A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
16 pág.
Respostas Avaliação

Pré-visualização | Página 1 de 4

TEORIA DA IMAGEM
A respeito do funcionamento semiótico geral do verbal e do visual, marque a alternativa que apresenta corretamente tal caracterização.
e) O texto verbal e o texto visual são amplamente polissêmicos, ambos dependendo fundamentalmente do contexto.
A respeito das relações entre o verbal e o visual, marque a alternativa correta.
e) A discrepância se manifesta quando a imagem se apresenta em relação de contradição com o texto escrito.
"É pela força de uma ideia que o _________ se relaciona ao seu objeto. Assim, a sua relação com o objeto se dá por meio de uma mediação, geralmente uma associação de ideias". A qual tipo de signo essa afirmação faz referência? Marque a alternativa correta.
b) símbolo
A respeito das relações de referência indexicais entre a palavra e a imagem, marque a alternativa correta.
c) Na ancoragem, a interpretação da imagem está fundamentada pelo texto verbal.
A respeito das relações da palavra com a imagem, marque a alternativa correta.
b) A relação de verdade/falsidade trata do que é considerado conforme ou não na interação entre texto verbal e texto visual.
Com relação ao espectador da imagem, assinale a alternativa correta.
d) O espectador é um sujeito ativo da imagem porque a constrói quando a observa e a contempla.
Como é caracterizado o processo de percepção da imagem pelo espectador?
a) O processo de percepção se caracteriza por um conjunto de expectativas tecido sobre a imagem.
Durante o processo interpretativo da imagem, é possível observar que ______________ é o distanciamento necessário para que haja um ponto de apoio fora do espectador, o qual permita que este não projete-se de forma exagerada na imagem. Tal ação é conhecida como _______________.
Complete as lacunas com as alternativas corretas:
Exotopia e tendência projetiva.
Com relação ao processo de investimento que o espectador elabora no seu encontro com a imagem, assinale a alternativa correta.
d) O reconhecimento é um trabalho complexo que vai além de reconhecer algo em uma imagem.
Com relação à experiência perceptiva do espectador da imagem, assinale a alternativa correta.
b) O caráter instantâneo do tempo-espaço passou a constituir a relação com a imagem mediada.
Qual das alternativas a seguir caracteriza corretamente a imagem?
e) A imagem é uma linguagem que apresenta especificidade e valor próprio.
Assinale a alternativa correta quanto aos elementos básicos que constituem a imagem.
d) Os elementos morfológicos, os quais constituem o ponto, a linha, o plano, a textura, a cor, a forma e o tom, apresentam a característica da espacialidade.
Assinale a alternativa correta quanto aos elementos morfológicos que constituem a imagem.
c) O plano, que é um elemento morfológico, corresponde à superfície em que se organiza a representação da imagem.
Assinale a alternativa correta quanto aos elementos dinâmicos que constituem a imagem.
b) O movimento, que é um elemento dinâmico, se dá também em imagens fixas e estáticas.
Assinale a alternativa correta quanto aos modos ou funções das imagens.
d) O modo simbólico se dá em imagens que representam uma relação ideológica com os objetos e o mundo.
Quais as relações estabelecidas entre os registros elaborados pela Psicanálise e os paradigmas da imagem? Marque a alternativa CORRETA.
e) O paradigma pré-fotográfico está para o imaginário, o paradigma fotográfico está para o real e o paradigma pós-fotográfico está para o simbólico.
Como se caracterizam as relações estabelecidas entre os registros elaborados pela Psicanálise e os paradigmas da imagem? Marque a alternativa CORRETA.
c) A relação da imagem pré-fotográfica com o imaginário é idílica e conflituosa; a relação da imagem fotográfica com o real é de captura de um fragmento no tempo-espaço; e a relação da imagem pós-fotográfica com o simbólico é marcada pela dimensão do olhar da lei, da cultura, da estrutura, da linguagem.
Em qual paradigma se encontra a imagem a seguir? Marque a alternativa com a justificativa CORRETA. 
