Buscar

estagio fisioterapia oncologica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Atuação do fisioterapeuta no Aleitamento materno
O aleitamento materno é um processo de suma importância tanto para a mãe quanto para o bebê, pois além de ter um grande valor nutricional para o recém nascido, também favorece a formação do vinculo afetivo entre mãe e filho. No que diz respeito as vantagens para a puérpera, o aleitamento estimula uma involução uterina mais precoce no pós parto, e associa-se a uma menor probabilidade de ter câncer de mama entre outros.
A importância do Leite Materno
 Fisioterapeuta
O fisioterapeuta, como membro da equipe multidisciplinar, tem um papel de grande valor na promoção do aleitamento materno fornecendo orientações relevantes no período gestacional e no pós-parto, principalmente no que diz respeito à postura da mãe durante a amamentação , com o objetivo de prevenir processos álgicos.
Segundo o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO, 2010) a atuação do profissional fisioterapeuta se dá antes mesmo do nascimento do bebê, com a inspeção das mamas de forma a visualizar características como a pigmentação e o tipo de mamilo dentre outros aspectos. Após o nascimento, ainda na área intra-hospitalar, é importante orientar sobre as posições adequadas no momento da amamentação, prevenindo a má postura e as dores musculares, além de promover a reorganização postural e muscular das lactantes. 
As alterações sofridas durante a gravidez mantêm-se durante algum tempo após o parto.
A amamentação por vezes pode apresentar um desafio inicial para as mães. É comum as mães apresentarem queixas dolorosas nos braços, ombros e pescoço após segurarem o bebé durante longos períodos de tempo.
Posição Correta de Amamentar
Segurar o bebê no colo em posição transversal, "barriga com barriga", utilizando o braço contrário ao seio em que ele está mamando
Segurar o bebê no colo em posição transversal, utilizando o braço do mesmo lado do seio em que ele mama. 
Segurar o bebê passando-o embaixo do seu braço, do mesmo lado do seio em que ele está mamando, sentando de pernas cruzadas na beira da cama ou usando duas cadeiras ou o sofá. 
Colocar o bebê "de cavalinho" em uma das suas coxas, deixando-o de frente para o seio
Deitar e colocar o bebê em posição paralela a seu corpo, elevando ligeiramente a cabecinha dele, para ajudar o leite a descer. A recomendação de especialistas é que a mãe só amamente deitada se estiver bem acordada para não correr risco de acidentes.
Usar qualquer combinação citada no caso de ter gêmeos e desejar dar de mamar ao mesmo tempo
REFERÊNCIAS
BUENO, K. C. V. N. A importância do aleitamento materno
exclusivo até os seis meses de idade para a promoção de saúde
da mãe e do bebê. 2013. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso
(Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família) –
Universidade Federal de Minas Gerais, Campos Gerais, 2013.
CREFITO – Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia
Ocupacional.O papel da fisioterapia no processo de amamentação.2010.Disponívelem:<http://www.crefito8.org.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=187&Itemid=115>.
Acesso em: 7 maio 2017.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando