Buscar

QUESTÕES PATOlogia

Prévia do material em texto

QUESTÕES PATO II
1) Muitos fatores interferem na evolução do câncer de mama, cite o fator prognóstico mais importante.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Defina adenomiose.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Cite os genes responsáveis pela maioria dos canceres de mama hereditários:
___________________________________________________________________________
4) Qual tumor de tireoide pode ser encontrado a placa de amiloide?
___________________________________________________________________________
5) Qual a graduação histológica do CA de próstata?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6) Qual a diferença entre diverticulite e diverticulose?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7) Correlacione as manifestações clinicas com o tipo de apresentação dos carcinomas do cólon direito e esquerdo.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 8) Uma mulher de 29 anos e sua irmã de 37 anos foram submetidas a mastectomias bilaterais para carcinoma ductal infiltrativoda mama. Qual dos fatores de risco a seguir é mais importante para explicar a origem desses canceres de mama:
a) Uso de contraceptivos orais
b) Herança de um alelo p53 mutante
c) Obesidade
d) Multiparidade
e) Tabagismo
9) Uma mulher de 62 anos, sem filhos, observou corrimento vaginal tinto de sangue por duas vezes no último mês. O exame bimanual mostra útero de tamanho normal sem massas anexiais palpáveis. Não há erosões nem massas cervicais. A revisão de sistemas mostra que ela é portadora de hipertensão e diabetes mellitus tipo I tratado com insulina. Biópsia do endométrio provavelmente mostrará:
a) Adenomiose
b) Leiomiossarcoma
c) Adenocarcinoma
d) Carcinoma de células escamosas
e) Coriocarcinoma
10) Os pequenos tumores pancreáticos são melhores diagnosticados por:
a) U.S abdominal
b) End. digestiva alta
c) End. digestiva baixa
d) Tomog. computadorizada
e) N.R.A
11) Uma mulher de 31 anos teve corrimento vaginal esbranquiçado na última semana. Ao exame pélvico, o colo parece eritematoso, mas não há erosões nem massas. Um esfregaço de Papanicolau mostra células com brotamento e pseudo-hifas. Não há células displásicas. O agente infeccioso mais provável é:
a) Trichomonas vaginalis
b) Ureaplasma urealyticum
c) Candida albicans
d) Chlamydia trachomatis
e) Neisseria gonorrhoeae
12) Uma mulher de 39 anos com esfregaço Papanicolau anormal, e foi realizada biópsia cervical de uma lesão medindo 1cm, vermelha, ligeiramente elevada na ectocérvice anterior na posição 2horas. Qual das afirmações a seguir caracteriza melhor sua condição?
a) Deve ser pesquisado um local primário
b) Esta é um lesão de alto grau
c) A célula de origem é um fibroblasto
d) Uma radiografia do tórax mostrará nódulos
e) A excisão local será curativa
13) Um esfregaço de Papanicolau de uma mulher de 21 anos mostra células com alterações citológicas compatíveis com atipia coilocitótica. Não há necrose nem inflamação aguda. As alterações coilocitóticas provavelmente são decorrentes de infecção por:
a) Neisseria gonorrheae
b) Chlamydia trachomatis
c) Papilomavirus humano
d) Trichomonas vaginalis
e) Virus herpes simplex tipo 2
14) Paciente sexo feminino 38 anos com carcinoma ductal infiltrante de mama. Qual as alterações ao exame físico você poderia encontrar associado a lesão:
a) Linfadenopatia axilar
b) Secreçao mamilar com sangue
c) Ausência .......... da mama
d) Massa na mama oposta
e) Face cushingoide
15) Uma mulher de 56 anos é submetida a uma mamografia que mostra pequena área irregular medindo 0.5cm com densidade aumentada juntamente com microcalcificações dispersas no quadrante superior externo da mama esquerda. Biópsia da lesão por excisão revela achados histológicos de hiperplasia lobular atípica. Com base nesses achados o que deve ser dito a paciente?
