Buscar

QUESTÕES PROJETOS INTERDISCIPLINARES CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS

Prévia do material em texto

QUESTÕES PROJETOS INTERDISCIPLINARES CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
1 Sobre a transversalidade e a educação para a diversidade:
D- V/V/F/F
I (V) A transversalidade pode ser caracterizada como a utilização dos temas que caminham transversalmente ao conteúdo trabalhado na escola
II (V) A transversalidade deve abranger diversos conteúdos, como: meio ambiente, saúde, consumo e pluralidade cultural.
2 Foi feita uma pesquisa em uma escola, onde foram encontradas 5 formas de educação sexual. A este respeito, é correto afirmar que a educação sexual inculcadora de valores e normas morais:
D- Representa a conservação do casamento e da heterossexualidade e afasta a ideia de que a relação sexual, além de reprodução, pode ser um ponto de prazer.
3 Sobre os objetivos dos PCNs quando propõem os temas transversais a partir da ÉTICA:
D- II E IV
II Por meio do tema ética, é necessário promover o pensamento sobre as atitudes em grupo, partindo sempre de algum princípio.
IV A intenção do trabalho da ética como tema transversal diz respeito a promover o pensamento sobre as atitudes pessoais e grupais a partir dos princípios e não da receita.
4 Para se trabalhar a educação especial como tema transversal:
D- v/v/f
I (V) Para se trabalhar a educação especial é preciso considerar as diferenças físicas, emocionais e mentais como características também humanas.
II (V) É importante compreender que as pessoas diferentes também podem interagir com os outros.
5 A respeito da educação sexual de Esquiva:
A É aquela em que o educador faz de conta que não escuta, a fim de encontrar uma resposta rápida para despistar o assunto comentado.
6 Sobre o trabalho com os Temas Transversais:
C II E III
II (V) Os temas transversais devem ser trabalhados tendo em vista a interdisciplinaridade curricular.
III (V) É necessário trabalhar os temas transversais de forma a estabelecer relações entre conhecimentos sistematizados e os extracurriculares.
7 Sobre a importância de se trabalhar com os temas transversais nas escolas:
A o trabalha com os temas transversais nas escolas é uma forma de garantir a interdisciplinaridade no processo ensino/aprendizagem.
8 Para se abordar o tema sexualidade em sala de aula:
B V/F/V/V
I(V) No que se refere ao tema sexualidade, os PCNs propõem abordar sobre o conhecimento do corpo e a sua relação com a sexualidade.
III(V) O tema sexualidade conforme a proposta dos PCNs, deve abordar as relações de gênero entre os seres humanos.
IV(V) Um dos conteúdos propostos pelos PCNs para se abordar o tema sexualidade diz respeito ao tratamento pessoal e médico para que aquele que já contraiu alguma doença sexualmente transmissível.
9 Sobre a educação sexual com a interação professor e aluno:
E Permite que se fale sobre a educação sexual, que as dúvidas sejam esclarecidas e que as vivências sejam discutidas em sala de aula.
10 Objetivos do tema transversal ÉTICA:
B é preciso compreender o conceito de justiça, sensibilizando-se para a necessidade da construção de uma sociedade mais justa.
11 DISCURSIVA
O QUE SIGNIFICA O CONCEITO DE EQUIDADE:
O conceito de equidade diz respeito à disposição para respeitar os direitos de cada um. Compreender o conceito de justiça sem perder de vista o direito de cada um, e ficar sensibilizado para a construção de uma sociedade mais justa é uma tarefa nada fácil. Difícil acreditar neste objetivo, na sua consecução e nos seus resultados, porém não temos outra saída, ou colocamos nos objetivos quase que utópicos ou entregamos ao abismo existente entre aqueles que não têm os que podem os que não podem, os que sabem e os que não sabem, mantendo a justiça que impera em nossos dias. Acreditar que ao mesmo injustiçado, e por causa disso teremos mais força para lutar pela injustiça, é o que nos impulsiona e nos faz acreditar na educação como um instrumento de desenvolvimento de seres humanos.
12 DISCURSIVA
A ética diz respeito as reflexões sobre as condutas humanas... como utilizá-los na prática humana:
Na vida escolar, a justiça deve estar mais ligada aos limites de superação do que os limites de repressão, Além do fato de o professor exercitar a justiça em sua prática educativa, é preciso também levar para a sala de aula os fatos e os desmando que acontecem em nossa cidade, estado ou país, para que os alunos aprendam a fazer análises das situações e, sugerir caminhos e a busca de soluções.

Continue navegando