Buscar

QUESTÕES OBJETIVAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Prévia do material em texto

1-A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96) aborda no capítulo V a Educação Especial. Esta lei está fundamentada na própria legislação nacional e internacional e afirma neste capítulo o Especial. Sobre a Educação Especial, assinale a alternativa CORRETA:
( ) A Educação Especial deve oferecer a aceleração específica garantida para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do Ensino Fundamental, em virtude de suas deficiências e terminalidade para concluir em menor tempo o programa.
( ) A Educação Especial, para efeitos desta lei, é a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede especial.
( X ) A Educação Especial, na escola regular, disponibilizará, quando necessário, serviços de apoio especializado para atender às peculiaridades de sua clientela.
( ) A Educação Especial é um dever constitucional do Estado, a qual tem início na faixa etária a partir de seis anos, durante o Ensino Fundamental.
2-Por muito tempo, as terminologias relacionadas às pessoas com necessidades especiais tratavam todas como deficientes; assim, de uma forma quantitativa, estas acabavam sendo excluídas da sociedade. Com relação aos conceitos históricos sobre deficiência, analise as sentenças a seguir:
I- As pessoas com deficiência, no decorrer da história, tiveram sua capacidade cognitiva comparada a aspectos quantitativos, principalmente pela psicologia. CORRETA
II- Para se chegar à "quantidade" de inteligência que a criança com deficiência intelectual apresentava, eram necessários estudos por meio de entrevistas e provas escritas. ERRADA
III- Através de métodos especificamente quantitativos, determinava-se o grau de inteligência que a criança apresentava. CORRETA
IV- Esta visão quantitativa, ainda utilizada por profissionais das correntes psicológicas, já está ultrapassada na educação. CORRETA
3-A integração escolar foi tema de grandes convenções mundiais que culminaram em declarações e decretos que reforçam a legislação, assegurando a educação como direito de todos. Esta luta pelo direito de igualdade iniciou em 1948, com a Declaração dos Direitos Humanos. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) No final da década de 60, iniciou-se o processo de integração social.
( V ) A integração surgiu da necessidade de inserir a pessoa com deficiência na sociedade.
( V ) O processo de integração escolar foi um movimento decisivo para a educação inclusiva.
( F ) No período de integração das pessoas com deficiência, tudo era modificado na sociedade.
4-Exclusão, segregação, integração e inclusão são todos termos específicos relacionados à Educação Inclusiva. Mesmo que parecidos, cada um deles tem um significado próprio. Ao considerar a diversidade e as necessidades de todos os alunos, garantindo o acesso deles, sua permanência e participação em salas de aulas comuns, faremos acontecer a:
( X ) Inclusão.
( ) Educação Especial.
( ) Integração.
( ) Segregação.
5-Os relacionamentos e as interações sociais fazem parte do processo de inclusão. A escola pode e deve contribuir de diversas maneiras, ou seja, por meio de atividades educativas para que a convivência em grupo, a compreensão de regras e o respeito a diversidade sejam praticados diariamente. Sobre essas atividades, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Livro de autoajuda.
( ) Jogos individuais.
( X ) Jogos e brincadeiras em grupo.
( ) Autoavaliação individual.
