Buscar

Matemática: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica - Apol

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Matemática: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Leia a situação descrita a seguir: 
“A professora Sônia levou seus alunos para conhecerem os colegas da 2ª série C. Juntos, eles contaram quantos alunos ao todo, quantas meninas e meninos. Ao retornarem para a sala de aula, os alunos confeccionaram um gráfico com palitos de sorvete e o colocaram no mural. Em seguida, realizaram o seguinte problema: ‘Na minha turma, há 27 alunos e, na 2ª série C, há 18. Quantos alunos há a mais na minha turma?’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PANIZZA, Mabel. Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análise e propostas. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 116.
Segundo seus estudos do livro A construção de conceitos matemáticos e a prática docente, no que se refere à resolução de problemas de adição e subtração, analise as afirmativas a seguir:
I. O problema descrito para os alunos deve ser de forma clara e apresentar situações reais da vida dos alunos.
II. As situações reais apresentadas no enunciado dos problemas devem trazer uma transposição da realidade para a matemática.
III. Os problemas devem contemplar os números positivos e as transformações.
IV. O objetivo principal do trabalho com a resolução de problemas é aprender o uso do algoritmo – o que é mais valorizado que a interpretação do problema em si. 
São corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	I, II e III
Você acertou!
Quanto à resolução de problemas de adição e subtração, “nessa segunda etapa da numeralização da criança, a utilização de problemas descritos de forma literal tem como objetivo deixar claro à criança que as situações reais da vida exigem dela uma interpretação e uma transposição da realidade para o mundo matemático. [...] Os problemas devem ser analisados sob o ponto de vista dos estados e das transformações” (livro-base, p. 44), o que torna corretas as afirmativas I, II e III. A afirmativa IV é incorreta, pois “[...] independente do uso do algoritmo ou não, o objetivo dessa fase do trabalho deve ser sempre de que aquele algoritmo descreve, de uma forma matemática, as mesmas situações detalhadas anteriormente e que tratavam de forma concreta as questões de somar, ganhar e de perder [...]” (p. 44).
	
	B
	II, III e IV
	
	C
	I, III e IV
	
	D
	I, II e IV
	
	E
	I e II.
Questão 2/5 - Matemática: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Considere o excerto de texto a seguir: 
“Para que o aluno compreenda o valor posicional de um numeral, as atividades lógico-matemáticas são fundamentais e o professor deve priorizá-las”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PANIZZA, Mabel. Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análise e propostas. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 95. 
Tendo como referência seus estudos do livro-base A construção de conceitos matemáticos e a prática docente, sobre o valor posicional, assinale a única alternativa correta quanto ao tipo de atividade que o professor pode propor para verificar se a criança tem noção do valor posicional:
Nota: 20.0
	
	A
	Exercícios de contagem, contas que envolvam adição e subtração e que levem a um único resultado correto.
	
	B
	Operações de adição com colunas desalinhadas, em que a unidade está na casa da dezena.
Você acertou!
Para atividades que envolvem valor posicional, o professor pode propor aos alunos a resolução de operações de adição em que as colunas estejam desalinhadas: em que a unidade existente esteja na primeira coluna, ou seja, na casa da dezena, por exemplo (livro-base, p. 47).
	
	C
	Resolução de exercícios sobre equações e frações.
	
	D
	Resolução das funções matemáticas e cálculos aritméticos simples.
	
	E
	Atividades de subtração, adição, multiplicação e divisão, realizadas diariamente.
Questão 3/5 - Matemática: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Leia a situação proposta no excerto de texto:
“Paula organizou os alunos em grupos e para cada grupo entregou potes com objetos como: botões, tiras de tecido e círculos de papéis. Eles também receberam operações matemáticas para resolverem utilizando os objetos concretos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PANIZZA, Mabel. Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análise e propostas. Porto Alegre Artmed, 2006. p. 122-123. 
Segundo sua leitura do livro-base da disciplina A construção de conceitos matemáticos e a prática docente, a atitude de Paula, mencionada no fragmento acima, enfatiza, principalmente, que, no ensino específico da multiplicação:
Nota: 20.0
	
	A
	uma das maneiras de o professor concretizar a aprendizagem da multiplicação é utilizar materiais concretos em sala de aula.
Você acertou!
“Uma das maneiras mais simples de se concretizar os primeiros passos na aprendizagem da multiplicação é utilizar-se de materiais concretos” (livro-base, p. 52).
	
