Buscar

PROVA 2 DIREITO EMPRESARIAL E DO CONSUMIDOR 8127629

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação II – Objetiva
Direito Empresarial e do Consumidor
Prova: 8127629
1- O código de Defesa do Consumidor contempla em seus artigos os direitos básicos garantidos ao consumidor. Tais direitos foram reconhecidos através da resolução nº 32/248, de 1985, da ONU. Sobre esses direitos, analise as seguintes sentenças:
I- As informações dos produtos deverão ser trazidas de forma clara e em linguagem de fácil entendimento. CORRETA
II- As cláusulas contratuais tidas como abusivas e desproporcionais poderão ser anuladas pelo juiz. CORRETA
III- O consumidor poderá utilizar a seu favor a inversão do ônus da prova, por ser considerado a parte mais fraca na relação de consumo. CORRETA
IV- O consumidor é livre para escolher o produto que desejar, mas, por exemplo, pode o banco liberar o financiamento somente com a venda casada de um seguro de vida. ERRADA
2-Quando o legislador elaborou o código de Defesa do Consumidor, ele preocupou-se, inclusive, com a linguagem utilizada, pois o objetivo das normas ali contidas é que todas as pessoas tenham acesso e consigam compreender sua escrita. Sobre o conceito de consumidor, analise as sentenças a seguir:
I- É toda pessoa, seja física ou jurídica, que adquire ou utiliza produtos ou serviços como destinatário final. CORRETA
II- A coletividade não é amparada pelas regras consumeristas, pois não pode ser equiparada a consumidor. ERRADA
III- Somente pessoa física pode ser tida como consumidor. ERRADA
IV- A pessoa jurídica só é amparada pelas regras do CDC se o juiz deferir/aceitar. ERRADA
3-A Política de Relações de Consumo precedeu a Política Nacional de Proteção e Defesa do Consumidor. Estas políticas estão descritas no Código de Defesa do Consumidor. Este código descreveu princípios vinculados ao consumidor e ao suprimento de suas necessidades. Com relação a esses princípios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) A carência de proteção e a hipossuficiência são características identificadoras da vulnerabilidade do consumidor. 
( V ) A defesa do consumidor será efetuada pelo Estado na estrita observância das formas estabelecidas em lei. 
( V ) O consumidor é considerado no princípio da harmonização dos interesses como terceira força do mercado, sendo as outras duas a indústria e o trabalho. 
( F ) O desenvolvimento de formas eficazes de controle e segurança na oferta de produtos e serviço no mercado está descrito no princípio da coibição de abusos. 
4- O Código do Consumidor, além de trazer descritos conceitos, prerrogativas, pressupostos, conceitua os elementos que integram a relação de consumo. Igualmente são reconhecidos princípios norteadores para a consecução das relações consumeristas. Sobre os princípios mais importantes da relação consumerista, analise as sentenças a seguir:
I- A vulnerabilidade do consumidor é reconhecida pela sua condição de superioridade em relação ao fornecedor. ERRADA
II- A defesa do consumidor deverá ser promovida pelo próprio Estado, onde o código do consumidor é uma das referências. CORRETA
III- O tratamento em igualdade de condições dos diferentes é uma condição para a harmonização de interesses. CORRETA
IV- A informação compreende, além das relacionadas a produtos e serviços, a informação quanto a direitos e deveres dos consumidores. CORRETA
5-Carlos, aposentado, sempre manteve suas contas em dia. Por tal motivo surpreendeu-se ao saber que o fornecimento de água de sua residência havia sido cortado erroneamente, pois a fatura estava paga. Carlos poderá ser ressarcido pelos danos sofridos? Sobre essa situação, analise as seguintes sentenças:
I- Sim, pois os órgãos públicos e suas empresas permissionárias e concessionárias são responsáveis pelos serviços prestados. CORRETA
II- Não, pois o serviço prestado é público, e o Código de Defesa do Consumidor ampara somente os serviços privados. ERRADA
III- Carlos só seria indenizado se o produto da empresa fosse fungível, ou seja, pudesse ser substituído por outro da mesma espécie, qualidade e quantidade. ERRADA
IV- A empresa será responsável pelos danos sofridos a Carlos, pois, além de ter cometido um erro, o serviço prestado é considerado essencial. CORRETA
6-O Programa Preliminar da Comunidade Europeia, que integra a Política de Proteção e Informação dos Consumidores, precursores históricos do Direito do Consumidor, dividiu os direitos fundamentais em categorias. Sobre elas, analise as opções a seguir:
I-Proteção da saúde e da segurança do trabalho. ERRADA
II-Proteção dos interesses sociais. ERRADA
III-Reparação dos prejuízos. CORRETA
IV-Informação e educação. CORRETA
7- A Lei n. 8.078/90 foi promulgada em 11 de setembro de 1990, dispõe sobre a proteção do consumidor, além de outras providências, e é reconhecida como Código de Defesa do Consumidor. A criação do código foi pressuposto instituído pela Constituição Federal de 1988. Levando em consideração o Código de Defesa do Consumidor, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Temos na informação dos direitos e deveres vinculados às relações de consumo uma das finalidades do Código de Defesa do Consumidor.
( V ) O CDC é reconhecido como norma pública e igualmente como legislação multidisciplinar, relacionando-se com outros ramos do direito.
( F ) A característica de norma de interesse social traz a possibilidade do CDC ser contrariado pelo acordo entre fornecedores de produtos e serviços e o consumidor.
( V ) A proteção do consumidor pela determinação de procedimentos e fixação de sanções é finalidade do Código de Defesa do Consumidor.
8- Como outros segmentos, o Direito do Consumidor também passou por uma evolução histórica. Durante este lapso temporal, muitas situações emergiram e fizeram referência à proteção do consumidor. Com base na história do Direito do Consumidor, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) O Código de Hamurabi trazia em seu contexto registro de situações que indicavam ações de proteção ao consumidor.
( ) A instalação do primeiro Procon no território brasileiro deu-se como processo sequencial à promulgação da Constituição Federal de 1988.
( ) As ações de proteção e defesa do consumidor têm seus primeiros registros na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.
( ) Os primeiros registros de ações que buscavam a proteção do consumidor ocorreram na Europa e posteriormente nos Estados Unidos.
9- A Constituição Federal de 1988 foi um marco importante na defesa do consumidor, onde dispôs, no art. 48 dos Atos das Disposições Constitucionais Transitórias, sobre a criação do Código de Defesa do Consumidor – CDC. Dentre as finalidade do CDC, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Inaplicabilidade da inversão do ônus da prova.
( X ) Evitar os prejuízos causados aos consumidores.
( ) Responsabilizar também o consumidor pelo mau uso do produto.
( ) Minimizar o ingresso das demandas judiciais.
10- A elaboração do Código de Defesa do Consumidor fez com que o Brasil fosse o pioneiro na codificação dos direitos do consumidor em todo o mundo. Sobre o CDC, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) É uma lei de modo inter e multidisciplinar, pois se relaciona com as demais áreas do direito.
( V ) Leva em consideração a vulnerabilidade do consumidor frente ao fornecedor de produtos ou serviços.
( F ) Por vontade das partes no contrato, o CDC pode deixar de ser aplicado.
( V ) Uma das finalidades do CDC é evitar que os consumidores sofram prejuízos.

Continue navegando