6-A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB - passa a responder e tomar decisões também por ações relacionadas à educação especial, por isso é um campo muito discutido nas ações de políticas públicas brasileiras com a finalidade de garantir a inclusão literal a todos que dela necessitem. Neste sentido, analise as sentenças a seguir: 
I- A educação especial deve ser ofertada preferencialmente no ensino regular, para atender ao aluno que tiver necessidades educacionais especiais. CORRETA
II- Deve haver, quando for o caso, atendimento educacional especializado, no ensino regular, para atender às demandas existentes para a educação especial. CORRETA
III- O atendimento educacional especializado poderá ser ofertado em escolas ou serviços especializados, universidades e escolas profissionalizantes sempre que, em função das condições específicas do aluno, não seja possível a sua inclusão total no ensino regular. CORRETA
IV- A oferta de educação especial dever constitucional do estado, tem início na faixa etária de quatro a seis anos, durante a Educação Infantil. ERRADA
7-Dentre a legislação brasileira, podemos destacar o Estatuto da Criança e do Adolescente. Este garante os direitos e deveres numa perspectiva de desenvolver o exercício da cidadania, visando a um futuro profissional para as crianças e adolescentes. Diante das informações, analise as sentenças a seguir:
I- Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. CORRETA
II- Acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência. CORRETA
III- Estabelece que toda criança e adolescente tem direito à educação. CORRETA
IV- Este estatuto, na Lei n° 8.069, diz que "apenas as crianças a partir de 6 anos de idade têm direito à educação". ERRADA
8-O conceito de educação inclusiva surgiu a partir de 1994, com a Declaração de Salamanca. A ideia é que as crianças com necessidades educacionais especiais sejam incluídas em escolas de ensino regular de forma segura e literal. Este ensino baseia-se em princípios básicos e assertivos. Sobre os princípios da educação inclusiva, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) A escola inclusiva tem o dever de inserir o aluno com necessidades educacionais especiais na rotina escolar de modo assertivo e com todos os seus direitos ao conhecimento garantidos.
( F ) A educação inclusiva insere todos os acometidos por incapacidade independente do grau de sua deficiência. 
( V ) O professor que lida com um aluno especial precisa constantemente propor o envolvimento de todos os alunos em estratégias de apoio mútuo e a colaboração da turma é o diferencial da educação inclusiva significativa.
( F ) A escola inclusiva não se responsabiliza pelos alunos integralizados no sistema.
9-A Declaração de Salamanca foi constituída na Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais: acesso e qualidade, em junho de 1994, em Salamanca, na Espanha. O evento foi realizado pela Unesco e teve como objetivo formalizar a atenção educacional aos alunos com necessidades educacionais especiais. Foi a primeira vez que se discutiu o direito à educação de forma tão organizada e nesta magnitude, no âmbito da educação especial. Sobre os fundamentos dessa Declaração, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Todas as crianças, de ambos os sexos, têm direito fundamental à educação e a elas deve ser dada a oportunidade de obter e manter um nível aceitável de conhecimentos.
( V ) Cada criança tem características, interesses, capacidades e necessidades de aprendizagem que lhe são próprios.
( V ) Os sistemas educativos devem ser projetados e os programas aplicados de modo que tenham em vista toda a gama dessas diferentes características e necessidades.
( V ) As pessoas com necessidades educacionais especiais devem ter acesso às escolas comuns, que deverão integrá-las numa pedagogia centralizada na criança capaz de atender a essas necessidades.
10-Para fundamentar a Educação Inclusiva, temos a contribuição de áreas como o Direito, a Filosofia e a Psicologia para a Educação. Esses fundamentos nortearão a prática efetiva, para além da história e da legislação, teoricamente prevista. Considerando os fundamentos filosóficos da Educação Inclusiva, analise as sentenças a seguir:
I- O fundamento filosófico mais radical para a defesa da inclusão escolar de pessoas com deficiências é, sem dúvida, o fato de que todos nascemos iguais e com os mesmos direitos,entre eles o direito de convivermos com os nossos semelhantes. CORRETA
II- Não importa o grau da deficiência, somos humanos e esse é o primeiro preceito para convivermos juntos. CORRETA
III- Estar em uma sala de aula com outras crianças, com ou sem deficiência, é igualmente natural. CORRETA
IV- Podemos afirmar que a escola é independente, não uma amplificação da família. ERRADA
11-Quando falamos em educação, estamos nos remetendo às diversas modalidades de ensino, que são Educação Infantil, Séries Iniciais, Ensino Fundamental e Médio. Para cada modalidade de ensino, também existe uma clientela a ser atendida. Considerando os sujeitos da modalidade da Educação de Jovens e Adultos, esta considera determinados tipos de clientela. Analise as afirmativas a seguir:
I-Jovens, adultos e idosos; brancos, negros, índios, ciganos, agricultores, os privado de liberdade, entre outros. CORRETA
II-Só o jovem, o adulto e o idoso que procuram pela escola somente mais uma vez para completar sua graduação. ERRADA
III-Os quilombolas, os índios e os agricultores que são idosos, os jovens moradores de rua. ERRADA
IV-Os adultos previstos no Projeto Político-Pedagógico da escola que atende à Educação de Jovens e Adultos. ERRADA
12-A educação de jovens e adultos em sua estrutura também dá espaço para a educação especial. O Estado tem o dever de adotar mecanismos para que este público venha a ser presenteado com este modelo de ensino. Sobre as diretrizes adotadas pelo Estado para a educação especial na EJA, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) É dever do Estado garantir um sistema de inclusão nos níveis educacionais, com igualdade e sem discriminação. 
