Buscar

ESTUDO DIRIGIDO DE PSICOMOTRICIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO DE PSICOMOTRICIDADE – AV1
A psicomotricidade busca correlacionar alterações na psique, assim como no comportamento motor dos indivíduos observados. Dessa forma, conceitue instabilidade, inibição e debilidade psicomotoras, considerando aquelas que podem ou não ser de característica obrigatoriamente patológica.
Segundo LÚRIA o sistema nervoso é dividido em 3 unidades funcionais. Aponte as principais características de cada fase e diga se é correto afirmarmos que não há integração entre elas. Justifique sua resposta,
Vimos, em aula, que a atenção é foco de preocupação na intervenção psicomotora, de forma a se facilitar ou dificultar um trabalho proposto. Com base nessas informações, aponte 3 preocupações e / ou direcionamentos que temos que dar à conduta para manter a atenção dos nossos pacientes ao que lhe é proposto.
As gnosias e as praxias são, respectivamente, nossos planejamentos perceptivo e motor. Dessa forma, diga as principais características das crianças que apresentam agnosias e dispraxias, conceituando essas condições.
A aprendizagem motora é caracterizada pela percepção de uma vivência motora, natural e cronológica, de forma a facilitar habilidades que, inclusive contribuem para o desenvolvimento cognitivo e intelectual. A memória, nesse sentido, é foco de atenção a partir do momento em que facilitamos a plasticidade neural pelas repetições obrigatoriamente necessárias nesse processo. Com base nessas afirmações, diga qual a relação dos conceitos de aprendizagem motora e de memória? Enfatize as fases observadas em cada condição.
Uma criança de 3 anos chega ao setor de Fisioterapia com dificuldade de sustentação de cabeça e tronco, logo, sem maiores habilidades motoras. Demonstra-se uma criança apática, com dificuldades de comunicação e de interação com o meio em que está. Ao ser estimulada ou mesmo cobrada a alguma resposta, demonstra irritabilidade e cansaço extremo. Com base no quadro, aponte os transtornos psicomotores observados, ou seja, instabilidade, inibição e debilidade psicomotoras, assim como seu estado tensional ou de deiscência.
Ao avaliarmos um recém-nascido específico em sua primeira semana de vida podemos observar um aumento do tônus muscular global, dificuldade na percepção sensorial e pouca mobilidade voluntária. Caracterize cada unidade funcional de LÚRIA e diga se, neste momento, podemos considerar o quadro normal, por se tratar de um recém-nascido. Justifique sua resposta.
Num grupo de alunos percebemos a presença de 2 que não conseguem interagir facilmente à rotina da sala de aula. Ficam inquietos e andando o tempo inteiro pela sala. É correto afirmarmos que os mesmos precisam ser trabalhados fora desse ambiente para que suas atenções sejam direcionadas ao solicitado? Justifique sua resposta.
Executando uma bateria psicomotora, realizamos atividades para observação das percepções e execuções motoras. Uma criança de 6 anos fora avaliada e podemos destacar, dentre outras coisas, dificuldade de seguir caminhos traçados no chão, escrita com trocas de letras com semelhanças semânticas e incapacidade de reconhecer objetos através do reconhecimento tátil. Todas as atividades precisavam ser mostradas e verbalizadas, iniciando a ação de resposta juntamente com ele, já que sua idealização de como as atividades seriam feitas, não partia de uma ação voluntária do mesmo. Nesse quadro, aponte as gnosias e praxias deficitárias presentes. Justifique sua resposta.
Considerando uma senhora de 72 anos que sofrera um AVE (acidente vascular encefálico) e apresenta postura em adução e rotação interna de ombro D, mantendo a mão, deste mesmo lado, sempre fechada, podemos falar que é mais fácil fazê-la abrir a mão, considerando sua vivência antes da lesão? Justifique sua resposta considerando conceitos de memória e aprendizagem motora,

Continue navegando