Buscar

ECONOMIA BERTIOGA

Prévia do material em texto

Desenvolvimento econômico no município Bertioga
Em meio ao cenário de crise econômica em que vive o País nos últimos tempos, Bertioga se destaca como uma cidade em pleno desenvolvimento e que a cada dia vem atraindo a atenção de grandes empresários, que estão apostando e investindo no Município. O resultado é a geração de trabalho e renda, o aquecimento do comércio e o aumento da arrecadação, gerando receita para a Prefeitura.
No ano passado, a Cidade se destacou como a única da Baixada Santista a criar postos de emprego
O saldo positivo demonstra que apesar da crise, Bertioga tem recebido investimentos para dinamizar a economia local
 O Município vem atraindo empresas em virtude de bons indicadores de qualidade de vida, sustentabilidade ambiental e a própria ampliação de investimentos em infraestrutura, sobretudo na área de mobilidade urbana
Dados divulgados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) apontam o crescimento da frota em Bertioga. Em oito anos – entre 2008 e 2016, o número de veículos circulando no Município dobrou, passando de 10.019  para 21.586.  São 11.154 carros e 5.295 motocicletas circulando na Cidade.
 
Bertioga se tornou atrativa para todos. As casas de temporada estão se transformando em moradias permanentes em função, sobretudo, da facilidade de acesso à capital paulista, fazendo com que as pessoas fixem moradia na Cidade em busca de qualidade de vida.
Nesse processo de desenvolvimento ,vale destacar que Bertioga também tem a maior valorização imobiliária entre 100 cidades do Brasil. Este foi o destaque da revista Exame, da Editora Abril, em maio do ano passado, que mencionava a Cidade pela segunda vez consecutiva como uma das praias com maior valorização
Tudo isso comprova que Bertioga é uma Cidade boa para se viver, por conta da qualidade de vida, e excelente para se investir. A cerca de 100 quilômetros de São Paulo e integrada à Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS), que reúne mais de 1,7 milhão de habitantes, o Município está mais do que pronto para novos investimentos
Análise realizada pela Federação das Indústrias do Rio de janeiro (Firjan) aponta Bertioga como a segunda Cidade mais bem posicionada na RMBS, em desenvolvimento socioeconômico. 
Distribuição (%) dos estabelecimentos por setores da atividade econômica de Bertioga representado no Gráfico 1 .
Os maiores empregadores são os setores de serviço e de comércio e a administração pública como demonstra a Gráfico 2 .
Quando se examina a participação dos setores no Valor Adicionado do município, verifica-se um grande destaque dos setores de serviço e comércio, além da administração pública, que engloba os serviços sociais como no Tabela 1.
Com relação ao mercado de trabalho, Bertioga destaca-se ainda por apresentar a menor taxa de desocupação (7,4%) e a maior taxa de informalidade (47%)11, quando comparado às taxas da RMBS, do Estado de São Paulo e do Brasil. Em Bertioga, a População Economicamente Ativa (PEA)12 é de 25.368 pessoas, representando cerca de 53% da população do município como na Tabela 2.
A observação da especialização produtiva regional do município, a partir de análises do Quociente Locacional (QL)14, nos anos de 2000 e 2010, nos revelam tendências e dinâmicas específicas da economia local, como se observa na tabela a seguir que recupera as atividades com maior destaque para o município15. O Quociente Locacional indica a representatividade da atividade econômica com relação à capacidade de ocupação formal de trabalhadores no conjunto do município comparado à do estado. Em Bertioga são as atividades de alojamento e comunica- ção, administração técnica e profissional, administração pública, comércio varejista e construção civil que se destacam em termos de especialização produtiva regional, reiterando a importância do setor de serviço na economia local como descreve na Tabela 3 .
http://www.bertioga.sp.gov.br/tag/economia/
GRAFICO 1
Fonte:Perfil dos Municípios (IGBE). RAIS(MTE). Elaboração :Instituto Pólis.
GRÁFICO 2
Distribuição (%) dos empregos formais por setores da Atividade econômica- Bertioga,SP,2012
FONTE:TEM,RAIS(2012)
TABELA 1
Valor Adicionado à economia do Município- Valores em milhões e Participação dos setores (1999-2009)
Fonte:Fundação Seade.
TABELA 2
Indicadores do mercado de trabalho, 2010 * População Desocupada/PEA ** Proxy considerando os empregados sem carteira e os por conta própria/total de ocupados.
Fonte: IBGE, SIDRA-Censo 2010
Tabela 3
 Quociente Locacional dos principais setores de atividade econômica 
 Fonte: Litoral Sustentável, A partir de dados da RAIS-MTE.
http://litoralsustentavel.org.br/resumo-executivo-de-bertioga/
DADOS IBGE
 ECONOMIA
Em 2014, tinha um PIB per capita de R$ 27870.92. Na comparação com os demais municípios do estado, sua posição era de 189 de 645. Já na comparação com cidades do Brasil todo, sua colocação era de 923 de 5570. Em 2015, tinha 40.4% do seu orçamento proveniente de fontes externas. Em comparação às outras cidades do estado, estava na posição 625 de 645 e, quando comparado a cidades do Brasil todo, ficava em 4984 de 5570.
Fonte: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/bertioga/panorama

Continue navegando