Buscar

HISTÓRIA E GEOGRAFIA

Prévia do material em texto

CONTEÚDO, MET. E PRÁTICA DE ENS. DE HIST. E GEOG.
1a aula
	
	 
	Exercício: CEL0358_EX_A1_201603264442_V1 
	22/08/2018 10:09:07 (Finalizada)
	Aluno(a): JULIANA AVELINO DA SILVA
	2018.2 - F
	Disciplina: CEL0358 - CONTEÚDO, MET. E PRÁTICA DE ENS. DE HIST. E GEOG. 
	201603264442
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	A Geografia Crítica pode ser bem entendida pela afirmativa de Yves Lacoste: "É necessário pensar o espaço, para saber nele se organizar, para saber nele combater". Isso significa:
		
	 
	inserir o estudo dos homens no espaço, pelos dados quantitativos de crescimento, distribuição e expectativa de vida visando o combate as injustiças.
	
	destacar do espaço o estudo das leis naturais, acoplando suas relações nos projetos de mudanças na sociedade.
	
	ter como metodologia de análise a descrição, a enumeração e a classificação dos fatos referentes ao espaço, excluindo os que não atendam a esses itens .
	
	apresentar o espaço como um conhecimento meramente informativo, exigindo a memorização para que se possa agir politicamente.
	 
	construir uma visão integrada do espaço, numa perspectiva popular, socializando esse saber , pelo seu valor estratégico nos embates políticos.
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A velha fala de que A GEOGRAFIA É PURA DECOREBA remete-nos ao ensino da Geografia em que o objetivo principal era:
		
	
	trabalhar com elementos da realidade do estudante;
	
	desenvolver o espírito crítico do aluno;
	
	dar a criança condições de ler o mundo;
	 
	descrever e informar o conteúdo geográfico;
	
	analisar os conflitos sociais do cotidiano;
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Sobre o conhecimento Histórico, marque a proposição correta.
		
	
	É um acontecimento de longa duração que só é revelado por meio do estudo histórico, por isso ao ensinarmos História só abordamos fatos antigos.
	 
	O primeiro objetivo do conhecimento histórico é compreender os processos e os sujeitos históricos, o desenvolvimento das relações que se estabelecem entre os grupos humanos, em diferentes tempos e espaços.
	
	A aproximação da História com outras áreas da ciência vem deturpando seu principal objetivo, que é a busca da unicidade de culturas e de espaços para se promover o purismo social.
	
	O conhecimento histórico, como área científica, tem influenciado o ensino, buscando garantir o ensino dos conteúdos através de métodos tradicionais de aprendizagem, que preservam as verdades históricas.
	
	Ensinar História envolve compromissos com o conhecimento histórico, de caráter científico, com reflexões que se processam no nível pedagógico e que não podem sofrer a interferência dos processos de construção de uma identidade social do estudante relacionada à realidade com que convive.
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O momento de sistematização da Geografia como ciência, teve como influencia a corrente filosófica positivista como método de pesquisa e investigação nos estudos geográficos. Foram nessa concepção filosófica e metodológica que os geógrafos vão buscar procedimentos metodológicos e orientações gerais para os estudos. Assinale a alternativa que não condiz com o método positivista para os estudos geográficos.
		
	 
	A corrente filosófica positivista é uma corrente não dialética, pelo fato de que não se compara ou questiona os fatos geográficos semelhantes e diferentes que foram descritos e catalogados nas pesquisas.
	
	O positivismo enquanto metodologia de investigação caracteriza-se em observar e descrever paisagens naturais e fatos sociais ou humanos
	
	A metodologia de estudo positivista de investigação da Geografia como ciência além de traduzir descrever paisagens consiste também em catalogar as informações sistematizando as informações nos livros e enciclopédias de Geografia.
	
	Apesar da corrente positivista ter sido fundamental para os estudos da Geografia tradicional, esse método de ensino ainda está presente no ensino de Geografia contemporâneo,
	 
	Ao estudar e pesquisar Geografia por meio do método positivista geógrafos e estudantes tinha como procedimento inicial era observar o espaço em seguida descrever as características naturais e humanas, criticar, comparar e pôr em questão os termos da relação do homem com a natureza tendo a dialética como suporte filosófico e sociológico.
	