b) A imagem se encontra no paradigma pré-fotográfico, uma vez que nela observamos a presença do corpo do sujeito - com a mão e o seu olhar - durante a representação visual da lâmpada.
Acerca da interpretação da imagem como mais ou menos real, qual das alternativas citadas abaixo apresenta a categoria conceitual fundamental para interpretar a imagem?
d) Contexto.
A respeito da relação entre imagem e "real", marque a alternativa CORRETA.
e) A modalidade da imagem é um aspecto que se relaciona com a credibilidade da representação.
Analise as alternativas a seguir a respeito dos pontos de vista sobre o imaginário e assinale a correta.
b) Para as teorias funcionalistas, estruturalistas, hermenêuticas, fenomenológicas e cognitivistas, imaginário e símbolo são diferentes de acordo com as relações que estabelecem entre os termos.
Para Sartre, existem três modalidades de consciência: a perceptiva, a reflexiva e a imaginante. Sobre esse assunto, é verdadeiro afirmar que:
d) a imagem é um ato da consciência imaginante, produto de uma atividade consciente; é o modo como um objeto se oferece à consciência.
Segundo o ponto de vista de Gilbert Durand (1989):
e) o imaginário é “o conjunto das relações de imagens que constituem o capital pensado do homo-sapiens”.
De acordo com Peirce, todo fenômeno pode ser classificado em três categorias, denominadas “primeiridade”, “secundidade” e “terceiridade”; elas fazem referência às três fases operativas do processo de percepção dos signos. A respeito desse assunto, qual é a alternativa correta?
b) A primeiridade é a percepção primária, está relacionada ao sentir. O signo é percebido pelos elementos vinculados à emoção, sensação e sentimento, tais como as cores, formas e texturas.
De acordo com Joly (199, interpretar uma imagem significa:
e) que não é compreender a mente do autor, mas sim entender quais são as possíveis significações dentro do contexto, separando o que é pessoal do que é coletivo.
Assinale abaixo a resposta correta sobre a prática de leitura de imagens, levando em consideração as afirmações feitas por Santaella (201:
c) A prática da leitura não é restrita a elementos verbais, mas aos signos de uma forma geral, inclusive às imagens.
Conforme Santaella (2012), a imagem possui diversos territórios. Assinale abaixo a opção que possui todos os territórios da imagem:
b) Imagens mentais, imagens diretamente perceptíveis, imagens como representações visuais, linguagens verbais e imagens ópticas.
Dentro dos territórios da imagem, as representações visuais são consideradas interessantes para análise de um ponto de vista da semiótica da imagem. Marque a alternativa que define o que são representações visuais.
e) Imagens que são criadas e reproduzidas pelo homem na sociedade em que está inserido. São imagens artificiais, mas que também são percebidas pelo homem, por exemplo, fotografia e vídeo.
Segundo Umberto Eco, na Teoria da Semiótica, quando os fenômenos são utilizados para mentir, eles podem ser objeto de interesse da semiótica (SANTAELLA & NOTH, 1997): esse é o caso das imagens. Santaella e Noth (1997) também abordam a questão da verdade e da mentira nas imagens. Para os autores, a questão tem um aspecto:
a) Semântico, sintático e pragmático.
Conforme Martins (201, uma mensagem visual pode tanto ser verdadeira como falsa (MARTINS, 2013). Levando em consideração a questão do evidente e do oculto na fotografia, marque a afirmação correta.
e) A fotografia pode tanto passar a ideia de verdade como de falsidade, isso vai depender do que é dito ou descrito acerca do que ela representa.
Santaella e Noth abordam o desenvolvimento da imagem a partir de três momentos marcantes, que denominam de paradigmas da imagem. Quais são esses paradigmas?
b) Pré-fotográfico, fotográfico e pós-fotográfico.
Conforme Alves (2007), a imagem é o mais antigo registro que temos da história humana. Com que funcionalidade a ela surgiu na Pré-história?
a) A imagem surgiu como uma necessidade do homem de se comunicar e como uma descoberta da sua capacidade

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.