Buscar

LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA - teste cohecimento - 2018 - aula 4

Prévia do material em texto

LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA - teste cohecimento - 2018 - aula 4
1) Em quais casos o trabalho noturno é proibido?
menores de 21 anos, independentemente do sexo, são proibidos de trabalhar durante o período noturno. De acordo com a Constituição Federal, a jornada de trabalho dos jovens entre 14 a 21 anos deve ser somente durante o período diurno e os que infringirem essa lei estão sujeitos a multa.
Os menores de 20 anos, independentemente do sexo, são proibidos de trabalhar durante o período noturno. De acordo com a Constituição Federal, a jornada de trabalho dos jovens entre 14 a 20 anos deve ser somente durante o período diurno e os que infringirem essa lei estão sujeitos a multa.
Os menores de 13 anos, independentemente do sexo, são proibidos de trabalhar durante o período noturno. De acordo com a Constituição Federal, a jornada de trabalho dos jovens entre 13 a 18 anos deve ser somente durante o período diurno e os que infringirem essa lei estão sujeitos a multa.
Os menores de 12 anos, independentemente do sexo, são proibidos de trabalhar durante o período noturno. De acordo com a Constituição Federal, a jornada de trabalho dos jovens entre 12 a 18 anos deve ser somente durante o período diurno e os que infringirem essa lei estão sujeitos a multa.
Os menores de 18 anos, independentemente do sexo, são proibidos de trabalhar durante o período noturno. De acordo com a Constituição Federal, a jornada de trabalho dos jovens entre 14 a 18 anos deve ser somente durante o período diurno e os que infringirem essa lei estão sujeitos a multa.
Explicação:
Os menores de 18 anos, independentemente do sexo, são proibidos de trabalhar durante o período noturno. De acordo com a Constituição Federal, a jornada de trabalho dos jovens entre 14 a 18 anos deve ser somente durante o período diurno e os que infringirem essa lei estão sujeitos a multa.
2) No tocante ao salário e remuneração, é INCORRETO, afirmar:
As comissões, percentagens, gratificações ajustadas e diárias para viagem que excedam 50% do salário integram a remuneração do empregado.
O pagamento de salário efetuado em moeda estrangeira, mesmo que acordado entre as partes, é considerado como não feito.
Não é considerado salário-utilidade o vestuário e os equipamentos fornecidos ao empregado e utilizado no local de trabalho para a prestação do serviço.
Em caso de dano causado pelo empregado por culpa, o desconto salarial será lícito independentemente da anuência do empregado.
Quando o pagamento for estipulado por mês, este deverá ser efetuado até o 5° dia útil subsequente ao vencido.
3) São requisitos obrigatórios para a configuração da equiparação salarial:
( ) que o empregador tenha pessoal organizado em quadro de carreira,
(x ) identidade de função, trabalho de igual valor, mesma localidade e mesmo empregador
( )identidade de função, mesmo chefe, mesmo empregador, mesma idade, mesmo sexo e mesma nacionalidade
( )mesmo sexo, trabalho de igual valor, mesma nacionalidade e mesmo empregador
( ) mesma idade, mesma localidade, idêntica função e mesma nacionalidade
Explicação:
 Gabarito - Sendo idêntica a função, a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, na mesma localidade, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, nacionalidade ou idade, entre pessoas cuja diferença de tempo de serviço não for superior a 2 anos (art. 461 da CLT).
4) Uma empresa com atividade insalubre, através de perícia feita por médico do trabalho, constatou que era devido o pagamento de adicional de insalubridade aos seus empregados, pelo grau máximo. Marque a opção que estabelece o percentual máximo do adicional de insalubridade:
15%
20%
10%
40%
50%
Explicação:
O exercício de trabalho em condições insalubres, acima dos limites de tolerância estabelecidos pelo Ministério do Trabalho, assegura a percepção deadicional respectivamente de 40% (quarenta por cento), 20% (vinte por cento) e 10% (dez por cento) do salário-mínimo da região, segundo se classifiquem nos graus .
5) Não se pode dizer que a flexibilização das normas trabalhistas
depende de negociação coletiva
consiste na desregulamentação integral do Direito do Trabalho, passando as partes diretamente a estabelecer as condições de trabalho