Explicação: As competências a serem levadas em consideração nessa questão é que os alunos percebam a contribuição que a corrente filosófica positivista contribui para a construção de um método de investigação científica e de estudos na geografia curricular. Que verifique que esta corrente apesar de ser tradicional ela está presente no ensino de geografia. A questão descrita correta pelo fato de que não condis a corrente positivista fazer analogias e questionar é não si caracteriza como dialética e critica. As outras alternativas estão coerentes com a proposta ou métodos do positivismo.
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A abordagem positivista do ensino da História implicou numa metodologia fundamentada na:
		
	
	criança sendo considerada em suas opiniões e dúvidas;
	
	sala de aula transformada em um centro de debates;
	
	ida a museus, sítios arqueológicos para pesquisar situações de época das diversas sociedades.
	 
	dinâmica de trabalhos em grupos com exposição dos resultados das pesquisas;
	 
	aula expositiva, na qual os alunos eram ouvintes passivos e contemplativos;
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A velha fala de que A GEOGRAFIA É PURA DECOREBA remete-nos ao ensino da Geografia em que o objetivo principal era:
		
	
	trabalhar com elementos da realidade do estudante.
	
	desenvolver o espírito crítico do aluno;
	
	dar a criança condições de ler o mundo;
	 
	descrever e informar o conteúdo geográfico;
	
	analisar os conflitos sociais do cotidiano;
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	1. Infelizmente a maior parte da literatura dedicada ao ensino de Geografia continua presa a uma visão geográfica tradicional e especializada com seus saberes fragmentados. A geografia como ciência social surge orientada pela reflexão sobre a dinâmica do espaço e da sociedade que compõem a realidade enfatizando a necessidade de engajamento político e defendendo a diminuição das disparidades socioeconômicas e regionais. Estamos falando sobre duas concepções respectivamente
		
	
	Positivismo e geografia tradicional
	 
	Positivismo e marxismo;
	
	Geografia clássica e geografia positivista;
	
	Positivismo e geografia clássica;
	
	Geografia crítica e geografia marxista.
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Talvez muito da indiferença que se nota atualmente pela vida política do nosso país esteja relacionada ao desprezo do passado de nossa vida pública institucional, obscurecida pela prioridade da atualidade cotidiana. Sem um conhecimento sólido do passado, voltado para a ação e para a participação democrática, somos levados à ignorância e à omissão que permitem total liberdade aos detentores do poder. (Maria de Lourdes Monaco Janotti. História, política e ensino. In:O saber histórico na sala de aula.) No texto, a autora defende, em relação ao conhecimento e ao ensino da História, que:
		
	
	a prioridade do ensino de História deve se voltar à História Imediata, por estar muito mais vinculada ao cotidiano dos educandos
	 
	os estudos da História Política precisam retornar, para que a História ensinada contribua com a formação política do cidadão.
	
	a necessidade da volta do ensino da História Política existe, desde que esta esteja preocupada com a formação moral e cívica dos alunos.
	
	a preocupação com a História Política deve se encerrar, já que esta sempre foi o espaço de mera cronologia política das elites brasileiras.
	
	o estudode História Política, num passado recente, produziu no seio da população brasileira um profundo desprezo pela ação política.
	
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Leia a citação a seguir e assinale a alternativa correta: "É perigoso quando a história toma como inspiração primária a ideia de preservar a memória individual ou a ideia de que deva funcionar como uma forma de comemoração. E tampouco devemos ver a história como uma forma de tradição, a despeito das afinidades entre história e tradição. O ato de submergir a história na memória, na comemoração ou na tradição tende a apagar a função crítica da historia(Megill, 2007, p.36)".
		
	 
	Segundo o autor, a memória não possui necessariamente o mesmo rigor crítico da história.
	
	Para Megill, a história não possui qualquer parentesco com a memória.
	
	O pesquisador acredita que a memória individual não pode fornecer subsídios para o historiador.
	
	Para Megill, as mudanças ocorrem apenas no plano físico.
	
	Para Megill, a memória é um conceito idêntico ao de comemoração e de tradição.
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Dentre as características do atual fenômeno técnico científico informacional temos a UNICIDADE TÉCNICA. Isso significa que:
		
	
	As grandes organizações sejam elas privadas ou públicas, nacionais ou supranacionais impõem uma lei de mercado global.
	 
	As técnicas atuais formam um sistema à escala do globo, há uma verdadeira planetarização da técnica.
	
	Os momentos são divergentes, como uma soma de acontecimentos dispersos, disparatados e desconexos.
	
	A interdependência entre ciência e técnica é uma situação que se encontra em todos os lugares abarcando todas as situações.
	
