Buscar

Funções Centrais de uma Organização e Administração de Recursos Materiais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

1. A função de produção na organização representa a reunião de recursos destinados à produção de bens e serviços. É central para a organização porque produz bens e serviços que são a razão de sua existência, mas não é a única nem necessariamente, a mais importante (SLACK, 2002). É, entretanto, uma das três funções centrais de qualquer organização, que são: Identifique entre as opções, a seguir, aquelas que representam as funções centrais de uma organização. I - Função Recursos-Humanos. II - Função desenvolvimento de produtos. III ¿ Função de produção. IV ¿ Função contábil/financeira. V - Função marketing. São corretas, apenas, as afirmativas:
I, II e III
III, IV e V
II, III e V
II, III, e IV
II, IV e V
2. 1. ¿A importância da boa administração de materiais pode ser mais bem apreciada quando os bens necessários não estão disponíveis no instante correto para atender às necessidades de produção ou de operação.¿ Ronald H. Ballou. Logística empresarial: transportes, administração de materiais e distribuição física. São Paulo: Atlas, 2007, p. 61 (com adaptações). Tendo o fragmento de texto acima como referência, julgue os próximos itens, acerca da administração de recursos materiais.
a. A administração de materiais nas organizações foi influenciada pelas técnicas de administração japonesas, que incluem o just in time, cujo princípio básico é a manutenção do estoque de matéria-prima e de produtos acabados em níveis máximos.
e. Sistemas de produção embasados no método just in time são intensivos em utilização de espaço físico para estocagem de matéria-prima ou de mercadorias a serem vendidas pela organização.
d. De acordo com a filosofia de produção just in time, a produção tem início somente após o pedido do cliente, não havendo necessidade de manutenção de estoque disponível de mercadorias para venda.
c. Por meio do JIT (just in time) garante-se a eliminação dos estoques em todo o canal de suprimentos pela mera transferência aos fornecedores dos encargos da manutenção dos estoques.
b. O sistema just-in-time possui a característica de transferir aos fornecedores os encargos da manutenção do estoque, ao passo que os sistemas tradicionais de produção procuram eliminar os estoques em todo o canal de suprimentos.
3. O sistema Toyota de produção revolucionou a indústria automobilística com o mecanismo de Just in Time (JIT) e operações enxutas. Sobre esse mecanismo é correto afirmar que:
E) Nenhum dos itens.
C) O sistema produtivo empurra a produção desde a compra de matérias primas e componentes até os estoques de produtos acabados, otimizando, dessa forma, o processo.
D) No modelo JIT, o aumento do lote de produção, um dos pilares de sua filosofia, busca a redução da burocracia dos pedidos e a redução dos custos através da diminuição dos set-up time.
A) No modelo JIT, os estoques são considerados nocivos por ocuparem espaço e representarem altos investimentos de capital, mas, principalmente, por esconderem os problemas da produção, que geralmente resulta em baixa qualidade e produtividade.
B) Nesse sistema, as operações são disparadas, respectivamente, pelas seguintes condições: disponibilidade do material; presença de ordem no programa, definida a partir de previsões; e disponibilidade do equipamento.
4. Os princípios do planejamento em controle just in time (JIT) consistiram numa mudança radical em relação à prática tradicional de gestão da produção. A programação JIT de suprimentos é caracterizada como uma filosofia de planejamento
para a criação de fluxos de produtos, que são cuidadosamente sincronizados com as respectivas demandas.
na qual os estoques são dimensionados por economias de escala e maximização do lote de produção.
que prioriza a acumulação de estoques isoladores entre processamentos, aumentando a segurança da continuidade da produção.
para a redução dos custos de transportes a um mínimo, pelo aumento da quantidade de materiais pedidos aos fornecedores.
para o aumento de estoques junto às células de produção, evitando riscos de aumento inesperados no lead time.
Explicação: É um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes do momento certo. O termo inglês Just in Time significa, literalmente, ¿na hora certa¿ ou "momento certo".
5. Em 1970 ¿ Taiichi Ohno e Eiji Toyoda ¿ Aplicam diversos conceitos na fábrica de automóveis Toyota no Japão, onde a ênfase é produzir com o máximo de eficiência e qualidade.
MRP ¿ Material Requirement Planning.
Controle da Qualidade.
Linha de Montagem Móvel.
CPM / PERT ¿ Critical Path Method e o Program Evaluation and Review Techique.
JIT ¿ Just In Time.
Explicação: Introduzido por TakiTaiichi Ohno e Eiji Toyoda, na fábrica da Toyota, no Japão, o JIT é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes do momento certo. O termo inglês Just in Time significa, literalmente, ¿na hora certa¿ ou "momento certo".
6. Uma determinada empresa montadora de veículos brasileira vem nos últimos 10 anos adotando gradativamente as práticas do Just in time (JIT) em toda sua cadeia de suprimentos. Os resultados estão sendo bastante expressivos no tocante a gestão de seus estoques, principalmente em itens fornecidos por fabricantes no seu próprio país. Tomando por base o texto acima e os conceitos pertinentes a Curva Dente-de-Serra de controle de estoques é correto afirmarmos que:
A definição do momento da PR (Pedido de Ressuprimento) tende a ser feito com um estoque ainda elevado para garantir que não haja paradas no processo.
Tanto a TR quanto a PR não sofreram alterações em suas formas de gestão pois o JIT prega a manutenção dos estoques de segurança.
A TR (Tempo de Ressuprimento) dessa empresa nos últimos 10 anos tende a ser maior do que antes.
A definição do momento da PR (Pedido de Ressuprimento) em nada se alterou com a implementação dos princípios JIT.
A TR (Tempo de Ressuprimento) dessa empresa nos últimos 10 anos tende a ser menor do que antes.
7. Se uma produção, controlada através do sistema Just-In-Time (JIT), flui sem contratempos e, por isso, a quota diária de produção é completada antes do final da jornada normal de trabalho, a empresa:
interrompe a produção e dispensa os funcionários, tendo em vista ter sido atingida a quota do dia.
interrompe a produção, e os funcionários passam a desempenhar outra atividade.
continua sua produção até o fim do dia para garantir estoques, e os funcionários não param suas atividades.
continua sua produção normalmente, e os funcionários continuam trabalhando.
estoca os produtos para atender a próxima demanda, e os funcionários produzem o que será vendido mais tarde.
8. Qual é o departamento responsável que dá o "input"no fluxo de materiais de uma empresa?
Almoxarifado
Compras
RH
Produção
Marketing/vendas