Buscar

Avaliação virtual 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1) "É no final do século XIX que a Psicologia ganha um caráter científico, tornando-se independente da Filosofia e por meio das atividades experimentais e teóricas iniciadas no laboratório de Leipzig na Alemanha. Nesse mesmo período histórico, a educação também busca distanciar-se somente das explicações filosóficas e as duas ciências iniciam suas relações. Um dos campos da Psicologia, e que mais tarde se torna um dos núcleos da teoria educativa é a Psicologia da Educação. Ou seja, a Psicologia é uma das ciências em que a Educação recorre para a compreensão do seu principal objetivo, que é o processo educacional de crianças, jovens e adultos (FONTE: FREITAS, M.F.R.L, PINTO, R.O., FERRONATO, R.F. Psicologia da Educação e da Aprendizagem. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016, p. 22). 
Aos poucos, a Psicologia da Educação vai sendo estruturada. Quanto às suas atribuições, quando do seu surgimento em relação à prática educativa e escolar, analise as alternativas a seguir:
I - Assume trabalhos e pesquisas sobre aprendizagem.
II - Desenvolve a área dos testes mentais e medida do comportamento.
III - Trabalha com a psicologia da criança e a clínica infantil.
Está correto o que se afirma em:
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II. 
e) I, II e III.
2) "A educação, em sentido amplo, não se reduz ao processo de escolarização. Ela vai além à medida em que suas finalidades (socialização e individualização progressiva) são alcançadas. No campo educacional, reconhecemos que a educação é um fenômeno social complexo que ocorre em três universos tripartidos, além disso, é uma atividade humana necessária à existência e ao funcionamento de todas as sociedades. Com relação aos tipos de educação, relacione as colunas a seguir.
(FONTE: FREITAS, M.F.R.L, PINTO, R.O., FERRONATO, R.F. Psicologia da Educação e da Aprendizagem. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016, p. 35)
 
(1)Educação não intencional.
(2)Educação intencional.
(3)Educação não formal.
(4)Educação formal.
 
( ) Consiste na atividade educativa estruturada fora do sistema escolar convencional.
( ) As influências sobre as pessoas apresentam intenções e objetivos definidos conscientemente. Este é o caso da educação escolar e extraescolar.
( ) Refere-se às influências do contexto social e do meio ambiente sobre os indivíduos. Tais influências também são denominadas de ˜educação informal˜.
( ) É aquela realizada nas escolas ou em outras agências de instrução e educação (igrejas, sindicatos, partidos, empresas). Implica ações de ensino com objetivos pedagógicos explícitos, sistematização e procedimentos didáticos.
	Assinale a alternativa com a sequência correta da associação entre as colunas. 
a) 1, 2, 3, 4.
b) 2, 1, 3, 4.
c) 3, 2, 1, 4.
d) 4, 2, 1, 3.
e) 4, 1, 3, 2.
3) O Behaviorismo pode ser definido como sendo o estudo do comportamento observável. Este fundamenta-se na ideia de condicionamento operante, que representa a aprendizagem que ocorre quando a resposta de um organismo que precisa se adaptar ao meio é reforçada. Com relação ao Behaviorismo Radical de Skinner, analise as afirmativas a seguir assinalando (V) para as que forem verdadeiras e (F), para as falsas.
(  ) O reforço positivo apresenta uma consequência agradável que aumenta a frequência do comportamento desejado (é uma recompensa).
(  ) No reforço negativo evita-se uma consequência desagradável, que faz com que aumente a frequência de um comportamento desejado.
(  ) O ato de eliminar ou diminuir um comportamento indesejável com a apresentação de uma consequência desagradável acontece na extinção.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
a) V, V, V.
b) V, V, F.
c) V, F, F.
d) F, V, V.
e) F, V, F.
4) De acordo com Piaget, o desenvolvimento da cognição durante a infância passa por quatro estágios, do nascimento a` pré-adolescência. Somente após o ultimo estágio e´ que se pode dizer que o indivíduo atingiu sua capacidade de raciocínio plenamente (FONTE: FREITAS, M.F.R.L, PINTO, R.O., FERRONATO, R.F. Psicologia da Educação e da Aprendizagem. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016, p. 77). Com relação aos estágios do desenvolvimento de Piaget, analise as mudanças que ocorrem e relacione as colunas a seguir.
(1)Período sensório-motor.
(2)Período pré-operacional.
(3)Período operacional concreto.
(4)Período operacional formal.
( ) Aquisição da linguagem, representação simbólica.
( ) Anterior à linguagem, aquisição de reflexos básicos.
( ) Domínio do raciocínio lógico-dedutivo, abstração e manipulação de hipóteses.
( ) aquisição da reversibilidade das ações, lógica e abstração surgem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta da associação entre as colunas.
a) 1, 2, 3, 4.
b) 1, 2, 4, 3.
c) 2, 1, 3, 4.
d) 2, 1, 4, 3.
e) 3, 1, 2, 4.
5) Lev Semenovitch Vygotsky (1896-1934) foi um psicólogo bielorrusso que, apesar da sua morte precoce, deixou um grande legado para a Psicologia e a Educação. O trabalho de Vygotsky e de sua psicologia so´cio-histo´rica são muito importantes para a Educação porque atribuem um papel fundamental às relações sociais para o desenvolvimento cognitivo dos indivíduos. A corrente pedagógica que se originou após sua proposta e´ denominada socioconstrutivismo ou sociointeracionismo, em oposição ao construtivismo de Piaget, que atribuía importância muito maior às questões internas de construção do conhecimento do que ao meio onde o indivíduo se insere (OLIVEIRA, 1993). Acerca da teoria de Vygotsky, analise as afirmativas a seguir.
 
I – Baseia-se na relação dialética entre o indivíduo e a sociedade: o indivíduo constrói a sociedade e sociedade constrói o indivíduo, atribuindo grande ênfase ao processo histórico e social.
II – Tem destaque a importância da linguagem para o desenvolvimento individual como um sistema simbólico construído pela sociedade.
III – Desenvolvimento e aprendizagem caminham juntos, pois os processos biológicos do indivíduo não são capazes de promover a aprendizagem se o indivíduo não estiver inserido em um ambiente social.
 
Está correto o que se afirma em:
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I e II.
d) Apenas I e III.
e) I, II e III.

Outros materiais