	Os momentos convergem, os acontecimentos de cada lugar podem ser imediatamente comunicado a qualquer outro
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Uma professora da turma do 5º ano, fez a seguinte proposta aos seus alunos: Vocês irão levantar, através de entrevistas com os moradores e comerciantes do bairro da escola, os principais problemas que eles enfrentam e as possíveis soluções. Para tal, deverão construir um questionário simples, claro e objetivo para os entrevistados responderem. Essa atividade corresponde principalmente, ao seguinte objetivo da Geografia:
		
	
	reconhecer, na paisagem local e no lugar em que se encontram inseridos, as diferentes manifestações da natureza e a transformação dela pela ação de sua coletividade;
	
	reconhecer algumas permanências e transformações sociais, econômicas e culturais nas vivências cotidianas das famílias
	
	comparar acontecimentos no tempo, tendo como referência a anterioridade, posterioridade e simultaneidade;
	
	identificar as relações de poder estabelecidas entre a sua localidade e o demais centros políticos, econômicos e culturais, em diferentes tempos;
	 
	ajudar o cidadão a pensar o espaço, a começar pelo local em que vive, para participar das decisões e agir sobre ele.
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	As diferentes formas de abordar e ensinar História e Geografia estão relacionadas com as modificações que essas disciplinas sofreram no decorrer dos séculos XIX e XX. Marque a alternativa que melhor apresenta o caminho percorrido por elas.
		
	
	As mudanças ocorridas na elaboração de novas teorias históricas são um fenômeno particular, inerente a essa disciplina, e em nada se relacionam com o momento e as mudanças sofridas pela Geografia, ainda que simultaneamente.
	 
	Nas décadas de 1960 e 70, sob o domínio militar, e com o nome de Estudos Sociais, a História e a Geografia contribuíram para a elaboração do espírito nacionalista e do desenvolvimento de ideias de caráter moralizante e cívicas.
	
	Durante o século XIX, a partir da definição do que é habitualmente considerado alta cultura e refinamento, o estudo da História se definiu basicamente por compreender as obras sacras e a arte europeia.
	
	Observamos que os conteúdos de História presentes no currículo escolar, bem como a sua fundamentação teórica e metodológica, não representam mais um importante instrumento ideológico nas mãos de diferentes segmentos políticos e sociais.
	
	As abordagens de caráter marxista pouca influência tiveram na modificação de uma postura mais tradicional na elaboração no estudo da História e da Geografia que era oferecido aos nossos estudantes.
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A reflexão sobre o inventário cultural é a matéria prima das Ciências Sociais estudadas a partir da História Geografia, Sociologia, Antropologia e Política . Cada uma dessas ciências possui um campo de estudo. Identifique nas opções abaixo aquela que apresenta CORRETAMENTE esse campo de estudo.
		
	 
	GEOGRAFIA- Compreende a dinâmica da Sociedade e a dinâmica da Natureza.
	
	POLÍTICA- Estuda as transformações ocorridas nos diversos aspectos das sociedades ao longo do tempo.
	
	ANTROPOLOGIA- Analisa o sistema de relações sociais dentro do qual se dará a ação humana.
	
	SOCIOLOGIA- Discute a organização social e política, as relações de parentesco, instituições sociais, sistemas simbólicos, religião e comportamento
	
	HISTÓRIA - Analisa a organização, direção e administração de nações ou Estados.
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Uma professora do 3º ano do Ensino Fundamental  realizou uma aula passeio.  Caminhou com os seus alunos pelas ruas principais do bairro da escola levando-os também a um ponto alto para que pudessem observar o espaço de cima.
Que objetivo  indicado pelos Parâmetros Curriculares (Geografia 1997) e apresentado nas opções,  ela atendeu  de modo mais completo, com essa atividade?
		
	 
	Reconhecer, na paisagem local e no lugar em que se encontram inseridos, as diferentes manifestações da natureza, a apropriação e a transformação dela pela ação de sua coletividade, de seu grupo social;
	
	Identificar as relações de poder estabelecidas entre a sua localidade e os demais centros políticos, econômicos e culturais, em diferentes tempos.
	
	Adotar uma atitude responsável em relação ao meio ambiente, reivindicando, quando possível, o direito de todos a uma vida plena num ambiente preservado e saudável;
	
	Refletir sobre as semelhanças e diferenças nos modos que diferentes grupos sociais se apropriam da natureza e a transformam, identificando suas determinações nas relações de trabalho, nos hábitos cotidianos, nas formas de se expressar e no lazer;
	
	Utilizar a linguagem cartográfica para representar e interpretar informações observando a necessidade de indicações de direção, distância, orientação e proporção para garantir a legibilidade da informação;
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A História é definida por Marc Bloch como o estudo dos seres humanos no tempo, desta forma qual é o principal objetivo da disciplina História:
		
	
	a História nada mais é do que um conjunto de lendas que tem por finalidade transmitir valores morais para a sociedade, sociedade que ao longo de sua existência tem se corrompido e se afastado do sagrado.
	
	a disciplina História tem por finalidade primeira, instruir o aluno para seu desenvolvimento moral e econômico.
	
	o ensino da História tem por objetivo demonstrar que o ser humano não é um ser social, por isso, vemos que o existência humana é uma constante de guerras, revoluções, e conflitos generalizados.
	 
	o ensino da História tem por objetivo compreender e interpretar as várias versões de um determinado acontecimento.
	
	a História tem por objetivo informar o homem sobre os fatos ocorridos em sua sociedade, para que este procure evoluir socialmente e não cometer os mesmos erros de seus antepassados.
	
