Buscar

Teoria Geral da Administração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Faculdade de Administração Teoria Geral da Administração
RELATÓRIO FINAL – PROBLEMA nº 02 Data:    13  /  03   /  14  
	Equipe nº 01
Sala: H15-08
 Noturno
	Nome e último sobrenome
	Papel
	RA
	
	Ramon Frias
	Coordenador
	14117030
	
	Gabriela Cremasco
	Porta-voz
	14168777
	
	Amanda Alegre
	Redator
	14118194
	
	Rafael Wagner
	Membro
	14651624
	
	Thalita Silva
	Membro
	14653026
	
	Joyce Almeida
	Membro
	14648067
PROBLEMA, TÓPICOS DE PESQUISA E PLANOS DE ESTUDO
O problema identificado pela equipe foi “Desmotivação”. Definimos que as questões a serem pesquisadas seriam: Práticas de liderança, administração de conflitos organizacionais e assédio moral. O grupo teve como material de pesquisa apenas livros e artigos da biblioteca da universidade. Todos os integrantes do grupo contribuíram com as pesquisas e comentários referente às citações pesquisadas.
CONCEITOS RELEVANTES
Segundo Maximiano (2009) liderança é um tipo de habilidade que pode ser desenvolvida por meio de educação, treinamento e experiência. Uma das principais características dos líderes é a comunicação. Portanto, um dos requisitos básicos para um líder é a capacidade de transmitir sua mensagem de modo inspirador e motivador para seus liderados.
Conforme a evolução dos estudos de liderança surgiram dois modos de liderar: a liderança orientada para as tarefas e a liderança orientada para as pessoas, sendo que o primeiro é um modelo autocrático e o segundo é modelo democrático. O modo de liderança orientada para as tarefas tem como foco o cumprimento de prazos, manter qualidade do serviço, economia de custos, superar concorrência e ultrapassar metas anteriores. O modo de liderança voltada para pessoas tem foco no próprio funcionário ou no grupo, enfatizando as relações humanas, atenção voltada para o funcionário e o desenvolvimento da capacidade de trabalhar em equipe. (MAXIMIANO, 2009).
Há dois tipos de motivação que fazem os liderados seguirem o líder por alguma razão ou motivo. 
Seguidores ou liderados fiéis, deixam se convencer pelo carisma do líder, pela missão que propõe, instituição que representa ou por outros fatores de natureza simbólica, emocional ou moral.
Seguidores ou liderados mercenários, estes são influenciados pelo mecanismo de recompensas psicológicas e/ou materiais. (MAXIMIANO, 2009).
A tarefa do líder é fazer com que o ambiente de trabalho seja unido, transformando os liderados em uma equipe para atingir objetivos de seu interesse. 
O conflito está intimamente ligado às metas que conduzem à competição.
Mesmo havendo divergência de metas, podem ocorrer conflitos em virtude dos meios para alcançá-las. Cabe ao administrador compreender o conflito e saber gerenciá-lo. 
Segundo Horton & Hunt – APUB Bernardes, Cyro (pág. 130) conflito é o processo de procurar obter recompensas pela eliminação ou enfraquecimento dos competidores.
Efeitos desagregadores do conflito: Aumento do ressentimento pessoal e entre grupos; destruição dos oponentes com prejuízos recíprocos; inibição dos canais de cooperação; inibição dos canais de cooperação; desvio das metas de produção para as de retaliação.
Efeitos integradores do conflito: Provocam a solução de questões pendentes; conduzem a resolução de questões; aumentam a coesão grupal; levam a alianças com outros; mantem os grupos alertados para os interesses de seus membros.
Assédio moral no trabalho é quando um trabalhador ou trabalhadora é exposto a situações humilhantes durante o exercício de suas funções. Geralmente, esses atos são realizados por chefes ou gerentes, dirigindo a seus subordinados. Isso faz com que a relação da vítima se desestabiliza com o ambiente de trabalho. (BARRETO, 2000).
O assédio moral pode ser definido das seguintes maneiras: Vertical e Horizontal.
A vertical é a mais comum de ser encontrar num fluxo descendente, o que significa que o abuso vem de uma autoridade para o subalterno, onde ele usa de seu poder sobre o empregado para humilhá-lo e pressioná-lo. A forma ascendente acontece mais raramente, é verificada quando o grupo não aceita um superior que vem de fora ou que pertencia ao próprio grupo e foi promovido.
A forma horizontal, de colega para colega, é observada quando não se consegue conviver com as diferenças, especialmente quando essas diferenças são destaques na profissão ou cargo ocupado (HIRIGOYEN, 2002).
POSSÍVEIS SOLUÇÕES
Ao analisarmos o problema “O emprego de Aline”. Identificamos como principal problema a desmotivação, causada a partir do momento em que a colega de trabalho de Aline à faz uma ameaça. Para solucionarmos tal problema o grupo concluiu que existem medidas a serem tomadas. Primeiramente o Sr. Emílio como gerente do departamento deve se posicionar diante da situação fazendo uma reunião com os de mais funcionários para propor um melhor entrosamento entre ambos e encerrar a competitividade dentro do ambiente de trabalho, de forma negociável estabelecer uma conciliação entre Aline e Bianca. Ressaltando que a competitividade deve se existir entre empresas, nunca entre colaboradores da mesma empresa. É necessário também que empresa passe a utilizar de um plano motivacional interno composto por feedback, reuniões, melhor funcionário do mês, etc. O próximo passo seria a empresa realizar ações de integração entre os funcionários como por exemplo, festa de confraternização, amigo secreto, etc. Concluímos então que tomando tais medidas a empresa terá um melhor aproveitamento de seus funcionários.
�
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
 BARRETO, M. Uma jornada de humilhações. São Paulo: Fapesp; PUC, 2000
BERNARDES, Cyro. Teoria Geral da Administração: gerenciado organizações. São Paulo: Saraiva, 2004.
HIRIGOYEN, Marie-France. Mal estar no trabalho redefinindo o assédio moral. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria Geral da Administração. – 1. ed. – 8. reimpr. - São Paulo: Atlas, 2009. 
�PAGE �

Outros materiais