Buscar

QUESTIONÁRIO POLÍTICAS PÚBLICAS - SUS

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE NILTON LINS
MATÉRIA: FUNDAMENTAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE NO SUS
PROFESSOR: JANI KENTA
ALUNO (A): LUMA RIOS LEORNE
MATRÍCULA: 17012607
RESPOSTAS RELATIVAS AO ARTIGO
QUAL A IMPORTÂNCIA DA SOCIEDADE CIVIL NA POLÍTICA PÚBLICA?
R. A Sociedade civil é o principal foco dos serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde e é também ela quem mais busca lutar, mesmo que de forma ainda fraca, pelos seus direitos os quais estão assegurados na Constituição Federal de 1988. A importância se dar pelo fato de ela ser um dos pilares que seguram a base da política pública e buscam assegurar um melhor e mais ampliado serviço ofertado pelo setor público em geral, este que é, muitas vezes, abandonado e desorganizado.
É POSSÍVEL IMAGINAR ESSAS (POLÍTICAS PÚBLICAS) SEM PARTICIPAÇÃO SOCIAL?
R. Não, sabe-se que é impossível imaginar uma política pública sem a participação popular, haja vista ser esse o setor mais significativo para a luta por serviços melhores, como também é quem mais utiliza os serviços em questão, sendo tais serviços criados e executados em grande parte por políticas de estado ou de governo. Sendo estas as principais vias, juntamente com a iniciativa privada, responsáveis pela criação e manutenção dos serviços públicos.
QUAL A PARTICIPAÇÃO DO PODER POLÍTICO EM RELAÇÃO ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS?
R. Nota-se uma participação também do poder político, este que, muitas vezes, mostra-se irregular perante diversas questões de saúde como o desvio de verbas em forma de corrupção ativa ou passiva, algo feito de forma irresponsável, ilegal e desumana perante os milhares de brasileiros que necessitam de uma assistência pública em saúde. Contudo, tal setor é de extrema importância para haver as inovações nos municípios e estados, logo que são eles os principais envolvidos em pedir e repassar as verbas para os mais diversos serviços: desde a saúde e a manutenção de ruas e estradas.
COMO A SOCIEDADE PODE SER MAIS ATIVA PARA AVALIAR E FISCALIZAR AS AÇÕES NEGOCIADAS?
R. é perceptível que a população pode, sim, ser mais participativa perante as questões de políticas públicas, de forma que se faz necessário desde o respeito às instalações de saúde até mesmo às denúncias de irregularidades e corrupção possivelmente existentes. A sociedade não percebe a tamanha força que tem, torçamos para que ela “acorde” e lute mais e mais por seus direitos, os quais são diariamente desrespeitados, e não aceite migalhas de quem deve dar pão fresco.

Continue navegando