Buscar

Desafio colaborativo

Prévia do material em texto

Desafio colaborativo
As primeiras manifestações da Ead no Brasil ocorreram no final do século XVIII por meio dos correios e ficou conhecido por "ensino por correspondência", mais tarde outro meio utilizado foi o rádio, que desde 1920 veiculou projetos de educação. O final da década de 1960 foi marcado pelas mobilizações que tinham como objetivo levar a educação para a TV e, desde então alguns projetos foram transmitidos como o Minerva e o telecurso que em pouco mais de um ano atenderam aproximadamente 17.200 alunos. Posteriormente, mais precisamente em 1997, foram registradas as primeiras tentativas do desenvolvimento de sistemas educacionais para a educação a distância, mas somente me 2001 obteve maior impulso com a assinatura da portaria nº 2.253 que oferecia 20% da carga horária das graduações por meios não presenciais. Cada vez mais o Ead vai conquistando seu espaço. Atualmente o Ead no Brasil atende a quase 4 milhões de pessoas, desde modalidades semipresenciais ou a distância, e isso sem dúvida tras resultados positivos para o Brasil pelo fato de termos mais pessoas capacitadas no mercado de trabalho. 
Assim como todos os cursos sejam eles presenciais ou a distância ocorrem desistências. Muitos fatores contribuem para que isso aconteça como no caso de adultos que estavam há muito tempo sem estudar e sentem dificuldades de aprendizagem e sem a imagem do professor acabam desmotivados e abandonam os estudos. Dificuldades na linguagem de comunicação também atrapalham pois é importante saber se expressar por meio de textos para expor opinião ou tirar dúvidas. Problemas técnicos como dificuldades para usar o computador, acesso restrito a internet, enfim são muitos problemas que acabam gerando o acúmulo de conteúdo e ocasionando as desistências. 
Apesar das dificuldades citadas o Ead ainda assim consegue descomplicar a vida de muita gente que quer estudar e não tem tempo por motivos de família, trabalho e outros. Além da vantagem de poder estudar de qualquer lugar ele ainda é acessível com valor bem mais abaixo em relação aos cursos presenciais. Ao meu ver a única coisa que o aluno precisa ter para ser um bom aluno e cumprir com todas as obrigações do Ead é PERSISTÊNCIA é ser o seu próprio motivador.

Continue navegando