a) ela é portadora de uma mutação no gene BRCA-1
b) A terapia de reposição estrogênica pós-menopausa deve ser interrompida
c) Há aumento do risco de carcinoma da mama
d) Eladeve ser submetida a mastectomia simples bilateral
e) Ela deve parar de fumar
16) História familiar revela que mãe, tia materna e sua avó tiveram lesões na mama direita, sugestiva de malignidade. Quando a noticia da doença se espalha pela família, sua irmã mais nova, pede ao médico que determine se ela é geneticamente suscetível a desenvolver uma doença semelhante. O médico deve solicitar qual desses genes?
a) c-erb-B2
b) c-myc
c) BRCA1
d) Rb1
e) Gene de receptor de estrogênio (RE)
17) Biopsia de um carcinoma de mama é analisada paara determinar a presença e a quantidade de receptor de estrogênio (RE) e de recptor de progesterona (RP) nas células do carcinoma. O estabelecimento do estado RE-RP é útil para prever:
a) Resposta a quimioterapia
b) Imunogenicidade do tumor
c) Risco de câncer de mama familiar
d) Estágio do tumor
e) Presença de metástase
18) Assinale a afirmativa correta em relação ao tumor mais comum no pâncreas:
a) Origina-se das células acinares
b) É mais comum na cauda e no corpo
c) Tem bom prognóstico
d) A mutação do gene Kc... é frequente
e) O adenocarcinoma é o tipo menos frequente
19) Após considerar as afirmativas falsas e verdadeiras, assinale a resposta correta:
a) (	) A colecistite crônica pode mostrar fibrose
b) (	) Drogas podem levar a pancreatite aguda
c) (	) O álcool e o fumo são causas de pancreatite crônica
d) (	) A colecistite crônica geralmente é precedida de episódio de colecistite aguda
e) (	) Na pancreatite crônica não há reservações das ilhotas
20) Um homem de 27 anos queixa-se de cólica abdominal intermitente há algumas semanas. Ele tinha uma diarreia com fezes positivas para sangue oculto. Estes sintomas cessaram em alguns dias. Entretanto a dor abdominal reidiva 6 meses depois, juntamente com dor perianal e formação de uma fístula perirretal. Colonoscopia mostra muitas áreas de edema e ulceração da mucosa e algumas áreas que parecem normais. O exame microscópio de uma biópsia mostra infiltrado segmentar agudo e crônico, abscessos da cripta e vários granulomas não caseosos. O processo patológico subjacente que explica melhor estes achados é:
a) Doença de Crohn
b) Amebíase
c) Shigelose
d) Sarcoidose
e) colite ulcerativa
21) O aspecto macroscópico de amostra de colectomia exibida na figura abaixo de uma mulher de 35 anos com poliartrite migratória e espondilite anquilosante é mais característico de:
a) Colite ulcerativa
b) Diverticulite
c) Colite pseudomembranosa
d) Adenocarcinoma
e) Polipose ademonatosa familiar do cólon
22) Uma mulher de 73 anos apresenta-se com anemia ferropriva. Ela não tem sangramento vaginal, hematêmese, hemoptise ou melena. Entretanto,pesquisa de sangue oculto nas fezes é positiva. Colonoscopia revela uma lesão cujo aspecto macroscópico é mostrado a seguir após colectomia parcial. A lesão apresentada aqui provavelmente é um (a):
a) Linfoma maligno
b) Adenocarcinoma
c) Leiomiossarcoma
d) Adenoma tubular
e) Tumor carcinoide
23) Qual dos testes a seguir deve ser realizado primeiro na avaliação do estado funcional da tireoide?
a) Nível total de T4
b) Nível total de triiodotironina (T3)
c) Nível de hormônio estimulador da tireoide (TSH)
d) Aspiração por agulha fina
e) Cintilografia com iodo radioativo
24) Uma mulher de 37 anos queixa-se de dificuldade para engolir há cerca de uma semana, acompanhada por sensação de aumento do volume da face anterior do pescoço. Ela tem febre baixa. A palpação da tireoiode causa dor. O nível sérico de T4 livre está aumentado. Quando examinada por um endocrinologista 2 meses depois, após aguardar por uma consulta, ela não tem mais estas queixas, e o nível de T4 livre está normal. O distúrbio que melhor explica tais achados é:
a) Carcinoma medular