	B
	o professor precisa organizar os alunos de forma diferente em sala de aula.
	
	C
	o trabalho em grupo traz resultados agradáveis aos alunos.
	
	D
	uma atividade em equipe é mais rápida e traz uma nova organização para a sala de aula.
	
	E
	a redistribuição dos alunos em grupos possibilita atender todos ao mesmo tempo.
Questão 4/5 - Matemática: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Analise a situação descrita no fragmento de texto: 
“A professora Catarina solicitou que os alunos do 4º ano explicassem como efetuaram a operação 15+16=31. Ana explicou da seguinte maneira: ao somar 15+16 que resultou em 31, lembrei que o 5+6 são 11. Ou seja, 1 unidade e 1 dezena. Juntei o número 1 às dezenas e obtive 3 dezenas e 1 unidade, igual a 31”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PANIZZA, Mabel. Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análise e propostas. Porto Alegre: Artmed, 2006. p.101. 
Segundo o livro-base A construção de conceitos matemáticos e a prática docente, assinale a alternativa que menciona o que o professor deve observar se o aluno compreendeu ao realizar operações matemáticas que envolvem agrupamentos:
Nota: 20.0
	
	A
	Se compreendeu que um grupo corresponde à unidade e outro à dezena e assim sucessivamente, resultando muitas vezes no empréstimo.
Você acertou!
“Lembre-se da questão fundamental dos agrupamentos: no grupo das unidades os elementos são unitários. No grupo das dezenas cada elemento significa dez unidades e assim por diante. Dessa forma, fica resolvido outro grande problema das primeiras contas resolvidas pelas crianças: o empréstimo. [...] Em poucas palavras, não esqueça de dar importância ao conceito inicial da operação. Valorize o entendimento e não a mera utilização de um algoritmo. E, finalmente, lembre-se de que o conceito de agrupamento está na base da compreensão dos processos de somar e subtrair” (livro-base, p.49, 50).
	
	B
	Se compreendeu que os numerais estão organizados para compor uma lógica de sucessor e antecessor.
	
	C
	Se compreendeu a correspondência um a um, única realmente fundamental.
	
	D
	Se aprendeu a quantificar as operações matemáticas em porcentagem e estatística.
	
	E
	Se conseguiu chegar ao resultado aritmético de equações e expressões matemáticas.
Questão 5/5 - Matemática: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Leia a situação, proposta no fragmento de texto: 
“Marta solicitou aos alunos que resolvessem de formas diferentes a expressão numérica 2+2+2+2. Mabel chegou ao resultado da seguinte maneira:    
   
Mabel pensou: Tenho quatro conjuntos com duas estrelas em cada um. Quando conto todas as estrelas, tenho oito”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PANIZZA, Mabel. Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análise e propostas. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 117-118. 
Considerando osconteúdos do livro-base A construção de conceitos matemáticos e a prática docente, analise as alternativas e assinale aquela que menciona o que é fundamental quando a criança inicia o processo de resolução das operações matemáticas que envolvem multiplicação:
Nota: 20.0
	
	A
	Entender com base nos conhecimentos anteriores.
Você acertou!
Segundo o livro-base, “[...] mais importante que realizar o processo de memorização da tabuada pela criança, e assim ela ter sucesso nas operações de multiplicação, é fazer com que ela entenda, logo nos primeiros passos rumo ao domínio da multiplicação, que tais procedimentos têm base em seus conhecimentos anteriores e que ela sempre poderá recorrer a eles, quando houver alguma dúvida referente à multiplicação” (livro-base, p. 52).
	
	B
	Memorizar a tabuada para realizar as operações matemáticas.
	
	C
	Registrar os seus resultados por meio de desenhos.
	
	D
	Adicionar ao invés de multiplicar.
	
	E
	Desenvolver o hábito do registro gráfico.

Continue navegando