Buscar

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM aula 2

Prévia do material em texto

1a Questão 
	
	
	
	
	Pedro é gestor de uma unidade educativa localizada na região metropolitana de São Paulo. Todo ano, Pedro investe em formação continuada dos seus professores como forma de melhorar qualitativamente as relações de aprendizagem no colégio. Este ano o tema da formação foi: A Psicologia de Vygotsky e sua concepção de desenvolvimento. O professor que trabalhar fundamentado nos postulados de Vygotsky verá o desenvolvimento da criança como: 
		
	
	Um processo que independe da aprendizagem.
	
	Um processo de maturação que antecede a aprendizagem escolar.
	
	Uma apropriação ativa do conhecimento existente na sociedade em que a criança vive, integrando ao seu pensamento o conhecimento e sua cultura.
	
	Um processo ativo no qual o dom que a criança traz consigo será posto em prática.
	
	Um processo que desqualifica a cultura proveniente das camadas populares, pois gera o empobrecimento intelectual da criança.
	
Explicação: 
A abordagem de Vygotsky é sócio cultural, sócio histórica; logo, predominância desse fator sobre o biológico,  conforme Piaget considera.
	
	 
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	De acordo com as teorias behavioristas, escolha a alternativa CORRETA:
		
	
	O conhecimento é resultado de objetivos e estímulos comportamentais preestabelecidos.
	
	O que mais influencia na aprendizagem humana é a história do sujeito.
	
	O desenvolvimento e a aprendizagem são de base inata e biológica. 
	
	A aprendizagem é, sobretudo, determinada pela herança genética.
	
	O conhecimento é construído a partir das experiências culturais do sujeito.
	
Explicação: 
O aprendizado se dá a partir de reforços positivo e negativo; nessa perspectiva comportamental está em "jogo" o aprendizado mecânico, de fora para dentro, sendo o comportamento do indivíduo controlado pelo meio.
	
	 
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	(TJ-SE, 2009) B. F. Skinner definiu a personalidade como: MARQUE A INCORRETA
		
	
	comportamentos observáveis.
	
	Id, ego e superego
	
	conjunto dos comportamentos reflexos e de estímulos respondentes.
	
	tábula rasa.
	
	produto de condicionamentos.
	
Explicação: 
Id, ego e superego diz respeito a formação da personalidade para a psicanálise.
	
	 
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	Um ratinho foi colocado na ¿caixa de Skinner¿ ¿ um recipiente fechado no qual encontrava apenas uma barra. Esta barra, ao ser pressionada por ele, acionava um mecanismo que lhe permitia obter uma gotinha de água, que chegava à caixa por meio de uma pequena haste. Este experimento se refere a um condicionamento por: 
		
	
	reforço positivo
	
	punição 
	
	punição negativa
	
	reforço negativo 
	
	extinção 
	
Explicação: 
Reforço positivo pois a água (satisfação de necessidade básica do animal) representa esse reforço para repetir a ação.
	
	 
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	Sobre o construtivismo sequencial, Piaget afirma que a construção da inteligência ocorre em etapas sucessivas com complexidades crescentes, encadeadas umas as outras. Podemos afirmar sobre o ESTÁGIO DA OPERAÇÕES FORMAIS que:
		
	
	Desenvolvimento da capacidade para construir sistemas e teorias abstratos , para formar e entender conceitos abstratos: do pensamento concreto sobre coisas do passado para o pensamento abstrato, ¿hipotético-dedutivo¿, isto é, o indivíduo se torna capaz de chegar a conclusões a partir de hipóteses. 
	
	Desenvolvimento do pensamento lógico sobre coisas concretas; compreensão das relações entre coisas e capacidade para classificar objetos; superação do egocentrismo da linguagem; aparecimento das noções de conservação de substância, peso e volume.
	
	Desenvolvimento da lacuna entre o que as crianças já são capazes de fazer e o que não estão totalmente prontas para fazer sozinhas. 
	
	Desenvolvimento da linguagem com três consequências para a vida mental: a) socialização da ação, com trocas entre os indivíduos. b) desenvolvimento do pensamento, a partir do pensamento verbal: finalismo (porquês), animismo e artificialismo. c)desenvolvimento da intuição. 
	
	Desenvolvimento da consciência do próprio corpo, diferenciado do restante mundo físico. Desenvolvimento da inteligência em três estágios: reflexos de fundo hereditário, organização das percepções e hábitos e inteligência prática.
	
Explicação: 
Desenvolvimento da capacidade para construir sistemas e teorias abstratos , para formar e entender conceitos abstratos: do pensamento concreto sobre coisas do passado para o pensamento abstrato, ¿hipotético-dedutivo¿, isto é, o indivíduo se torna capaz de chegar a conclusões a partir de hipóteses.
	
