Buscar

AD1 Geo2 2018.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Primeira Avaliação A Distância (AD1) - 2018.2
Geografia na Educação II
Coordenador: Prof. Clézio dos Santos
Prazo para envio: até 19 de agosto (domingo)
Questão 1 – Faça um breve texto explicativo relacionando a concepção de arquipélago brasileiro e a formação do território brasileiro atual. (4,0)
A expansão territorial brasileira começou a ser mais observada a partir da divisão dos arquipélagos (ilhas). O termo arquipélago foi muito utilizado para assinalar os processos iniciais de constituição do território. As regiões do Brasil colônia que foram palco da produção agroexportadora se mantiveram sob o domínio do poder central da metrópole portuguesa. Seria, antes de tudo, um arquipélago geográfico, já que não existiam ligações entre as regiões, que viviam em relativo isolamento. Conforme as atividades econômicas passavam por mudanças, surgiam novas cidades, distantes umas das outras, desenhando assim o cenário do país. Expandindo o país de forma desigual, sem muita articulação ou coordenação.
Questão 2 – Descreva brevemente como se deu o processo de industrialização no Brasil e aponte duas consequências espaciais importantes resultantes desse processo. (4.0)
O processo de Industrialização do Brasil se deu de forma tardia, acontecendo no final do seculo XIX e inicio do seculo XX, cerca de 100 anos depois de alguns Países Europeus. Nessa época a produção de café era a principal atividade do País e a Industrialização começou nos estados do RJ e SP com fábricas de tecidos, calçados e outros artigos simples. 
Mais tarde, com os incentivos do Governo Vargas e com a 2ª Guerra Mundial o Brasil aumentou sua produção industrial, importando muito para países que estavam se reerguendo. Mas ainda assim, a concentração das indústrias ainda estavam no sudeste do Brasil, provocando uma desigualdade econômica e espacial por todo Pais. 
Esse processo apresentou vários aspectos tanto positivos como também negativos. Posso citar dois exemplos de aspectos positivos:
- O Brasil deixou de ser dependente das exportações de produtos agrícolas;
- Os salários nas indústrias, com o tempo, ficaram mais atrativos do que no campo;
E como aspectos negativos posso citar:
- Aumentou o êxodo rural, criando uma alta concentração populacional nas grandes cidades. Gerando problemas sociais (falta de moradia, aumento da violência, etc.);
- Aumentou o nível de poluição do ar gerado pelas indústrias, que foram responsáveis, principalmente no século XX, pelo aumento da poluição de rios e contaminação dos solos.
Questão 3 – Que tipo de agricultura (familiar ou empresarial) produz para o mercado interno? Descreva sua relevância e desafios (2,0) 
Nossa realidade hoje é que 70% dos alimentos consumidos no mercado interno são da agricultura Familiar, pois com melhores condições de crédito e a ampliação de mercado, se pode gerar mais emprego no campo evitando assim o êxodo rural, sem contar a questão dos agrotóxicos que não são tão utilizados nesse tipo de cultivo. 
Quem não é do meio rural geralmente é pouco informado sobre o papel da agricultura familiar em suas vidas e desconhece sua a importância. Existem ainda vários desafios que ainda precisam ser vencidos, como a distribuição de renda no campo e fixação do pequeno agricultor, a universalização do crédito e a transferência de tecnologia às propriedades familiares.
 A agricultura familiar assume um papel fundamental de empregadora de uma considerável parcela da população rural, sendo geradora e distribuidora de ocupação e renda.

Outros materiais