b) Tireoidite subaguda
c) Bócio multinodular tóxico
d) Adenoma folicular tóxico
e) tireoidite de Hashimoto
25) Um homem de 45 anos percebe pequena tumoração na face esquerda do pescoço. Ele se sente bem e não tem outras queixas. O médico palpa um linfonodo cervical firme, indolor, medindo 1.5cm. A tireoide não está aumentada. Radiografia do tórax não mostra alterações. Os achados laboratoriais, incluindo provas de função tireoidiana, são normais. Aspiração da tireoide com agulha fina deve mostrar achados compatíveis com:
a) Carcinoma papilar
b) Adenocarcinoma metastático
c) Carcinoma medular
d)Carcinoma folicular
e) Carcinoma anaplásico
26) É mostrado na figura abaixo o aspecto microscópico em grande aumento de uma biópsia da próstata por agulha transretal em um homem de 63 anos. Se esta lesão não for tratada, qual das complicações a seguir é mais provável?
a) Hidronefrose
b) Infecções urinárias
c) Lesões destrutivas nas vértebras lombares
d) Bacteremia por gram-negativos
e) Esterilidade
27) Um homem saudável de 72 anos sente dificuldade crescente à micção de sensação de urgência, mas a cada vez o volume de urina é pequeno. Ele tem dificuldade de iniciar e interromper a micção. Este problema se agravou nos últimos anos. O nível sérico de PSA está ligeiramente aumentado mas estável durante esse período. Biópsia da próstata provavelmente revelará:
a) Nódulos hiperplásicos de estroma e glândulas revestidos por duas camadas de epitélio
b) Glândulas mal diferenciadas revestidas por uma única camada de epitélio e encostadas umas nas outras
c) Focos de células inflamatórias crônicas no estroma e em glândulas de aspecto normal
d) Áreas de necrose de liquefação cheias de neutrófilos
e) Múltiplas áreas de inflamação granulomatosa caseosa
28) Em relação aos pólipos colorretais, é correto afirmar:
a) São na maioria pólipos inflamatórios
b) Aparecem principalmente em jovens
c) Pólipo diagnosticado é igual a pólipo ressecado
d) Sua localização preferencial é no cólon proximal
e) N.R.A
29) Qual das substancias abaixo listadas usadas para tratar hirsutismo tem ação na enzima 5α-redutase?
a) Flutamida
b) Ciproterona
c) Espironolactona
d) Finasterida
e) Contraceptivos orais
30) Atualmente os homens diagnosticados com câncer de próstata, mais de 80% sobrevivem por um mínimo de dez anos. Esse é o tipo de câncer mais comum entre os homens, excetuando o de pele. A respeito dessa doença, julgue os itens que se seguem. A terapia hormonal, utilizada para controlar o câncer de próstata em lugar de cura-lo, constitui uma opção terapêutica viável para homens com câncer de próstata avançado.
a) Certo
b) Errado
31) A cerca da retocolite ulcerativa, assinale a opção correta:
a) Apenas a perfuração pode ser considerada uma indicção para operação de urgência
b) a confecção de uma bolsa ileal com anastomose realizada na região anal não deve ser empregada como tratamento cirúrgico eletivo
c) A retocolite ulcerativa quase sempre acomete o reto eapresenta um padrão descontínuo de disseminação nos cólons (áreas sadias salteadas)
d) Essa inflamação é caracterizada pelo acometimento de todas as camadas da parede intestinal
e) A colectomia não melhora a manifestação extraintestinal de colangite esclerosante
32) São complicações da tireoidectomia total:
1- hipocalcemia, lesão do nervo laríngeo-recorrente
2- hipercalcemia, lesão do nervo laríngeo-recorrente
3- sangramento, rouquidão 
Está (ão) correta (s)
a) Todas (1,2,3)
b) Somente 1 e 2
c) Somente 2 e 3
d) Somente 1 e 3
e) Somente 1
32) Qual das características clinicas ou laboratoriais a seguir representa sugestão mais forte de câncer de próstata:
a) Idade do paciente
b) Sintomas de obstrução ureteral
c) Nível sérico de fosfatase alcalina
d) Nível sérico de ureia
e) Nível de PSA
 
Outras questões: http://www.cespe.unb.br/concursos/SESA_ES_13/arquivos/SESAES13_042_42.pdf

Continue navegando