Explicação: a História é o estudo das diversas versões sobre um determinado acontecimento ou sociedade, a História é um todo complexo, desta forma para uma melhor analisede um determinado acontecimento faz uso dos conhecimentos e técnicas de outras ciências como a Geografia, Economia, Politica etc
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O Positivismo foi uma doutrina que englobou tanto perspectivas filosóficas como científicas do século XIX. Sobre esta doutrina, assinale a resposta INCORRETA
		
	
	Os seguidores desse movimento acreditavam num ideal de neutralidade, isto é, na separação entre o pesquisador/autor e sua obra.
	
	Tudo aquilo que não pudesse ser provado pela ciência era considerado como pertencente ao domínio teológico ou metafísico caracterizado por crendices e superstições.
	 
	O sujeito da aprendizagem deixava de ser um receptáculo que apenas reproduzia os conteúdos transmitidos pelo professor, para tornar-se um construtor de seu conhecimento
	
	A Geografia positivista deixou de ser holística para se tornar uma ciência pulverizada e especializada, com saberes fragmentados .
	
	Surgiu com o desenvolvimento do Iluminismo, das crises social e moral do fim da Idade Média e do nascimento da sociedade industrial.
	
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	A Geografia Crítica pode ser bem entendida pela afirmativa de Yves Lacoste: "É necessário pensar o espaço, para saber nele se organizar, para saber nele combater". Isso significa:
		
	
	destacar do espaço o estudo das leis naturais, acoplando suas relações nos projetos de mudanças na sociedade.
	
	inserir o estudo dos homens no espaço, pelos dados quantitativos de crescimento, distribuição e expectativa de vida visando o combate as injustiças.
	 
	construir uma visão integrada do espaço, numa perspectiva popular, socializando esse saber , pelo seu valor estratégico nos embates políticos.
	
	apresentar o espaço como um conhecimento meramente informativo, exigindo a memorização para que se possa agir politicamente.
	
	ter como metodologia de análise a descrição, a enumeração e a classificação dos fatos referentes ao espaço, excluindo os que não atendam a esses itens .
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A velha fala de que A GEOGRAFIA É PURA DECOREBA remete-nos ao ensino da Geografia em que o objetivo principal era:
		
	
	dar a criança condições de ler o mundo;
	
	desenvolver o espírito crítico do aluno;
	 
	descrever e informar o conteúdo geográfico;
	
	analisar os conflitos sociais do cotidiano;
	
	trabalhar com elementos da realidade do estudante;
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Sobre a geografia e a construção da cidadania, assinale a afirmativa correta:
		
	 
	Um espaço realiza-se como social quando é, e fato, apropriado, a exclusão multiforme, do espaço, constitui e reflete a redução do cidadão a usuário.
	
	O aprender foi sedimentado dentro do Estado pelo Iluminismo que determinou o estudo do espaço do mundial para o local.
	
	A relação entre o Estado e o direito de aprender está vinculada a situações históricas.
	
	Aprender é tão importante que a sabedoria das nações o definiu como direito fundamental de ação individual.
	
	Em matéria de aprendizagem, o individual e o coletivo não se opõem, constituem-se e categorias idênticas
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Muitos autores classificaram essa forma de ensinar Geografia como um sacrifício para os alunos pois exige a retenção de muitas informações, que na maioria das vezes não possuia significado para eles. O programa usado é formado das famosas gavetinhas ou seja, saberes que se bastavam por si só: dados políticos, clima, relevo, vegetação, hidrografia, população, recursos naturais e produção, aplicados aos estados, países e continentes. O texto refere-se à Geografia ensinada dentro da linha:
		
	
	marxista;
	 
	positivista.
	
	teológica;
	
	construtivista;
	
	metafísica;
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	1. Infelizmente a maior parte da literatura dedicada ao ensino de Geografia continua presa a uma visão geográfica tradicional e especializada com seus saberes fragmentados. A geografia como ciência social surge orientada pela reflexão sobre a dinâmica do espaço e da sociedade que compõem a realidade enfatizando a necessidade de engajamento político e defendendo a diminuição das disparidades socioeconômicas e regionais. Estamos falando sobre duas concepções respectivamente
		
	 
	Positivismo e marxismo;
	
	Geografia clássica e geografia positivista;
	
	Positivismo e geografia tradicional
	
	Positivismo e geografia clássica;
	
	Geografia crítica e geografia marxista.
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Coloque V nas afirmativas verdadeiras e F nas falsas e a seguir assinale a alternativa que contém a sequência correta.
(   ) A Geografia Física descreve as transformações da paisagem produzidas pelo homem. 
(  ) Desde o seu nascimento a Geografia sempre esteve atrelada ao contexto histórico, sendo influenciada pelo positivismo e apolítica.
(   ) Nos anos 1960 a Geografia Marxista teceu críticas à Geografia Tradicional.
(   ) A Geografia, como as demais ciências humanas foi apropriada pelo poder e sem conteúdo social.
(   ) A Geografia Tradicional vigorou até o início dos anos 1960.
Marque a sequência correta:
		
	
	V,V,V,V,V
	
	F,F,V,V,V.
	
