Buscar

Gabarito Simulado Administracao Estrategica

Prévia do material em texto

Simulado – Administração Estratégica 
Questão 1 O franchising permite que o franqueador aumente sua base de atuação com maior intensidade do que seria possível se dependesse apenas de recursos próprios para instalar, operar e gerir novas unidades. O fenômeno ocorre porque o franqueador faz uso daquilo que os estadunidenses denominam O.P.M. (“other people’s money”, ou seja, “o dinheiro dos outros”), situação em que os franqueados bancam os custos de implantação, operação e de gestão das respectivas unidades. Em segundo lugar, o franchising reduz a necessidade de o franqueador recrutar, selecionar e contratar pessoal, em particular gerentes que sejam capazes de administrar essas novas unidades, muitas vezes geridas pelos próprios franqueados. Por meio do franchising, o franqueador pode, adicionalmente, ingressar em mercados nos quais dificilmente entraria se dependesse de seus recursos próprios, sejam financeiros ou humanos. Para isso, conta com a presença física e o conhecimento do franqueado sobre os hábitos e a cultura da região onde vive e trabalha. 
ARAÚJO, A. P. B. Franchising. Disponível em: <http://www.biblioteca.sebrae.com.br>. Acesso em: 17 jul. 2012 (adaptado). 
 
A figura a seguir representa a matriz de componentes do vetor de crescimento, também conhecida como matriz produtos e mercados, de Igor Ansoff. 
 
Suponha que uma empresa franqueadora do setor de lanchonetes deseje ampliar negócios sem modificar os princípios negociais habitualmente praticados. 
 
A partir do texto e dos quatro quadrantes da matriz de componentes do vetor de crescimento apresentada acima, qual das alternativas de crescimento seria mais pertinente ao caso? Justifique sua resposta. 
 
 
Resposta Esperada: 
A alternativa de crescimento adequada é a penetração de mercado e desenvolvimento de mercado. 
Uma estratégia de abertura de franquias, permite ao negócio, manter uma série de suas características que são consideradas essenciais em seus produtos e serviços, o franqueado se submete as condições do franqueador, porém entra com o capital necessário para a abertura do negócio, podendo ser até mesmo considerada uma estratégia de parceria de negócios. Quando acontece um acordo entre franqueador e franqueado, a nova parceria permite ao franqueador ampliar o seu mercado, tanto em novos mercados quanto em mercados existentes com seus produtos e serviços atuais, ou seja, permite a penetração e o desenvolvimento de mercado. Empresas como McDonalds e Burger King adotam esta estratégia até mesmo na busca de mercados internacionais, ou seja, em estratégias de internacionalização de seus negócios. 
(Aula 04) 
 
Questão 2 O processo de elaboração da estratégia é abordado como uma atividade exclusiva do nível hierárquico mais alto na organização, também chamado de nível estratégico, passa-se a impressão de que estamos falando dos deuses do olimpo estabelecendo o futuro da humanidade. Na verdade, por se tratar de um processo que deve ser realizado a muitas mãos, o processo da estratégia envolve todos os níveis organizacionais, o estratégico, o tático e operacional. 
Descreva as funções dos níveis estratégicos, tático e operacional. 
Resposta esperada: 
1. Funções do Nível Estratégico: cabe ao nível estratégico pensar a organização a longo prazo, se estivermos falando de uma empresa de tecnologia 5 anos à frente, se uma empresa de medicamentos 20 anos à frente, se uma empresa de petróleo e energia 40 anos à frente, estabelecendo missão, visão e valores, bem como os direcionamentos estratégicos da organização, aprovando planos e programas, avaliando os resultados da organização via indicadores de desempenho e orçamentos, redirecionando a estratégia quando necessário. 
2. Funções do Nível Tático: cabe ao nível tático transformar as orientações estratégicas em planos, programas e projetos organizacionais, cabe a este nível propor como as metas e objetivos estratégicos podem ser alcançados. Uma vez aprovadas as propostas de trabalho, o nível estratégico define diretrizes e políticas a serem seguidas pelo nível tático, e isto engloba situações como: crescer em volume de vendas sem perder clientes, abrir novos mercados mantendo as margens de lucro, lançar novos produtos sem reduzir a qualidade, entre outras. Cabe a este nível acompanhar e redirecionar esforços quando os resultados não acontecem conforme planejado, ou até mesmo, aumentar as metas se o resultado acontece de forma rápida e fácil; 
3. Funções do Nível Operacional: ao nível operacional cabe a execução da estratégia, metas de longo prazo são traduzidas em metas trimestrais, mensais, quinzenais, semanais, horárias e muitos vezes em metas de acompanhamento contínuo, segundo a segundo. Cabe a este nível a implantação dos programas, a realização dos projetos, a melhoria dos processos, a otimização da atividades e tarefas, medindo, acompanhando, controlando e avaliando indicadores de desempenho que permitam melhorar 
a eficiência e a produtividade, manter e melhorar padrões de eficácia, que permitam a efetividade da estratégia; 
(Aula 05) 
 