é admitida, constitucionalmente, apenas para as hipóteses de remuneração e jornada de trabalho
só é possível através de convenções ou acordos coletivos
supõe redução dos direitos trabalhistas legalmente assegurados
Explicação:
Explicação: é um princípio de proteção do empregado, um princípio que no qual constitui a essência do direito do trabalho e em torno do qual se estruturou e se organizou em todo o sistema jurídico trabalhista. A flexibilizaçãodo Trabalho é um processo de adaptação das normas trabalhistas à realidade.
Significado de Flexibilidade/flexibilização : Pode significar mera adaptação através de leis mais elásticas, ou até desregulamentação, com substituição da norma estatal pela convenção coletiva ou individual¿. . Deve ser valorizada a flexibilização como avanço no trato das relações trabalhistas, mas não se pode negar a necessidade de manutenção de direitos que foram alcançados após décadas de lutas". Poder-se-ia afirmar em um primeiro momento, que a flexibilização das normas trabalhistas contesta a rigidez do Direito do Trabalho.
6) No que diz respeito aos dispositivos legais que disciplinam o trabalho noturno, é correto afirmar:
Considera-se trabalho noturno o executado entre as vinte e uma horas de um dia e as cinco horas do dia seguinte, no meio urbano.
Considera-se trabalho noturno o executado entre as vinte e uma horas de um dia e as cinco horas do dia seguinte, na lavoura.
A hora do trabalho noturno será computada como de cinquenta e dois minutos e quarenta segundos.
O trabalho noturno urbano, salvo nos casos de revezamento semanal ou quinzenal, terá remuneração superior à do diurno e, para esse efeito, sua remuneração terá um acréscimo de 25%.
O trabalho noturno rural, terá remuneração superior à do diurno e, para esse efeito, sua remuneração terá um acréscimo de 20%.
Explicação:
Explicação: O adicional noturno, pago ao empregado, é devido em razão do trabalho desenvolvido em horário noturno, uma vez que tal condição configura um desgaste do trabalhador que exerce suas atividades em horário em que se normalmente estaria em repouso.
Considera-se noturno, nas atividades urbanas, o trabalho realizado entre as 22:00h de um dia às 05:00h do dia seguinte e nas atividades rurais, considera-se noturno o trabalho executado na lavoura, entre 21:00h de um dia às 05:00h do dia seguinte, e na pecuária, entre 20:00h de um dia às 04:00h do dia seguinte.
7) O trabalho em condições de periculosidade assegura ao empregado um adicional sobre o salário sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa. O percentual do adicional de periculosidade é de
20%
10%
50%
30%
40%
8) Conceituando doutrinariamente salário sendo todo pagamento feito diretamente pelo empregador ao empregado, como contraprestação do serviço feito ou da mão de obra colocada à disposição. Podendo ser pago é dinheiro ou bens, e existindo três formas de pagamentos fixo , Variável ou Misto. Sendo, assim, quais as parcelas que integram o salário diretamente?
Gratificações ajustadas, Diárias para viagem ou que exceda a 50% do salário e adicional de serventia;
Gratificações ajustadas, Diárias para viagem ou que exceda a 50% do salário e Abonos
Gratificações ajustadas, Diárias para viagem ou que exceda a 50% do salário e adicional noturno;
Gratificações ajustadas, Diárias para viagem ou que exceda a 50% do salário e adicional de Periculosidade.
Gratificações ajustadas, Diárias para viagem ou que exceda a 50% do salário e adicional de insalubridade.
Explicação:
Explicação: CLT - Decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943
Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho.
Art. 457 - Compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamentepelo empregador, como contraprestação do serviço, as gorjetas que receber. (Redação dada pela Lei nº 1.999, de 1.10.1953) (Vide Lei nº 13.419, de 2017)
§ 1o Integram o salário a importância fixa estipulada, as gratificações legais e as comissões pagas pelo empregador. (Redação dada pela Lei nº 13.467, de 2017)
§ 1º Integram o salário a importância fixa estipulada, as gratificações legais e de função e as comissões pagas pelo empregador. (Redação dada pela Medida Provisória nº 808, de 2017)
(Vigência encerrada)
§ 1o Integram o salário a importância fixa estipulada, as gratificações legais e as comissões pagas pelo empregador. (Redação dada pela Lei nº 13.467, de 2017)

Mais conteúdos dessa disciplina