Buscar

Sistema Gastrointestinal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Sistema Gastrointestinal:
	Os conteúdos ingeridos passam pela boca, esôfago, estômago, intestino delgado (duodeno, jejuno e íleo), intestino grosso e sai do corpo através do ânus. Outros órgãos também atuam no sistema gastrointestinal como glândulas exócrinas. Podem ser listados: As próprias glândulas salivares, o fígado, juntamente com a vesícula biliar e o pâncreas. A barreira gastrointestinal representa uma barreira através da qual os nutrientes devem ser absorvidos. Após a absorção de nutrientes, o sangue desse sistema é conduzido até o fígado, onde são processados, antes de entrar na circulação geral. O fígado, então, age como um grande sistema imunológico e detoxificante.
	O bolo alimentar é movimentado após a deglutição através de contrações peristálticas. A chegada dessas ondas faz com que os esfíncteres se relaxem, permitindo a passagem do conteúdo gastrointestinal.
	As secreções gastrointestinais lubrificam esse quimo e ajudam a digerir os alimentos. A boca secreta amilase salivar, o estômago secreta HCL, o fígado secreta bile (armazenada na vesícula biliar) e o pâncreas suco pancreático (exocrinamente) e insulina e glucagon (endócrinamente).
	A velocidade e a intensidade do esvaziamento gástrico se ajustam à capacidade do processamento do duodeno. O principal papel da regulação intrínseca é limitar a passagem da dieta ingerida para o duodeno a uma quantidade que possa ser completamente digerida e absorvida. Logo, o estômago é um órgão de armazenamento e o duodeno é o principal sítio de digestão e absorção. 
	A regulação extrínseca se dá através da inervação. Os nervos simpáticos contraem os vasos sanguíneos do sistema gastrointestinal, o que geralmente faz diminuir as secreções glandulares, inibindo também o peristaltismo e consequentemente contraindo determinados esfíncteres. 
	A absorção desses alimentos se dá nos intestinos (delgado e grosso). O conteúdo não absorvido e as secreções deixam o corpo pelo ânus.
4.1 Motilidade Gastrointestinal:
	A motilidade gastrointestinal se dá, após a deglutição, de maneira completamente involuntária, porém coordenada. Essa coordenação é necessária já que a contração simultânea das camadas musculares circulares e longitudinal não gera movimento do bolo alimentar.
	O peristaltismo é o principal meio de movimentação do bolo alimentar e posteriormente do quimo. O peristaltismo é uma onda de contração organizada que impulsiona o conteúdo em um mesmo sentido (aboral).
	A mastigação mistura o alimento com o muco salivar, o que subdivide o alimento e expõe o amido ao processo digestivo, logo, facilita o processo digestório.
	A entrada do bolo alimentar na faringe desencadeia o processo de deglutição, através da estimulação de receptores táteis. A onda peristáltica (única) força a passagem do alimento do esfíncter esofágico superior para o esôfago. Após a passagem do alimento, o esfíncter esofágico inferior se contrai evitando o refluxo do conteúdo gástrico.
	No estômago, o alimento fica armazenado, sem ser misturado, no corpo do estômago por até 1hr. Durante esse período, os alimentos são separados de acordo com a sua densidade, provocando uma sequencia de esvaziamento. São passados em sequencia do estômago para o duodeno: líquidos, sólidos e, por fim, lipídios.
	Após o alimento ingerido ser misturado às secreções gástricas, este passa a se chamar quimo. Durante a passagem do quimo para o duodeno o esfíncter pilórico se relaxa, deixando apenas uma pequena quantidade passar e se contrai novamente, evitando ainda regurgitação do conteúdo duodenal de volta ao estômago.
	O controle de feed back negativo produz o balanceamento da intensidade e da velocidade de entrada de quimo e da capacidade do duodeno de digerir e absorver este. O duodeno e o jejuno são os principais locais de digestão e absorção de nutrientes. Logo, esta é a etapa mais demorada do processo digestivo, onde o quimo leva de 2 a 4 horas para se mover através dos 5 metros de intestino delgado.
	O intestino grosso reabsorve sair e água, através de todas as suas partes (ceco, colo ascendente, colo transverso e colo descendente). Logo, o aumento da motilidade diminui a absorção de água, podendo causar diarreias ou fezes aquosas. O inverso acontece quando há comprometimento da motilidade (constipação). 
	Antes da defecação o reto se enche depois da movimentação da massa. Enquanto este se enche, o esfíncter anal interno se relaxa e o esfíncter anal externo se contrai por um mecanismo reflexo. O enchimento do reto causa urgência em defecar, porem o ato só acontece de forma voluntária, através do relaxamento do esfíncter externo e do músculo puborretal. A defecação é facilitada, ainda, pelo aumento da pressão abdominal.
4.2- Secreções Gastrointestinais:
	As secreções gastrointestinais digerem os alimentos para facilitar a digestão e absorção, sendo reguladas por uma série de feed back hormonais e neurais, o que evita autodigestão. A amilase digere carboidratos, proteases, proteínas e lípase, lipídios.
	O ácido gástrico pode lesar o duodeno e, por isso, o pâncreas secreta HCO3-, que neutraliza o ácido gástrico, protegendo, então, a mucosa duodenal. 
4.3- Cinco Pontos Principais:
4.3.1- A principal função do sistema gastrointestinal é a de digerir e absorver a dieta. A dieta mista contém formas complexas de carboidratos, proteínas e gorduras que são degradadas antes de serem absorvidas.
4.3.2- Em geral, o esfíncter pilórico separa os componentes de armazenamento do estômago dos componentes digestivos.
4.3.3- O conteúdo gastrointestinal deve ser absorvido através da camada de células epiteliais ou sairão do corpo, nas fezes.
4.3.4- A regulação intrínseca é feita pelos Nn. Entéricos e pelo controle de feed back negativo, por meio da liberação de vários hormônios gastrointestinais.
4.3.5- A regulação extrínseca é feita, basicamente, pelo ramo parassimpático do sistema nervoso autônomo.

Outros materiais