvolva a consciência critica. Estão corretas as afirmativas:
	
	Apenas a I, II e IV
	
	Apenas a I, II e III
	 
	Apenas II e IV
	
	Apenas a I e II
	
	I, II, III e IV
	
Explicação:
A escola é um dos principais instrumentos emancipatórios dos sujeitos
	
	 4a Questão
	
	A Constituição Federal de 1988 (art. 206), O Estatuto da Criança e do Adolescente, lei nº 8.069/90 (art. 54) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, lei nº 9.394 / 96 (art. 4º) estabelecem que o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
I. igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II. gratuidade do ensino fundamental em qualquer estabelecimento, para os alunos pobres;
III. pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;
IV. liberdade de aprender, ensinar e pesquisar;
V. gestão democrática, dos ensinos público e privado;
VI. garantia de padrão de qualidade.
É correto o que se afirma apenas em:
	 
	I, III, IV e VI.
	
	I, III e VI.
	
	I, IV, V e VI.
	
	I, II e V.
	
	I, III, IV e V.
	
Explicação:
O acesso a educação  é um direito assegurado por lei.
	
	 5a Questão
	
	Leia esta notícia com atenção para responder:
Com escolas alagadas ou como abrigo, RJ pode adiar início das aulas na região serrana. 14/01/2011 - 11h04 / Atualizada 14/01/2011 - 15h44
O governo do Estado do Rio de Janeiro informou no início da tarde desta sexta-feira (14) que ao menos cinco escolas estaduais na região serrana do Estado foram alagadas pelas chuvas, que começaram no início desta semana. Há ainda unidades que estão servindo de alojamento a desabrigados da tragédia em São José do Vale do Rio Preto, Nova Friburgo Petrópolis. O centro integrado de educação pública (Ciep 472 - Candido Portinari), em Itaipava, funciona como central de recebimento e distribuição de donativos e o Instituto de Educação de Nova Friburgo está recebendo corpos de vítimas. Nesta sexta, equipes da Secretaria de Estado da Educação do RJ foram à região serrana para avaliar prejuízos nas 54 unidades escolares e avaliar providências para que o calendário de 2011 não seja prejudicado. Já foi criado, por exemplo, um grupo de trabalho que irá analisar a necessidade de adiamento do início das atividades escolares e estudar soluções para que os alunos não sejam prejudicados. Estão sem condições de funcionamento os colégios estaduais Cardoso Fontes (Petrópolis), Higino da Silveira (Teresópolis), Lions Club (Teresópolis), Dr. Feliciano Costa (Nova Friburgo) e Dr. Vicente de Moraes (Nova Friburgo). Pelo menos outras três unidades estão sem acesso no momento, como a Professora Zélia dos Santos Cortes, Doutor Tuffy El Jaick e a escola estadual de educação especial Neusa Goulart Brizola, todas em Nova Friburgo. A secretaria informou, via assessoria, também que tenta contato com diversas unidades, que como o restante da cidade está sem luz e sem telefone. Ao todo, das 54 unidades que a Secretaria de Educação do RJ possui na região serrana, 27 delas estão em Nova Friburgo, 11 estão em Teresópolis, 15 em Petrópolis e uma em São José do Vale do Rio Preto. http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2011/01/14/com-escolas-alagadas-ou-como-abrigo-educacao-no-rj-estuda-prorrogar-inicio-das-aulas-na-regiao-serrana.jhtm
Marque a questão correta em relação à organização do calendário escolar, tendo como base o caso específico da reportagem:
	 
	O calendário escolar poderá ser alterado conforme as necessidades, portanto, que cumpram os dias e carga horária prevista em Lei
	
	O calendário escolar não deve atender às peculiaridades locais
	
	As aulas terão que iniciar conforme o previsto inicialmente
	
	O calendário escolar poderá ser alterado, e com menos de 200 dias letivos
	
	O calendário escolar não tem flexibilidade
	
Explicação:
A LDB 9394/96 garante  autonomia da escola em organizar seu calendário escolar.
	
	 6a Questão
	
	Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/95, a Educação escolar compõe-se de:
	
	Ensino Fundamental e Médio.
	
	Educação Básica, Educação Infantil, Educação Especial e Ensino Médio.
	 
	Educação básica formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio e Educação Superior.
	
	Educação Básica, Ensino Médio e Educação a Distância.
	
	Ensino Fundamenta, Educação Infantil e Ensino Médio.
	
Explicação:
Os três níveis de ensino compõem a LDB 9.394/96.
	
	 7a Questão
	
	A lista de material escolar faz parte, das despesas de ínicio de ano da maioria das nossas famílias, porém nas escolas públicas nos últimos anos há verba específica para a obtenção dos materiais escolares básicos. As maiores listas de materiais escolares fazem parte da história do aluno durante toda a educação básica, sendo que para o ensino fundamental serão mais anos de listas escolares. Marque a opção que contém, o número de anos de escolaridade do ensino fundamental atualmente:
	
	Quatro
	
	Oito
	
	Dez
	
	Sete
	 
	Nove
	
Explicação:
Refere-se a legislação vigente.
	
	 8a Questão
	
	Unidades Escolaressão consideradas lugares de intercruzamento de culturas, entre elas, a cultura da escola. Essa última sintetiza os sentidos que as pessoas dão às coisas, gerando um padrão coletivo de pensar, perceber e agir nesse ambiente. No que se refere à cultura escolar, assinale a opção correta.
	
	Conhece-se uma escola apenas pelo que se vê, pelo que aparece mais diretamente à observação.
	
	A cultura organizacional é constituída apenas pela estrutura hierárquica de várias instâncias e formas de exercício de poder.
	
	Não existe relação direta entre a organização da escola (seja ela evidente ou implícita) e a cultura organizacional da sala de aula.
	
	Cultura organizacional tem forte apelo psicológico e, muitas vezes, influencia o clima de uma organização por sua tendência antropológica.
	 
	Para se enxergar a escola, nos sentidos amplo e metafórico, é preciso captar os significados, os valores, os modos de convivência, as formas de agir e de resolver problemas adotados por essa escola.
	
Explicação:
A cultura escolar deve ser considerada na construção de um PPP.

Continue navegando