(F ) É dever do Estado adotar mecanismo de ensino até os 20 anos de idade.
( F ) É dever do Estado realizar classificação com relação à sua clientela. 
( V ) É dever do Estado garantir o aprendizado no decorrer de sua vida e da não exclusão do sistema educacional aos clientes com deficiência. 
13-Andragogia é uma teoria de aprendizagem que tem centralidade no ensino de adultos. ?É a arte e a ciência de auxiliar adultos a aprender? (KNOWLES et al, 2009, p. 66). Com a andragogia por meio de seus princípios básicos, os educadores dispõem de um viés que permite determinar uma trajetória a ser percorrida no fazer docente com adultos. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( V ) Os adultos têm necessidade de inteirar-se do que será ensinado para então integrar-se ao processo de ensino e de aprendizagem. É a necessidade de saber. 
( F ) Os adultos, assim como as crianças, têm definido de que são os responsáveis pela sua aprendizagem e resistem a imposições. Fazem uso do autoconceito do aprendiz. 
( V ) Se seus interesses, suas experiências de vida e sua prontidão para aprender são consideradas, a aprendizagem desses sujeitos se amplia e passam a assumir um papel ativo no processo de ensinar e aprender. 
( V ) A centralidade do ensino para a andragogia está na vivência do aprendiz e não na disciplina curricular. 
FONTE: KNOWLES, Malcolm S.; et al. Aprendizagem de Resultados: uma abordagem prática para aumentar a efetividade da educação corporativa. Tradução de Sabine Alexandra Holler. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. 
14-A proposta curricular para a EJA, ao alcançar sua compreensão para além das "grades" curriculares, percebe a importância da cidadania e do direito à educação, que não se atém apenas à oferta de vagas e propostas pedagógicas, cujos conteúdos são fechados em si mesmos, mas contribui para garantia de uma educação de qualidade. Nesse aspecto, criaram-se estratégias em prol dessa ação. Sobre essas estratégias, analise as sentenças a seguir: 
I- Agregar elementos que podem trazer à tona e mostrar sob outro ângulo o contexto dos sujeitos aprendizes, seu modo de viver, sua cultura e atuação na sociedade. CORRETA
II- Congregar novas ideias e formas democráticas à prática educativa numa concepção emancipatória e transformadora, determinando a responsabilidade político-pedagógica dos profissionais da escola. CORRETA
III- Apresentar ações planejadas para serem desenvolvidas no sentido de evitar dialogar sobre trabalhar os conflitos, buscando sempre as relações competitivas. ERRADA
15-O currículo voltado a um curso PROEJA precisa proporcionar situações para que os docentes criem novas formas de relação e para que os alunos se apropriem de novos conhecimentos. Nesse sentido, o conhecimento obtido por uma formação concomitante, a exemplo do Ensino Médio e Técnico, estimula o educando por mais aprimoramento. Todavia, há fragilidades nos programas que devem ser reconhecidos e melhorados. Quais são essas fragilidades? 