	V,F,V,F,V
	 
	F,V,V,V,F.
	
	V,V,V,F,F.
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A abordagem positivista do ensino da História implicou numa metodologia fundamentada na:
		
	
	dinâmica de trabalhos em grupos com exposição dos resultados das pesquisas;
	
	sala de aula transformada em um centro de debates;
	
	criança sendo considerada em suas opiniões e dúvidas;
	 
	aula expositiva, na qual os alunos eram ouvintes passivos e contemplativos;
	
	ida a museus, sítios arqueológicos para pesquisar situações de época das diversas sociedades.
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Na escola Tradicional , a geografia era marcada pela explicação objetiva e quantitativa da realidade. Tinha como meta abordar as relações do homem com a natureza de forma objetiva, sem priorizar as relações sociais. Atualmente é perspectiva desse estudo
		
	
	A historicidade enfoca o homem como sujeito construtor do espaço geográfico, imprimindo seus valores no processo de construção do seu espaço.
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	O exercício da memorização desvinculada do entendimento, da identificação e da compreensão não tem mais sentido.
	
	Desenvolver propostas pedagógicas que vislumbrem a relação daquilo que deve ser aprendido com a realidade vivida do aluno.
	
	Não considerar e explicar apenas o mundo, mas buscar entendimento quanto à sua transformação.
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Sobre o conhecimento Histórico, marque a proposição correta.
		
	
	É um acontecimento de longa duração que só é revelado por meio do estudo histórico, por isso ao ensinarmos História só abordamos fatos antigos.
	
	Ensinar História envolve compromissos com o conhecimento histórico, de caráter científico, com reflexões que se processam no nível pedagógico e que não podem sofrer a interferência dos processos de construção de uma identidade social do estudante relacionada à realidade com que convive.
	 
	O primeiro objetivo do conhecimento histórico é compreender os processos e os sujeitos históricos, o desenvolvimento das relações que se estabelecem entre os grupos humanos, em diferentes tempos e espaços.
	
	O conhecimento histórico, como área científica, tem influenciado o ensino, buscando garantir o ensino dos conteúdos através de métodos tradicionais de aprendizagem, que preservam as verdades históricas.
	
	A aproximação da História com outras áreas da ciência vem deturpando seu principal objetivo, que é a busca da unicidade de culturas e de espaços para se promover o purismo social.2a Questão
	
	
	
	
	Yves Lacoste afirma: É NECESSÁRIO PENSAR O ESPAÇO, PARA SABER NELE SE ORGANIZAR, PARA SABER NELE COMBATER¿. Trabalhar a Geografia nessa linha de pensamento exige que o professor :
		
	
	dê muita informação para que o aluno possa pensar;
	
	utilize muitos testes e provas para reter o conhecimento;
	
	traga um planejamento fechado para que possa ser dado todo o conteúdo;
	 
	coloque a criança para refletir o seu cotidiano;
	
	exija uma disciplina rígida para o aluno não se desconcentrar;
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Relacione os itens abaixo numerados, com seus respectivos conceitos históricos:
1- Sujeito 2- Objeto 3- Tempo 4- Fato histórico 5- Documento histórico
(  ) É o momento ou ocasião apropriada para que uma coisa se realize; período no qual acontecem os fatos históricos (realizações humanas).
(   ) É aquilo que está em estudo; que encontra-se em pesquisa, análise. Pode ser o fato histórico, ou documento histórico.
(   ) É o resultado da ação do sujeito no tempo e no espaço. É aquilo que aconteceu; são as realizações humanas.
(   ) É considerado o portador da ação. É aquele que constrói a história; aquele que vive; aquele que analisa, enquanto transforma e, ao mesmo tempo, transforma enquanto analisa.
(   ) É o instrumento que permite analisar o fato. Podem ser peças de vestuário, peças de artes, monumentos, construções, registros escritos (livros, revistas, jornais, certidões, fotografias etc).
A sequência numérica CORRETA, de cima para baixo, é:
		
	
	1, 3, 4, 2, 1
	 
	3, 2, 4, 1, 5
	
	4, 1, 5, 2, 3
	
	2, 5, 3, 1, 4
	
	3, 4, 2, 1, 5
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O momento de sistematização da Geografia como ciência, teve como influencia a corrente filosófica positivista como método de pesquisa e investigação nos estudos geográficos. Foram nessa concepção filosófica e metodológica que os geógrafos vão buscar procedimentos metodológicos e orientações gerais para os estudos. Assinale a alternativa que não condiz com o método positivista para os estudos geográficos.
		
