Buscar

Estética da Imagem - Avaliando Aprendizado 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201702116172)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A estética pode ser compreendida como uma ciência geral dos símbolos, projeto próximo ao de uma semiologia.
		
	
	A afirmação acima não se aplica, pois Benedetto Croce, em seu projeto Estética (1901) mostra que não há como relacionar estética e semiologia.
	 
	A afirmação acima está correta e tal relação fora feita no início do século XX por Benedetto Croce.
	
	A afirmação acima está incorreta afinal estética e símbolos não tem relação alguma.
	
	A afirmação acima está incorreta pois semiologia, como ciência geral dos símbolos, não tem como ser compreendida com estética.
	
	A afirmação acima está correta apenas com a correção de que semiologia não tem nada haver com ciência geral dos símbolos.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201702086464)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Observe a imagem abaixo:
 
Esta imagem pode servir como ponto de partida para você refletir sobre os signos na imagem. Segundo Peirce podemos classificar as imagens em três categoria, ícone, símbolo e índice. E uma mesma imagem pode agregar a todas as três. A fotografia de uma pomba acima, tanto pode significar apenas uma pomba pousou no chão de areia, quanto pode simbolizar a paz. Se vier com uma legenda, com certeza mudará o sentido, pois poderá ser uma foto documentando uma pomba doente caída no chão.
 
Sobre a imagem como símbolo podemos afirmar que:
		
	
	O símbolo sempre mantém relação direta com o referente, é análogo ao objeto representado.
	
	A semelhança do signo simbólico com o objeto representado é fundamental para a mensagem ser compreendida.
	 
	A imagem como símbolo é representação de algo (concreto ou abstrato), algo convencionado, aprendido.
	
	O símbolo é um signo natural e tem relação com uma contiguidade física e temporal.
	
	Uma fotografia, por ser mimética, nunca poderá ser simbólica.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201702917541)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os meios técnicos de reprodução da Arte a transforma num tipo de expressão totalmente diferente, pois retira a originalidade da performance, acaba com a unicidade da obra e promove a separação do autor com a obra. Considerando a afirmação acima, marque V ou F:
		
	 
	As imagens produzidas a partir dos meios técnicos de reprodução são as imagens relacionadas ao paradigma pós-fotográfico, já que as novas tecnologias possibilitam a geração de imagens por computador.
	 
	Antes do advento dos meios técnicos de reprodução, a Arte era objeto de um tipo de contemplação quase sagrada, devido a sua natureza única e original.
	 
	Walter Benjamin, pensador da Escola de Frankfurt, por meio do texto ¿A Obra de Arte na Era de sua Reprodutibilidade Técnica¿ buscou mostrar o impacto das tecnologias de reprodução sobre os bens simbólicos.
	 
	A afirmação está relacionada com a visão de Jacques Aumont sobre as novas tecnologias de reprodução de imagem. Em acordo com o autor, tais tecnologias elevam a imagem a um novo patamar de significação, já que possibilitam a circulação de imagens em escala social.
	 
	A afirmação está relacionada com a teoria que trata da perda da ¿aura¿ da Arte.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201702917669)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Podemos afirmar que a imagem analógica é mimética, ou seja, imita a realidade?
		
	 
	Não, porque mesmo a analogia depende de uma linguagem para que a impressão de imitação seja possível. Se considerarmos linguagens e impressões da realidade, não há imitação, e sim construção da realidade.
	
	Sim, porque se a analogia aponta para aquilo que é igual, a imagem analógica pode ser considerada uma imitação da realidade
	
	Sim, porque tanto a analogia quanto a mimese são ideais de representação por semelhança e apenas as artes visuais possibilitam a representação do mundo por semelhança.
	
	Não, porque a mímese representa uma escola das vanguardas artísticas do século XX, portanto, não se configura como imitação, e sim representação da realidade.
	
	Sim, mas apenas se considerarmos que a mímese se dá por meio de uma imagem fotográfica, já que apenas a fotografia possibilita o registro verídico da realidade.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201702792888)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre os domínios da imagem esboçado por Santaella e Winfrid Noth, é possível afirmar que: I. Um deles é o domínio das imagens mentais, imaginadas; II. Um deles é o domínio das imagens diretamente perceptíveis (que se compõem no aparelho ocular-cerebral); III. Um deles é o domínio das imagens como representações visuais (desenhos, pinturas, gravuras, fotografias, imagens cinematográficas, televisivas, holográficas e infográficas); IV. Que só existem apenas um domínio, o das representações visuais. Assinale a alternativa que correta abaixo:
		
	
	Todas estão corretas.
	
	Todas estão incorretas.
	
	Somente a alternativa IV está correta.
	 
	Somente a alternativa IV está incorreta.
	
	Somente a alternativa III e IV estão corretas.

Outros materiais