Buscar

REDAÇÕES DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

REDAÇÃO 1:
QUESTÃO:
Os movimentos educativos resultaram numa construção coletiva em torno da Educação de Adultos, que, no Brasil, objetivava a promoção da instrução popular, tanto no aspecto metodológico de transmitir conhecimento, quanto no aspecto político-social do país. Esses movimentos tinham discussões que abrangiam os diferentes contextos e concepções na Educação de Adultos, denominados assim de entusiastas, otimistas, realistas e tecnocratas. Escreva uma redação com o tema: A IMPLICAÇÃO DOS MOVIMENTOS EDUCATIVOS NA CONSTRUÇÃO DA EJA.
RESPOSTA ESPERADA:
O movimento entusiasta surgiu em prol da educação popular, preocupados com o distanciamento entre o ruralismo e o industrialismo. Tentaram desvincular o analfabetismo como motivo de vergonha, mas trazer a alfabetização como a solução de problemas, num sentimento mais humanitário.
Os otimistas, preocupados com a qualidade e a eficiência do ensino de adultos, não consideravam o contexto social nas metodologias de ensino. Já os realistas buscavam a qualidade do ensino como condição indispensável ao preparo do homem para tarefas específicas (sociais, econômicas, políticas).
Os tecnocratas mantinham o foco mais na rentabilidade da educação para fins do crescimento econômico do país, do que questões políticas ou ensino obrigatório.
REDAÇÃO 2:
QUESTÃO:
A Educação de Jovens e Adultos, na atualidade, possui, dentro da LDB – Lei de Diretrizes e Bases –, um espaço significativo. Já o Conselho Nacional da Educação e da Câmara de Educação Básica em seu Parecer nº 11/2000, dá à EJA três funções. São elas: reparadora, equalizadora e qualificadora. Com relação a esta tríade, disserte sobre essas três funções.
RESPOSTA ESPERADA:
As três funções da modalidade EJA estão apresentadas no Parecer nº 11/2000 do CNE e têm como finalidade suprir a ideia de Educação de Jovens e Adultos paternalista e compensadora, abrindo espaço para novas possibilidades de construção de conhecimento dos sujeitos envolvidos.
A função reparadora tem a função de dar o direto ao ingresso dos jovens e adultos com relação à idade/ano escolar. Clientela esta que envolve pessoas que, por motivos alheios, deixaram de estudar ou por motivo de reprovações.
A função equalizadora dá o direto a todos (jovens, adultos e idosos) modernizarem seus conhecimentos através de trocas de experiências.
A função qualificadora tem como objetivo manter uma educação de qualidade e permanente, atualizando os conhecimentos de sua clientela por toda a vida.
REDAÇÃO 3:
QUESTÃO:
O Plano Nacional de Educação (PNE) possui metas já traçadas que envolvem também a Educação de Jovens e Adultos. Estas metas possuem um período para sua efetivação que é de dez anos. Duas metas podem ser aqui apresentadas, como: em cinco anos, alfabetizar dez milhões de pessoas, erradicando o analfabetismo em 10 anos. A meta a seguir propõe dobrar em cinco anos e quadruplicar em dez a capacidade de atendimento aos alunos da EJA e nível médio. Frente a estas duas metas, escreva uma redação com o tema: É POSSÍVEL OCORRER A ERRADICAÇÃO DO ANALFABETISMO JUNTO À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PERÍODO ESTIPULADO PELO GOVERNO FEDERAL? 
RESPOSTA ESPERADA:
Os programas desenvolvidos pelo governo federal através do MEC - Ministério da Educação, mais especificamente o PNE - Plano Nacional de Educação, vem com desafios que se tornam permanentes, pois, para que ocorra a erradicação do analfabetismo em todas as modalidades, é preciso que aconteçam mudanças significativas. Temos, como exemplo, a participação efetiva das três esferas governamentais e da sociedade civil, que é a mais interessada nestes programas. Além da participação das esferas governamentais e sociedade civil, outro entrave são os recursos financeiros que não chegam até as comunidades que necessitam deste fator financeiro para a aplicação dos programas. Muitas são as metas e objetivos, mas a falta de controle e da aplicação do financeiro acaba deixando à margem da sociedade muitos jovens, adultos e idosos. Para a erradicação, o PNE busca em sua nova vigência 2011 a 2020, alçar o nível de escolaridade da população brasileira, diminuindo as desigualdades sociais.

Continue navegando