	 
	Ao estudar e pesquisar Geografia por meio do método positivista geógrafos e estudantes tinha como procedimento inicial era observar o espaço em seguida descrever as características naturais e humanas, criticar, comparar e pôr em questão os termos da relação do homem com a natureza tendo a dialética como suporte filosófico e sociológico.
	
	A corrente filosófica positivista é uma corrente não dialética, pelo fato de que não se compara ou questiona os fatos geográficos semelhantes e diferentes que foram descritos e catalogados nas pesquisas.
	
	Apesar da corrente positivista ter sido fundamental para os estudos da Geografia tradicional, esse método de ensino ainda está presente no ensino de Geografia contemporâneo,
	
	A metodologia de estudo positivista de investigação da Geografia como ciência além de traduzir descrever paisagens consiste também em catalogar as informações sistematizando as informações nos livros e enciclopédias de Geografia.
	
	O positivismo enquanto metodologia de investigação caracteriza-se em observar e descrever paisagens naturais e fatos sociais ou humanos
	
Explicação: As competências a serem levadas em consideração nessa questão é que os alunos percebam a contribuição que a corrente filosófica positivista contribui para a construção de um método de investigação científica e de estudos na geografia curricular. Que verifique que esta corrente apesar de ser tradicional ela está presente no ensino de geografia. A questão descrita correta pelo fato de que não condis a corrente positivista fazer analogias e questionar é não si caracteriza como dialética e critica. As outras alternativas estão coerentes com a proposta ou métodos do positivismo.
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	I - tem como fontes apenas documentos, cartas escritas, memória dos dominadores. Esta está focada apenas nos supostos heróis que fizeram a história, enquanto que a maioria dos sujeitos são simplesmente esquecidos. II- Os sujeitos (povo) são respeitados como atores da história. Sobre os itens I e II podemos afirmar verdadeiramente que:
		
	
	Ambas são características da História Tradicional.
	
	A alternativa I caracteriza a história crítica.
	
	A alternativa II caracteriza a história tradicional.
	
	Ambas são características da História Crítica.
	 
	A alternativa I caracteriza a história tradicional e a alternativa II caracteriza a história crítica.
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Talvez muito da indiferença que se nota atualmente pela vida política do nosso país esteja relacionada ao desprezo do passado de nossa vida pública institucional, obscurecida pela prioridade da atualidade cotidiana. Sem um conhecimento sólido do passado, voltado para a ação e para a participação democrática, somos levados à ignorância e à omissão que permitem total liberdade aos detentores do poder. (Maria de Lourdes Monaco Janotti. História, política e ensino. In:O saber histórico na sala de aula.) No texto, a autora defende, em relação ao conhecimento e ao ensino da História, que:
		
	
	o estudo de História Política, num passado recente, produziu no seio da população brasileira um profundo desprezo pela ação política.
	
	a prioridade do ensino de História deve se voltar à História Imediata, por estar muito mais vinculada ao cotidiano dos educandos
	 
	os estudos da História Política precisam retornar, para que a História ensinada contribua com a formação política do cidadão.
	
	a preocupação com a História Política deve se encerrar, já que esta sempre foi o espaço de mera cronologia política das elites brasileiras.
	
	a necessidade da volta do ensino da História Política existe, desde que esta esteja preocupada com a formação moral e cívica dos alunos.
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Houve um tempo em que se referia à História como: HISTÓRIA NÃO É ARTE, MAS UMA CIÊNCIA PURA. Dos autores listados abaixo qual deles defendia este pressuposto?
		
	 
	Augusto Comte
	
	Piaget
	
	Marx
	
	Wallon
	
	Vygotsky
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Buscar a construção ou resgatar a identidade local tem sido uma preocupação para as mais diferentes comunidades espalhadas pelo mundo, talvez para que se possam evitar alguns erros do passado e organizar projetos para o futuro. Na escola, essa construção ou resgate torna-se um trabalho importante, pois:
		
	
	leva às crianças o conhecimento dos personagens locais importantes e a sua história como aquela a ser considerada como um símbolo para todos, eliminando a possibilidade de se reconhecerem enquanto agentes históricos.
	
	faz com que os professores possam conhecer melhor a história das crianças o que possibilita uma correta avaliação de suas atitudes na escola e isso resulta em um mais eficiente trabalho pedagógico a partir do devido acompanhamento.
	 
	faz com que cada uma das crianças e demais pessoas da comunidade sintam-se inseridas na sociedade, por meio dos laços culturais e afetivos resgatados pela pesquisa e, por isso, respeitadas enquanto gentes históricos.
	
	auxilia na compreensão de conceitos básicos e importante como os de fato histórico, de sujeito histórico e de tempo histórico.
	
	possibilita a construção de provas que levem as crianças a definirem uma sociedade como mais importante do que os outros a partir de dados comprobatórios e informações de variadas fontes resgatadas pela pesquisa.
	
