Buscar

Relatório Molar

Prévia do material em texto

Relatório Escultura
MOLAR
	O relatório refere-se à aula prática desenvolvida no dia 12/09/017 da disciplina de Morfo fisiologia II ministrada pela professora Léa, onde passo a passo esculpimos o Molar.
	Os materiais utilizados foram: Lençol plástico 60x80, bloco de cera, esculpidor Lecron nº5, esculpidor Lecron nº0 mini, Placa de vidro, escova de dentes macia, talco, meia de seda, desenho geométrico – gabaritos das faces disponibilizados pela professora.
	*Recebemos o gabarito das faces proximais, coloquei em cima do bloco de cera e tracei seu formato, já marcando o ápice das cúspides e da raiz para ficarem no mesmo sentido quando desenhar do outro lado do boco. Após transferi o gabarito para o outro lado do bloco sem girar de maneira que o lado que estaria livre agora ficará em contato com a cera, e tracei novamente o formato, também demarcando a linha do colo, em seguida polvilhei talco para ficar mais evidentes as linhas. Comecei a retirar o excesso de cera até as linhas traçadas, iniciei pelo ápice das cúspides em seguida a linha do colo, sem esquecer de não retirar em excesso a parte que dará origem a bossa e cíngulo. *Também tracei uma linha de baixo para cima em 1/3 do bloco de cera que dará origem a base da escultura.
	*Recebi o próximo gabarito das faces vestibular e lingual, tracei seu formato, sem esquecer de transpassá-lo para a outra face do bloco de cera, demarquei novamente a linha do colo, polvilhei as linhas com talco, e retirei o excesso da cera até as linhas traçadas. Após foram feitos duas linhas verticais em cada face (proximais, vestibular e lingual) da base até a ponta das cúspides, traçar novamente a linha do colo circundando todo o bloco de cera, nas faces vestibular e lingual foram traçadas uma linha na horizontal em cima da parte mais proeminente onde dará origem a bossa e cíngulo, ligar um traço ao outro que ficará pouco inclinada nas faces proximais e, por fim, traçar a linha do ponto de contato. 
	*Parte expulsiva: do cruzamento da linha vertical (da face vestibular e lingual) com a linha do ponto de contato (nas faces proximais), retirado a parte superior dessa linha traçada, com a ponta da espátula virada pra cima.
	*Parte retentiva: do cruzamento da linha vertical com a linha do colo das faces vestibular e lingual, de encontro com a linha nas faces proximais (aquela que está ligando o cingulo a bossa), retirar a parte superior dessa linha traçada sem muito excesso e formará a linha equatorial do dente. 
	*Face oclusal: segurar nas regiões mais proeminentes das faces proximais, inicia com um traço em forma de T invertido até a altura das pontas das cúspides dos dois lados dando origem as cristas marginais, traçar no meio linhas em formato de cruz também indo até altura da ponta das cúspides, retirar a cera a partir da ponta da cúspide (vertentes) até a base, afundando para formar as fóssulas. Após comecei na base da raiz com a outra parte do esculpidor lecron mini, formando uma pequena concavidade e terminei com esculpidor PKT número 02 até alcançar o outro lado do bloco de cera, formando duas raízes, e para finalizar lustrei o dente com meia de seda.

Continue navegando