( ) Excesso de ações e programas voltados à EJA. 
( ) O fluxo contínuo de programas, não dependendo totalmente dos partidos políticos. 
( X ) A forma descontínua que programas e ações das políticas governamentais se organizam. 
( ) O grande número de pesquisas e de produção de conhecimento para subsidiar a formação dos educadores. 
16-Os estudos relacionados às investigações da Didática na EJA, no Brasil, têm relação direta com as tendências pedagógicas que permearam e permeiam o currículo educacional desta modalidade ao longo da História. De acordo com a Pedagogia Crítico Social dos Conteúdos, com relação à Didática, analise as sentenças a seguir:
I- É uma disciplina que envolve uma série de princípios e regras que gerem o ensino. ERRADA
II- Tem como finalidade a orientação do processo de ensinar, permitindo aos alunos se perceberem como agentes ativos na transformação da sociedade e de si próprios. CORRETA
III- É entendida como a organização da aprendizagem, valorizando o aluno como sujeito da aprendizagem. CORRETA
IV- Valoriza mais o processo e os meios que possibilitam a aprendizagem, desconsiderando os contextos. ERRADA
17-Dentro da modalidade da Educação de Jovens e Adultos, existem mecanismos que asseguram gratuidade a esta clientela, que não puderam efetuar seus estudos na idade regular, considerando também alguns fatores relevantes neste processo. Assim sendo, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o mecanismo e os fatores relevantes neste processo para o aluno da EJA: 
( ) Estabelecimentos de ensino, condições financeiras e exames. 
( ) Sistemas sociais e oportunidade de manter-se no mesmo nível de escolaridade. 
( X ) Sistemas de ensino, condições de vida e de trabalho do educando. 
( ) Colégios e cursos e exames para aprimorar o financeiro do educando. 
18-A Educação de Jovens e Adultos possui algumas fragilidades e o que encontramos, na maioria das vezes, são espaços em locais diversos adaptados para tal finalidade em escolas construídas para o ensino regular e que, em algum período, geralmente à noite, recebem os alunos da EJA. Assim sendo, analise as seguintes sentenças: 
I- Esta abordagem está relacionada ao espaço físico para EJA. CORRETA
II- A sala de aula é só para os alunos adultos da EJA. ERRADA
III- A escola é especialmente para a Educação de Jovens e Adultos. ERRADA
IV- Relaciona-se ao espaço físico da EJA adaptado para o ensino regular. ERRADA
19-Entender a educação como um fenômeno humano que acontece nas situações sóciohistóricas nos remete à noção mais clara de educação, como elaboração de significados, e permite pensar a educação de jovens e adultos como um direito, e não apenas no sentido de recuperação de tempo perdido. Sobre o direito a que o texto se refere, assinale a alternativa CORRETA: 
( X ) Direitos humanos. 
( ) Direitos judiciais. 
( ) Direitos civis. 
( ) Direitos autorais. 
20-Quando tratamos de questões relacionadas à Educação de Jovens e Adultos, acabamos com diversos momentos e situações, as quais poderão auxiliar ou tornar o ensino-aprendizagem desfavorável para o jovem ou o adulto. Assim sendo, é necessário que tenhamos conhecimento no que diz respeito ao fator intergeracional. Sobre o fator intergeracional, classifique V para as sentençasverdadeiras e F para as falsas: 
( V ) A intergeracionalidade tem como base a convivência entre crianças, jovens, adultos e idosos, os quais realizam a troca de vivências. 
( V ) A intergeracionalidade busca a interação entre as diversas gerações, as quais procuram criar uma dialogicidade em suas identidades. 
( F ) A intergeracionalidade busca solucionar problemas relacionados à vivência das diferentes fases da vida. 
( F ) A intergeracionalidade encontra-se empenhada em articular os conhecimentos que envolvem o cotidiano dos sujeitos.

Continue navegando