Buscar

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Prévia do material em texto

1COMUNICAÇAO
Conceitos
Elementos da comunicação Funções da linguagem
Simultaneidade e transitividade das funções da linguagem
Linguagem e comunicação
Língua oral e língua escrita
Níveis de linguagem
Exemplário - níveis de linguagem
Conceitos
Não existe uma única atividade humana que não 'seja afetada, ou que não dependa, de alguma forma, da comunicação. Tão relevante é o papel da comunicação humana no mundo moderno, que seu estudo deveria merecer especial atenção. Ocorre, contudo, que a necessidade de estudar as múltiplas formas de comunicação só muito recentemente vem sendo reconhecida. Efetivamente, para que se aprenda a comunicar adequadamente, com clareza e eficiência, toma-se indispensável o conhecimento de algumas noções fundamentais sobre o assunto.
A palavra comunicar vem do latim communicare, que significa pôr em comum. Depreende-se daí que a essência da palavra comunicar está associada à idéia de convivência, comunidade, relação de grupo, sociedade.
A comunicação surgiu, provavelmente, da premência que os homens sentiam de trocar idéias e experiências com outros membros do seu grupo, nos estágios primitivos da civilização. Desde que passou a viver em sociedade, o homem vem sentindo cada vez mais a necessidade imperiosa de se comunicar, pois já foi dito que o homem é aquilo que consegue comunicar aos seus semelhantes.
O mundo, da comunicação é vastíssimo, embora ainda seja predominante a idéia da comunicação verbal, falada ou escrita. Existem, porém, muitos outros meios de comunicação, como gestos, imagens, sons, artes e até o sinal do computador, que constituem formas de comunicação não-verbal. A comunicação não-verbal, portanto, pode ser estabelecida principalmente por meio dos sons (o código Morse, o “tambor falante” das tribos do Congo); por meio das imagens (cartazes, televisão, cinema); por meio dos gestos (convencionais ou codificados, como o alfabeto dos surdos-mudos). Os sinais de trânsito (placas indicativas, apitos, semáforos) são exemplos de comunicação não-verbal que usamos quotidianamente.
Além disso, modernamente, vários fatores, como a maneira de se vestir, de andar, sentar, falar ou calar, a postura, o comportamento social, vêm sendo estudados como formas de comunicação entre as pessoas. Essas formas de comunicação não-verbal, consideradas mais sutis e fundamentais, são enfocadas por M. Argyle eP. Trower na obra Tuylosotros (s. e./ s. d.). Dentre as linguagens do homem, os autores destacam a chamada “linguagem corporal” e afirmam quo com o rosto, os braços, as pernas, a postura, os seres humanos se comunica rn efi cientemente tanto quanto com as palavras.
Algumas atitudes apresentam significação universal, mas subordinam- se ao contexto em que se manifestam. Uma inclinação do tronco, por exemplo, significa respeito, a menos que venha acompanhada de certo modo de sorrir neste caso, passa a significar o contrário.

Continue navegando