Buscar

Apol 1 PPCP 100%

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Planejamento, Programação e Controle da Produção
Indústrias petrolíferas, químicas, petroquímicas, de papel e celulose, alimentícia, cimenteira, metalúrgica, de tratamento de água, de geração e distribuição de energia elétrica, entre outras são exemplos de indústrias que utilizam um determinado tipo de processos em sua produção. Este processo tem como característica a matéria prima entrando num lado do sistema e o produto final saindo do outro lado, ininterruptamente, num período de tempo relativamente longo, medido em horas, dias, meses e até anos. Uma vez iniciado o processo produtivo neste tipo de indústria, ele não pode ser parado repentinamente sem que ocorram perdas (como de matéria prima ou equipamentos). Assinale a opção correta quanto a que tipo de processo a situação descrita se refere:
	
	A
	Processo discreto
	
	B
	Processo contínuo
	
	C
	Processo em lotes
	
	D
	Processo intangível
Questão 2/5 - Planejamento, Programação e Controle da Produção
A Adidas lançou um tênis com a sola feita em impressora 3D, em uma preparação para que o produto entre em escala de produção em massa no ano que vem. A Adidas espera vender 100 mil pares do tênis em 2018, com a redução no tempo de impressão de solas de uma hora e meia para menos de 20 minutos por sola. O anúncio é parte de estratégia da companhia alemã de reagir mais rapidamente às mudanças na moda e criar mais produtos personalizados. A Adidas já permite que os clientes escolham a cor e estampa de calçados encomendados online, mas o novo método de impressão 3D pode acelerar pequenas produções como edições limitadas, e mesmo projetar solas especificamente para suportar o peso de uma pessoa. Adaptado de http://exame.abril.com.br/tecnologia/adidas-fara-producao-em-massa-de-tenis-utilizando-impressora-3d/ para fins acadêmicos. Esta situação exemplifica uma combinação de sistemas produtivos discretos. Assinale a opção correta quanto a esta combinação de sistemas:
	
	A
	Há uma combinação de processo repetitivo em massa e de processo repetitivo em lote.
	
	B
	Há uma combinação de processo repetitivo em massa e de processo por projeto.
	
	C
	Há uma combinação de processo contínuo e de processo repetitivo em lote.
	
	D
	Há uma combinação de processo contínuo e processo repetitivo em massa.
Questão 3/5 - Planejamento, Programação e Controle da Produção
Em qualquer tipo de empresa, há basicamente duas maneiras de se produzir um bem ou serviço. Uma é a chamada produção empurrada. A outra é a produção puxada. A primeira significa que num processo produtivo o importante mesmo é produzir e empurrar para frente, independente da demanda real, da necessidade ou do desejo do cliente. O objetivo é aumentar as vendas e ocupar os recursos produtivos. Os vendedores devem, assim, se desdobrar para convencer os clientes a comprar algo que possivelmente eles não comprariam. Adaptado de http://epocanegocios.globo.com/colunas/Enxuga-Ai/noticia/2016/11/saude-e-exemplo-dos-males-da-producao-empurrada.html para fins acadêmicos. Além do problema citado, resultante das práticas do sistema empurrado, existem outros problemas. Leia as afirmações a seguir sobre estes problemas do sistema empurrado:
I. há grande quantidade de produto em processo estocado entre as operações, grandes áreas de armazenagem de peças e matéria-prima no início do processo e de produto acabado ao final do processo.
II. pequenos imprevistos podem causar grandes problemas pois, como não há estoques, o atraso de um fornecedor pode deixar a fábrica parada por horas ou até dias.
III. há rotatividade de mão de obra, posto que a superespecialização do funcionário não permite que ele aprenda outras tarefas além da sua, impedindo-o de uma possível progressão na carreira.
Assinale a opção correta:
	
	A
	Somente a afirmação I é correta
	
	B
	Somente a afirmação II é correta
	
	C
	Somente as afirmações I e III são corretas
	
	D
	As afirmações I, II e III são corretas.
Questão 4/5 - Planejamento, Programação e Controle da Produção
A necessidade de aplicação de sistemas de produção na organização do trabalho, iniciando os primeiros passos do PPCP, se deu na Revolução Industrial, por volta de 1780. Antes dessa época, a fabricação de produtos era conduzida pela simples divisão do trabalho, dentro de funções especializadas, as quais eram executadas nas casas dos trabalhadores. Esse sistema doméstico era aplicado principalmente nas fábricas têxteis. Com o advento da Revolução Industrial, ampliando o tamanho das organizações, a quantidade de trabalhadores, as quantidades produzidas, entre outras variáveis, surgiram novas necessidades em termos de gestão. Adaptado de http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep1999_a0654.pdf. Dentre essas necessidades está:
	
	A
	O uso dos princípios de controle e planejamento dos processos produtivos
	
	B
	O uso intensivo de computadores no chão de fábrica
	
	C
	O registro de situações do cotidiano, em especial, referentes a controle de posses
	
	D
	A expansão romana por toda a Europa e parte da Ásia
Questão 5/5 - Planejamento, Programação e Controle da Produção
Nos anos 1980, o físico israelense Elyahu Goldratt publicou um livro chamado “A Meta”, que trata da Teoria das Restrições. Esta teoria ficou mundialmente conhecida por tratar de um assunto que, embora não fosse novidade, sempre representou um verdadeiro entrave para as organizações: os gargalos. De uma forma mais simples, um gargalo pode ser conceituado como aquela parte do processo da empresa em que parece que tudo fica travado. É aquela fase do processo em que se percebe que as tarefas se acumulam e há o sentimento de que a produtividade cai e nada mais anda. Em sua concepção original, a Teoria das Restrições abordava a questão dos gargalos nas empresas industriais. No entanto, não é só nas empresas industriais que existem gargalos. Nas empresas prestadoras de serviço e no varejo eles também aparecem. Adaptado de http://effectacoaching.com.br/carreira/todo-processo-tem-um-gargalo/. Observe os exemplos a seguir:
I. Uma pessoa tem que ligar diversas vezes para uma empresa para conseguir marcar horário na agenda de um profissional, pois a telefonista não foi treinada para utilizar o novo sistema de agendamento.
II. Uma pessoa vai a um restaurante e demora para ser atendida porque o estabelecimento está cheio e todos os garçons ocupados.
III. Uma indústria tem capacidade para produzir mil unidades por hora de um determinado produto, porém seu setor de embalagem é capaz de embalar apenas setecentas unidades por hora.
Assinale a opção correta:
	
	A
	Somente a afirmação I é um gargalo de serviço
	
	B
	Somente a afirmação II é um gargalo de serviço
	
	C
	Somente as afirmações I e II são gargalos de serviço
	
	D
	Todas as afirmações são gargalos de serviço.

Continue navegando