Buscar

AV2 Psicologia da Personalidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: SDE0155_AV2_201301137154 » PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201301137154 - TATIANE SANTOS OLIVEIRA
	Professor:
	MICHEL SHPIELMAN
ROSANA REIS BUSTAMANTE
CRISTIANE DE CARVALHO GUIMARAES
	Turma: 9015/O
	Nota da Prova: 7,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 27/11/2014 19:00:26
	
	 1a Questão (Ref.: 201301325512)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Paula é uma psicóloga que aplica testes para avaliação da personalidade e para isso utiliza alguns tipos de testes diferentes. Na avaliação que está realizando no momento ela está utilizando os seguintes testes psicológicos: MMPI, HTP e Zulliger. Podemos afirmar que:
		
	
	Paula está utilizando testes objetivos (de autorrelato) para que o examinando tenha mais possibilidades de se expor e desta forma ela consiga avaliar as respostas do ponto de vista emocional e motivacional.
	
	Paula está utilizando testes exclusivamente projetivos para facilitar conteúdos inconscientes e conscientes e a expressão emocional que representa o momento vivido pelo examinando.
	 
	Paula está utilizando testes objetivos (de autorrelato) e projetivos para avaliar de forma ampla a resposta do examinando do ponto de vista emocional e motivacional, consciente e inconsciente.
	
	Paula está utilizando testes projetivos para avaliar os autorrelatos do examinando e facilitar conteúdos latentes e manifestos que facilitem a expressão emocional.
	
	Paula está utilizando testes objetivos (de autorrelato) para que o examinando possa ficar mais livre para expor conteúdos inconscientes e imotivados da sua primeira infância.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301325518)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O caso de Anna O. foi importante para o desenvolvimento da Psicanálise, por ter apresentado a Freud :
		
	
	o método filosófico
	
	o método assimétrico
	
	o método efusivo
	 
	o método catártico
	
	o método abusivo
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301212092)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Maria quer que todos os seus desejos sejam satisfeitos. Seu apelido é ¿rainha Maria¿, pois seus amigos acham que parecem mais seus súditos do que amigos de fato. Se ela quer um sorvete, ela tem, se ela quer brincar, ela brinca, se ela quer correr, ela corre, mesmo que seja em horas inapropriadas. Maria age de acordo com:
		
	
	O princípio do julgamento
	
	O princípio da metamorfose
	
	O princípio da sujeição
	
	O princípio da realidade
	
	O princípio do prazer
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301325542)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Rui é um experimentador e está replicando a pesquisa de Pavlov. Neste momento da sua pesquisa ele está querendo provocar a extinção do condicionamento. Para isso ele está expondo o animal à campainha sem a apresentação da comida. Ao correlacionarmos o caso de Rui com os estudos acerca do condicionamento clássico, podemos afirmar que:
		
	
	Rui está correto. Ele deveria oferecer algum método de punição para que o animal desfizesse a associação entre a campainha e a comida.
	
	Rui está errado. Depois de fazer isso algumas vezes, o animal desfará a ligação entre comida e campainha, deixando assim de salivar diante da campainha.
	
	Rui está errado. Ele deveria oferecer algum método de punição para que o animal desfizesse a associação entre a campainha e a comida.
	
	Não há correlação entre o caso de Rui e os estudos acerca do condicionamento clássico.
	 
	Rui está correto. Depois de fazer isso algumas vezes, o animal desfará a ligação entre comida e campainha, deixando assim de salivar diante da campainha.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301325491)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Por que as pessoas são tão diferentes? Essa é uma das questões que:
		
	 
	A Psicologia da Personalidade tenta responder.
	
	A educação parental busca refazer.
	
	A Neurologia buscar apreender e tratar.
	
	A neuroeducação trata de reelaborar.
	
	A Psicologia dos Esportes busca ressignificar.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301190730)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A teoria sociocognitiva enfatiza as origens sociais do comportamento e a importância de processos de pensamento cognitivos em todos os aspectos do funcionamento humano ¿ motivação, emoção e ação. Um dos principais teóricos dessa teoria é:
		
	 
	C. Rogers
	
	Freud
	
	Pavlov
	
	Watson
	
	A. Bandura
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301325515)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Lucas é um psicólogo que gosta de utilizar testes projetivos em suas avaliações de personalidade. Os testes que ele mais utiliza são o HTP e o Zulliger. Ofereça argumentos que esclareçam o papel dos testes projetivos na avaliação da personalidade.
		
	
Resposta: Os testes projetivos são eficazes para facilitar conteúdos inconscientes, conscientes e motivacionais, além de facilitarem as expressões emocionais.
	
Gabarito: Os testes projetivos caracterizam-se pela apresentação de estímulos indefinidos e ambíguos. Analisa-se a resposta do examinando do ponto de vista emocional e motivacional, consciente e inconsciente.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301198541)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Maria tem vinte e cinco anos, percebe e experimenta tudo a sua volta de forma negativa, atribuindo significados às suas experiências conforme seu sistema de percepções. As partes do campo fenomenal, vistas pelo indivíduo como ¿eu¿, denomina-se:
		
	
	Incongruência
	
	Superego
	 
	Self
	
	Auto-realização
	
	Id
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301188101)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Bruna está com dificuldades de comportamento na escola, seus pais foram chamados na direção para uma conversa sobre o comportamento inadequado da adolescente. Ela empurra os colegas, rouba provas e se veste de forma a chocar a todos. Relacione a sentença com a noção de aprendizagem proposta pela perspectiva comportamentalista.
		
	
Resposta: A perspectiva comportamentalista diria que Bruna age desta forma pois foi condicionada a tal, ou porque aprendeu esses comportamentos observando outras pessoas fazendo o mesmo e não sendo punidas.
	
Gabarito: Para a perspectiva comportamentalista, a personalidade é um ramo do campo geral da aprendizagem. Entende-se psicopatologia em termos da aprendizagem de comportamentos mal-adaptativos ou do fracasso em aprender comportamentos adaptativos. Os seguidores da visão de aprendizagem-comportamental falam de modificação do comportamento e de terapia do comportamento. Bruna, de acordo com essa visão, tem comportamentos mal-adaptados.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301212097)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo a posição de Rogers, cada indivíduo percebe o mundo de uma forma única. Essas percepções formam um campo chamado:
		
	
	campo de memória episódica do indivíduo
	
	campo de educação do indivíduo
	
	campo inconsciente do indivíduo
	
	campo fenomenal do indivíduo
	
	campo comportamental do indivíduo

Continue navegando