Questão 3 Para Barney e Hesterly (2011) uma empresa, quando escolhe uma estratégia de liderança de custos, foca em ganhar uma vantagem competitiva em relação à concorrência que lhe permita duas opções estratégicas: 
 Operar com preços baixos mantendo margens de lucro  Aumentar a margem de lucro de seus produtos e serviços em função de seu baixo custo operacional 
Aponte 3 (três) vantagens da estratégia de liderança em custo. 
 
Resposta esperada: 
Espera-se que o aluno aponte as vantagens destacadas abaixo: 
 
(Aula 03 ) 
 
 
 Questão 4 A figura a seguir apresenta a estrutura do Balanced Scorecard (BSC). 
 
 
Descreva 2 (duas) de suas perspectivas. 
 
Resposta Esperada: 
 
Perspectiva Clientes: 
O objetivo da estratégia nesta perspectiva deve apontar como a organização pretende aumentar o valor percebido pelo cliente em relação aos produtos, serviços, imagem da marca, experiência de compra, relacionamento, funcionalidade dos produtos, disponibilidade, parcerias, entre outros. 
O que se pretende é gerenciar o valor da base de clientes da organização ao longo de seu ciclo de vida, ou seja, durante o período de tempo em que ele mantém um relacionamento com a organização. 
Perspectiva financeira: 
A perspectiva financeira da estratégia de negócios tem como objetivo mostrar se a escolha estratégica implantada está contribuindo para o aumento de valor da organização, gerando lucros, possibilidades de reinvestimento, retorno para os acionistas e possibilidades de retorno social e ambiental decorrentes do bom desempenho da organização. 
Processos internos: 
Os processos internos contribuem para a elevação da produtividade organizacional e para o aumento das vendas de uma organização, ou seja, é na perspectiva interna da organização que o valor é gerado. 
 
 
Aprendizado e crescimento 
Esta perspectiva procura descrever os ativos intangíveis da organização, incluindo na estratégia os seguintesaspectos: 
 Capital humano: habilidades, conhecimentos, atitudes e competências  Capital da informação: disponibilidade de sistemas, redes e infraestrutura, voltadas ao registro e disseminação de informações por toda a organização  Capital organizacional: relacionado aos processos de mudança organizacional, capital da marca e da imagem da empresa 
(Aula 4) 
Questão 5 A resistência à mudança, tanto em indivíduos quanto em organizações, pode ser verificada mediante comportamentos das pessoas em relação à mudança, o que poderíamos chamar de “um cemitério de boas ideias”, como os exemplos abaixo: 
“Já tentamos isso antes e não funcionou”. 
“Não fui chamado para fazer parte da equipe de mudança, logo não funcionará”. 
“Não fui eu que fiz, portanto não serve”. 
“Existem outras soluções possíveis e melhores”. 
 
Diante desse contexto apresente duas formas de lidar com resistência à mudança. 
 
Resposta esperada: 
De acordo com a aula 6, a resistência à mudança pode ser enfrentada a partir das seguintes ações: 
 Estabeleça planos de comunicação da mudança amplos e contínuos  Lidere o processo de mudança, apresentando o que mudará e como, e o que é esperado de cada parte envolvida  Estabeleça uma equipe de pessoas envolvidas diretamente no processo e alimente-o, criando multiplicadores e potencializadores da mudança  Identifique e administre os principais interessados na mudança  Prepare-se para fatos e eventos não previstos, controle o incontrolável  Gerencie o estresse do grupo, dos indivíduos e dos responsáveis pela condução do processo  Determine o ritmo da mudança, estabeleça prazos, metas, objetivos e responsabilidades. 
(Aula 6)

Continue navegando