Explicação: Trabalhar o conceito de história local faz com que o aluno se sinta importante e ao mesmo tempo faz com que ele reflita sobre a sua realidade, buscando soluções e melhorias para a comunidade que vive.
	
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	"No conceito de espaço geográfico está implícita a ideia de articulação entrenatureza e sociedade. Na busca desta articulação, a Geografia tem que trabalhar, de um lado, com os elementos e atributos naturais, procurando não só descrevê-los, mas entender as interações existentes entre eles; e de outro, verificar a maneira pela qual a sociedade está administrando e interferindo nos sistemas naturais. Para perceber a ação da sociedade é necessário adentrar em sua estrutura social, procurando apreender o seu modo de produção e as relações socioeconômicas vigentes". (GIOMETTI, A. B. R., et al. Leitura do Espaço Geográfico através das categorias: Lugar, Paisagem e Território. In: Caderno de formação: formação de professores didática dos conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. p.34). Na conceituação acima apresentada, temos a Geografia como uma ciência da natureza e da sociedade, no sentido de:
		
	
	evidenciar a complementaridade nula entre o espaço e as práticas humanas;
	
	descrever as metanarrativas individuais do natural e do social;
	
	compreender as dinâmicas naturais dos espaços humanizados.
	
	avaliar as estruturas dos sistemas naturais para neles interferir;
	 
	evidenciar as relações de interação entre esses dois elementos da realidade;
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	É NECESSÁRIO PENSAR O ESPAÇO, PARA SABER NELE SE ORGANIZAR, PARA SABER NELE COMBATER. Essa frase de Yves Lacoste representa uma linha de pensamento da Geografia chamada:
		
	 
	Marxista
	
	Quantitativa
	
	Possibilista
	
	Positivista
	
	Determinista
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Durante as décadas de 1980 e 1990 os vários avanços ocorridos na Geografia provocaram renovações na postura, na linguagem e nas propostas de trabalho, orientadas pela reflexão sobre a dinâmica do espaço e da sociedade que compõem a realidade. A maior parte da literatura dedicada ao ensino de Geografia, porém, ficou presa a uma visão geográfica tradicional, priorizando aspectos relacionados aos conteúdos conceituais e abordando-os de forma descritiva - esquecendo que tais aspectos são apenas uma parte da tarefa de ensinar a pensar geograficamente. Desta perspectiva quais são, cronologicamente, as mais importantes correntes do pensamento geográfico? 
		
	
	Geografia Marxista, Geografia Tradicional e Geografia Crítica.
	 
	Geografia Tradicional, Geografia Marxista e Geografia Crítica.
	
	Geografia Crítica, Geografia Tradicional e Geografia Marxista.
	
	Geografia Tradicional, Geografia Crítica e Geografia Marxista.
	
	Geografia Clássica, Geografia Tradicional e Geografia Marxista.
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O Positivismo foi uma doutrina que englobou tanto perspectivas filosóficas como científicas do século XIX. Uma das características dessa doutrina é a:
		
	
	pouca neutralidade dos pesquisadores;
	
	delimitação dos ¿porquês¿ dos fenômenos;
	
	importância dada aos fenômenos sociais;
	
	explicação da realidade por intermédio da religião;
	 
	redução dos fenômenos a um conteúdo físico;
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	São Características da Geografia Crítica ou Renovada, EXCETO:
		
	
	Inovadora, fazendo sempre análise crítica do espaço em que ele está inserido.
	
	Utilização de Jogos, brincadeiras, maquetes, análise de figuras, aulas de campo, músicas, filmes e atividades lúdicas.
	
	Humanista, tendo o professor como mediador do conhecimento.
	 
	Supervalorização da memorização e decoreba
	
	Valorização do conhecimento prévio do aluno contextualizando os conteúdos em escala local para o global.
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O momento de sistematização da Geografia como ciência, teve como influencia a corrente filosófica positivista como método de pesquisa e investigação nos estudos geográficos. Foram nessa concepção filosófica e metodológica que os geógrafos vão buscar procedimentos metodológicos e orientações gerais para os estudos. Assinale a alternativa que não condiz com o método positivista para os estudos geográficos.
		
