Buscar

HISTÓRIA E GEOGRAFIA

Prévia do material em texto

CONTEÚDO, MET. E PRÁTICA DE ENS. DE HIST. E GEOG.
1a aula
	
	 
	Exercício: CEL0358_EX_A1_201603264442_V1 
	22/08/2018 10:09:07 (Finalizada)
	Aluno(a): JULIANA AVELINO DA SILVA
	2018.2 - F
	Disciplina: CEL0358 - CONTEÚDO, MET. E PRÁTICA DE ENS. DE HIST. E GEOG. 
	201603264442
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	A Geografia Crítica pode ser bem entendida pela afirmativa de Yves Lacoste: "É necessário pensar o espaço, para saber nele se organizar, para saber nele combater". Isso significa:
		
	 
	inserir o estudo dos homens no espaço, pelos dados quantitativos de crescimento, distribuição e expectativa de vida visando o combate as injustiças.
	
	destacar do espaço o estudo das leis naturais, acoplando suas relações nos projetos de mudanças na sociedade.
	
	ter como metodologia de análise a descrição, a enumeração e a classificação dos fatos referentes ao espaço, excluindo os que não atendam a esses itens .
	
	apresentar o espaço como um conhecimento meramente informativo, exigindo a memorização para que se possa agir politicamente.
	 
	construir uma visão integrada do espaço, numa perspectiva popular, socializando esse saber , pelo seu valor estratégico nos embates políticos.
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A velha fala de que A GEOGRAFIA É PURA DECOREBA remete-nos ao ensino da Geografia em que o objetivo principal era:
		
	
	trabalhar com elementos da realidade do estudante;
	
	desenvolver o espírito crítico do aluno;
	
	dar a criança condições de ler o mundo;
	 
	descrever e informar o conteúdo geográfico;
	
	analisar os conflitos sociais do cotidiano;
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Sobre o conhecimento Histórico, marque a proposição correta.
		
	
	É um acontecimento de longa duração que só é revelado por meio do estudo histórico, por isso ao ensinarmos História só abordamos fatos antigos.
	 
	O primeiro objetivo do conhecimento histórico é compreender os processos e os sujeitos históricos, o desenvolvimento das relações que se estabelecem entre os grupos humanos, em diferentes tempos e espaços.
	
	A aproximação da História com outras áreas da ciência vem deturpando seu principal objetivo, que é a busca da unicidade de culturas e de espaços para se promover o purismo social.
	
	O conhecimento histórico, como área científica, tem influenciado o ensino, buscando garantir o ensino dos conteúdos através de métodos tradicionais de aprendizagem, que preservam as verdades históricas.
	
	Ensinar História envolve compromissos com o conhecimento histórico, de caráter científico, com reflexões que se processam no nível pedagógico e que não podem sofrer a interferência dos processos de construção de uma identidade social do estudante relacionada à realidade com que convive.
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O momento de sistematização da Geografia como ciência, teve como influencia a corrente filosófica positivista como método de pesquisa e investigação nos estudos geográficos. Foram nessa concepção filosófica e metodológica que os geógrafos vão buscar procedimentos metodológicos e orientações gerais para os estudos. Assinale a alternativa que não condiz com o método positivista para os estudos geográficos.
		
	 
	A corrente filosófica positivista é uma corrente não dialética, pelo fato de que não se compara ou questiona os fatos geográficos semelhantes e diferentes que foram descritos e catalogados nas pesquisas.
	
	O positivismo enquanto metodologia de investigação caracteriza-se em observar e descrever paisagens naturais e fatos sociais ou humanos
	
	A metodologia de estudo positivista de investigação da Geografia como ciência além de traduzir descrever paisagens consiste também em catalogar as informações sistematizando as informações nos livros e enciclopédias de Geografia.
	
	Apesar da corrente positivista ter sido fundamental para os estudos da Geografia tradicional, esse método de ensino ainda está presente no ensino de Geografia contemporâneo,
	 
	Ao estudar e pesquisar Geografia por meio do método positivista geógrafos e estudantes tinha como procedimento inicial era observar o espaço em seguida descrever as características naturais e humanas, criticar, comparar e pôr em questão os termos da relação do homem com a natureza tendo a dialética como suporte filosófico e sociológico.
	
Explicação: As competências a serem levadas em consideração nessa questão é que os alunos percebam a contribuição que a corrente filosófica positivista contribui para a construção de um método de investigação científica e de estudos na geografia curricular. Que verifique que esta corrente apesar de ser tradicional ela está presente no ensino de geografia. A questão descrita correta pelo fato de que não condis a corrente positivista fazer analogias e questionar é não si caracteriza como dialética e critica. As outras alternativas estão coerentes com a proposta ou métodos do positivismo.
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A abordagem positivista do ensino da História implicou numa metodologia fundamentada na:
		
	
	criança sendo considerada em suas opiniões e dúvidas;
	
	sala de aula transformada em um centro de debates;
	
	ida a museus, sítios arqueológicos para pesquisar situações de época das diversas sociedades.
	 
	dinâmica de trabalhos em grupos com exposição dos resultados das pesquisas;
	 
	aula expositiva, na qual os alunos eram ouvintes passivos e contemplativos;
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A velha fala de que A GEOGRAFIA É PURA DECOREBA remete-nos ao ensino da Geografia em que o objetivo principal era:
		
	
	trabalhar com elementos da realidade do estudante.
	
	desenvolver o espírito crítico do aluno;
	
	dar a criança condições de ler o mundo;
	 
	descrever e informar o conteúdo geográfico;
	
	analisar os conflitos sociais do cotidiano;
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	1. Infelizmente a maior parte da literatura dedicada ao ensino de Geografia continua presa a uma visão geográfica tradicional e especializada com seus saberes fragmentados. A geografia como ciência social surge orientada pela reflexão sobre a dinâmica do espaço e da sociedade que compõem a realidade enfatizando a necessidade de engajamento político e defendendo a diminuição das disparidades socioeconômicas e regionais. Estamos falando sobre duas concepções respectivamente
		
	
	Positivismo e geografia tradicional
	 
	Positivismo e marxismo;
	
	Geografia clássica e geografia positivista;
	
	Positivismo e geografia clássica;
	
	Geografia crítica e geografia marxista.
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Talvez muito da indiferença que se nota atualmente pela vida política do nosso país esteja relacionada ao desprezo do passado de nossa vida pública institucional, obscurecida pela prioridade da atualidade cotidiana. Sem um conhecimento sólido do passado, voltado para a ação e para a participação democrática, somos levados à ignorância e à omissão que permitem total liberdade aos detentores do poder. (Maria de Lourdes Monaco Janotti. História, política e ensino. In:O saber histórico na sala de aula.) No texto, a autora defende, em relação ao conhecimento e ao ensino da História, que:
		
	
	a prioridade do ensino de História deve se voltar à História Imediata, por estar muito mais vinculada ao cotidiano dos educandos
	 
	os estudos da História Política precisam retornar, para que a História ensinada contribua com a formação política do cidadão.
	
	a necessidade da volta do ensino da História Política existe, desde que esta esteja preocupada com a formação moral e cívica dos alunos.
	
	a preocupação com a História Política deve se encerrar, já que esta sempre foi o espaço de mera cronologia política das elites brasileiras.
	
	o estudode História Política, num passado recente, produziu no seio da população brasileira um profundo desprezo pela ação política.

Continue navegando