Buscar

1 portifolio Bioquimica

Prévia do material em texto

5
CLARETIANO - CENTRO UNIVERSITÁRIO
CURSO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA - EaD
	
ATIVIDADE PROTFÓLIO 
Anderson dos passos
Título
Vitória
 2º semestre/2018
ANDERSON DOS PASSOS
ATIVIDADE PROTFÓLIO 
Projeto Integrador do Curso Superior de Educação Física– EaD, do Claretiano - Centro Universitário, de Batatais, Disciplina Bioquímica e Farmacologia como requisito obrigatório para obtenção parcial de nota.
 ORIENTADOR: João Marcelo Alves de Oliveira	
	
	
VITORIA
2º semestre/2018
ATIVIDADE PROTFÓLIO 
 
 
Anderson dos Passos  
Atividade no Portfólio
A sigla pH significa potencial hidrogenionico indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer.
O pH é uma característica de todas as substancias determinadas pela concentração de íons de Hidrogênio (H+).Quanto menor o pH de uma substancia, maior a concentração de íons H+ e menor a concentração de íons H-.
Seus valores variam de 0 a 14, abaixo de 0 e acima de 14 são possíveis porem muito raros.
As substâncias que possuem pH 0 a 7, são consideradas ácidas, pH em torno de 7 são neutros e pH acima de 7 são denominadas básicas ou alcalinas. O pH de uma substância pode variar de acordo com sua composição, concentração de sais, metais, ácidos, bases e substâncias orgânicas e da temperatura.
A IMPORTÂNCIA DO Ph NO NOSSO ORGANISMO
O pH ácido do estômago é 1 o vinho é de 3,5, a água é 7 (neutro), o sangue venoso é 7,35, o sangue arterial é de 7,4, a água do mar é de 8,5, e bicarbonato de sódio é de 12. Idealmente, o nosso pH deve permanecer no lado alcalino: entre 7,35 e 7,45.
Controlar o ph do corpo 1
Para Mantermos nossa acidez, e alcalinidade equilibrada significa que regulamentar a concentração de íons de hidrogênio nos fluidos do nosso corpo.
Uma substância alcalinizante é aquela que contém uma molécula ou íon que se combina com íons de hidrogênio para neutralizar os ácidos e age como um amortecedor.
Os sintomas comuns de um pH desequilibrado incluem azia (sensação de queimação no estômago ácida degustação e arrotos), flatulência, arrotos e sensação de saciedade depois de comer pequenas quantidades de alimentos. 
 OPROBLEMA
Acidose ou excesso de acidez nos tecidos do corpo é uma das causas de doenças como artríticas e reumáticas.
Acidose destrói os ossos, pois o corpo tem que roubar alcalinizantes minerais a partir deles, para manter o pH do sangue. “Dra. Mary Ruth comenta:” Nós nos tornamos muito cheios de ácido e, como resultado, estamos experimentando uma grande variedade de doenças que florescem no meio ácido.
“Dr. Yoshihide  menciona que, “se este equilíbrio (ácido e alcalino) ficar desbalanceado, o metabolismo celular sofre, levando a vários tipos de doenças como a fadiga”.
Um pH ácido pode ocorrer a partir de uma dieta com alimentos formadores de ácidos, estresse emocional, sobrecarga tóxica, e / ou reações imunológicas ou qualquer processo que priva as células de oxigênio e outros nutrientes. O organismo se utiliza do uso de minerais alcalinos para tentar compensar o pH acido. 
 
 UM ORGANISMO ÁCIDO IRÁ:
Diminuir a capacidade do corpo de absorver minerais e outros nutrientes diminuirá a produção de energia nas células. Diminuirá a capacidade para reparar células danificadas, irá diminuir a capacidade do corpo de desintoxicar de metais pesados. Irá fazer as células tumorais prosperarem, e tornará o corpo mais suscetível a fadiga e a doença.
Um pH do sangue de 6.9, que é apenas ligeiramente ácido, pode induzir ao coma e até a morte.
 ACIDISE
A acidose é muito comum em nossa sociedade e é em grande parte devido à dieta típica muito elevada em ácidos produzida por produtos de origem animal. Como carne, ovos e laticínios, e muito baixa em meio alcalino que é produzida por alimentos como frutas e legumes frescos.
Uma das melhores coisas que podemos fazer para corrigir um corpo excessivamente ácido é mudar a dieta e o estilo de vida.
Para manter a saúde, a dieta deve consistir em 60% de alimentos formadores de alcalinidade e 40% de alimentos formadores de ácidos. Para restaurar a saúde, a dieta deve consistir em 80% de alimentos alcalinos e 20% de alimentos ácidos.
Geralmente, os alimentos formadores de alcalinidade incluem: a maioria das frutas. Verduras, ervilhas, feijões, lentilhas, especiarias, ervas e temperos, sementes e nozes.
Geralmente, os alimentos formadores de ácidos incluem: carnes, peixes, aves, ovos, cereais e leguminosas.
 ALIMENTOS NEUTROS
(Manteiga fresca, sem sal), nata, margina, leite de vaca e soro de leite (cru), óleos (exceto azeite) e iogurte (simples).
 A vida moderna veio, sem dúvida, facilitar o dia a dia de muitas pessoas. No entanto, os novos estilos de vida trouxeram alterações nas rotinas e hábitos, que levam a erros, sobretudo alimentares, prejudiciais para a nossa saúde. Entre os erros alimentares mais freqüentes temos a ingestão de alimentos processados e ricos em aditivos alimentares como: Sal, Gorduras, Proteínas e Açúcares em demasia causam maiores riscos, uma vez que estes alimentos acidificam o nosso organismo. 
O consumo de estimulantes (tabaco, chá, café e álcool) associado ao stress e à falta ou excesso de exercício físico são fatores que acentuam ainda mais o desequilíbrio ácido base.
 Felizmente, um corpo saudável tem uma grande capacidade de autorregulação do pH do meio interno. Contudo, com o avanço da idade. A procura constante do equilíbrio entre os ácidos trazem consequências graves para o nosso corpo: sua baixa no pH (fadiga, inflamações, diminuição da imunidade, perda de minerais, envelhecimento precoce). Por acréscimo, pode dar origem a muitas das doenças crônicas prevalecentes na nossa sociedade (hipertensão, artrite reumatóide, cálculos renais, aterosclerose, doença de Parkinson, doenças do aparelho digestivo e cancro). Ou seja, o corpo enfraquece, desequilibra, inflama e adoece no esforço para manter o pH do sangue dentro de limites estáveis e equilibrados. É, assim, importante realçar que um equilíbrio ácido base constante é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo. 
 Sugestões para se ter um bom equilíbrio do seu organismo e uma melhor qualidade de vida será: 
 1ª- Ter uma dieta apropriada com prevalência de alimentos alcalinizantes; 
 2ª - Garantir uma hidratação adequada do seu corpo;
 3ª- Praticar uma atividade física regular;
 4ª - Controlar os seus níveis de stress.
 Referencias:
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/voce-sabe-que-significa-ph-.htm
http://www.vidaesaude.org
https://www.vidaesaude.org/nutricao-saude/controlar-o-ph-do-corpo-significa-ter-saude-e-ficar-livre-de-doencas.html

Continue navegando