	 
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	Ao tratar da questão da significação, Vygotsky afirma que nos primeiros meses de vida: 
		
	
	a criança busca, a partir de seu agir, expressar suas necessidades, o que será interpretado pelo outro que está próximo e essa interpretação da vontade da criança pelo outro atribui significação a essa ação e posteriormente a criança construirá para si uma representação da interpretação dada pelo outro. 
	
	a criança define o significado da ação e esse significado é apropriado pelo adulto. 
	
	a criança é integra no seu contexto,e representa um vazio no seu significado de interpretações.
	
	o outro atribui para a ação da criança um significado que é externo ao significado construído pela criança. 
	
	o agir da criança é vazio de significado tanto para ela como para o outro que está próximo.
	
Explicação: 
a criança busca, a partir de seu agir, expressar suas necessidades, o que será interpretado pelo outro que está próximo e essa interpretação da vontade da criança pelo outro atribui significação a essa ação e posteriormente a criança construirá para si uma representação da interpretação dada pelo outro
	
	 
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	(Concurso Prefeitura de Niterói - 2003 - Prof Educação Infantil) Sobre os postulados teóricos de Piaget e Vygotsky, podem ser consideradas corretas as afirmações contidas em:
		
	
	Piaget defende uma perspectiva construtivista do conhecimento, enquanto Vygotsky defende uma concepção inatista do desenvolvimento;
	
	Piaget define o desenvolvimento como um processo de equilibrações regressivas, ao passo que Vygotsky postula a formação social da mente;
	
	Piaget é um teórico construtivista por defender a ideia de construção do conhecimento, enquanto Vygotsky revela-se como teórico interacionista por fundamenta-se nas noções de equilíbrio e estrutura;
	
	Piaget sustenta que a construção do conhecimento procede do social para o individual, ao passo que Vygotsky explicita a importância da mediação simbólica nos processos de aprendizagem;
	
	Piaget define o desenvolvimento como um processo de equilibração progressiva, enquanto Vygotsky atribui à linguagem um papel fundante no psiquismo humano.
	
Explicação: Piaget define o desenvolvimento como um processo de equilibração progressiva, enquanto Vygotsky atribui à linguagem um papel fundante no psiquismo humano.
	
	 
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	Sobre a construção do conhecimento, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) Segundo a teoria piagetiana, no processo de formação dos conceitos científicos, as formas culturais internalizam-se durante o desenvolvimento dos indivíduos e é o material simbólico que possibilita sua relação com os objetos do conhecimento. ( ) Pode-se afirmar que tanto Vygotsky quanto Piaget, em suas teorias, deram destaque à atividade do sujeito na aquisição do conhecimento e ao qualitativo das mudanças no desenvolvimento. ( ) Analisando o processo de desenvolvimento da escrita na criança,Vygotsky assevera que a mecânica de ler o escrito, estimulada nas escolas, conduz necessariamente ao domínio da linguagem escrita. ( ) É correto afirmar que as ideias de Piaget sobre o desenvolvimento da criança centraram-se tão somente na teoria da equilibração das estruturas cognoscitivas, desconsiderando os fatores sociais que incidem no desenvolvimento e que surgem mais tardiamente na obra de Vygotsky. 
		
	
	F/ F/ V/ V
	
	F/ V/ F/ V 
	
	F/ V/ F/ F 
	
	V/ F/ F/ V 
	
	V/ V/ V/ F 
	
Explicação: 
Segundo a teoria piagetiana, no processo de formação dos conceitos científicos, as formas culturais internalizam-se durante o desenvolvimento dos indivíduos e é o material simbólico que possibilita sua relação com os objetos do conhecimento FALSO POIS QUEM FALA EM CULTURA É VYGOTSKY 
Pode-se afirmar que tanto Vygotsky quanto Piaget, em suas teorias, deram destaque à atividade do sujeito na aquisição do conhecimento e ao qualitativo das mudanças no desenvolvimento VERDADEIRO, POIS, DE FATO, AMBOS SÃO REPRESENTANTES DO CONSTRUTIVISMO E CONSIDERAM O PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM DETRIMENTO DO PRODUTO FINAL, DO QUANTITATIVO
Analisando o processo de desenvolvimento da escrita na criança, Vygotsky assevera que a mecânica de ler o escrito, estimulada nas escolas, conduz necessariamente ao domínio da linguagem escrita FALSO, POIS VYGOTSKY NÃO FALARIA NA MECÂNICA, NO APRENDIZADO MECÂNICO, AUTOMÁTICO
 É correto afirmar que as ideias de Piaget sobre o desenvolvimento da criança centraram-se tão somente na teoria da equilibração das estruturas cognoscitivas, desconsiderando os fatores sociais que incidem no desenvolvimento e que surgem mais tardiamente na obra de Vygotsky FALSO, POIS PIAGET CENTRA SEUS ESTUDOS NOS ESTÁGIOS COGNITIVOS E AMBOS CONSIDERAM O SOCIAL, PIAGET O SOCIAL IMEDIATO E VYGOTSKY O SOCIAL MAIS AMPLO.

Continue navegando