	
	Apesar da corrente positivista ter sido fundamental para os estudos da Geografia tradicional, esse método de ensino ainda está presente no ensino de Geografia contemporâneo,
	
	A metodologia de estudo positivista de investigação da Geografia como ciência além de traduzir descrever paisagens consiste também em catalogar as informações sistematizando as informações nos livros e enciclopédias de Geografia.
	 
	Ao estudar e pesquisar Geografia por meio do método positivista geógrafos e estudantes tinha como procedimento inicial era observar o espaço em seguida descrever as características naturais e humanas, criticar, comparar e por em questão os termos da relação do homem com a natureza tendo a dialética como suporte filosófico e sociológico.
	
	A corrente filosófica positivista é uma corrente não dialética, pelo fato de que não se compara ou questiona os fatos geográficos semelhantes e diferentes que foram descritos e catalogados nas pesquisas.
	
	O positivismo enquanto metodologia de investigação caracteriza-se em observar e descrever paisagens naturais e fatos sociais ou humanos
	
Explicação: As competências a serem levadas em consideração nessa questão é que os alunos percebam a contribuição que a corrente filosófica positivista contribui para a construção de um método de investigação científica e de estudos na geografia curricular. Que verifique que esta corrente apesar de ser tradicional ela está presente no ensino de geografia. A questão descrita correta pelo fato de que não condis a corrente positivista fazer analogias e questionar é não si caracteriza como dialética e critica. As outras alternativas estão coerentes com a proposta ou métodos do positivismo.
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A Geografia deixou de ser holística (indivisível) para se tornar uma ciência pulverizada e especializada com seus saberes fragmentados. Assim, surgem várias ¿Geografias¿ como a geomorfologia, a biogeografia, a climatologia etc. A descrição, a enumeração e a classificação dos fatos referentes ao espaço constituem o seu método. A corrente de pensamento que propiciou essa mudança de enfoque da Geografia chama-se:
		
	
	Marxismo
	
	Liberalismo
	 
	Positivismo
	
	Nazismo
	
	Nacionalismo
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Ler o mundo é entender a realidade, é decifrar seus códigos, é traduzir, através dos conceitos, o mundo vivido. A realidade social é o conteúdo da Geografia e da História. A partir desse princípio cabe a escola:
		
	
	trabalhar a História e a Geografia somente a partir de uma linha de tempo bem estruturada, concretizando para a criança o acontecimentos dentro de uma ordem temporal.
	
	incentivar a memorização de pontos importantes, trazendo a análise das relações de poder de modo concreto para a criança.
	 
	possibilitar uma leitura crítica da realidade, levando a criança a compreender a sociedade em que está inserida;
	
	informar sobre os principais pontos referentes a natureza e sociedade, inserindo a criança no processo histórico e geográfico;
	
	utilizar o positivismo como método de análise dos conteúdos de História e Geografia, facilitando a compreensão dos fatos pela criança;
	
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	A velha fala de que A GEOGRAFIA É PURA DECOREBA remete-nos ao ensino da Geografia em que o objetivo principal era:
		
	
	analisar os conflitos sociais do cotidiano;
	
	desenvolver o espírito crítico do aluno;
	
	dar a criança condições de ler o mundo;
	
	trabalhar com elementos da realidade do estudante.
	 
	descrever e informar o conteúdo geográfico;
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A velha fala de que A GEOGRAFIA É PURA DECOREBA remete-nos ao ensino da Geografia em que o objetivo principal era:
		
	
	desenvolvero espírito crítico do aluno;
	 
	descrever e informar o conteúdo geográfico;
	
	dar a criança condições de ler o mundo;
	
	analisar os conflitos sociais do cotidiano;
	
	trabalhar com elementos da realidade do estudante;
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Sobre a geografia e a construção da cidadania, assinale a afirmativa correta:
		
	 
	Um espaço realiza-se como social quando é, e fato, apropriado, a exclusão multiforme, do espaço, constitui e reflete a redução do cidadão a usuário.
	
	Aprender é tão importante que a sabedoria das nações o definiu como direito fundamental de ação individual.
	
	O aprender foi sedimentado dentro do Estado pelo Iluminismo que determinou o estudo do espaço do mundial para o local.
	
	Em matéria de aprendizagem, o individual e o coletivo não se opõem, constituem-se e categorias idênticas
	
	A relação entre o Estado e o direito de aprender está vinculada a situações históricas.
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A Geografia Crítica pode ser bem entendida pela afirmativa de Yves Lacoste: "É necessário pensar o espaço, para saber nele se organizar, para saber nele combater". Isso significa:
		
	 
	construir uma visão integrada do espaço, numa perspectiva popular, socializando esse saber , pelo seu valor estratégico nos embates políticos.
	
	inserir o estudo dos homens no espaço, pelos dados quantitativos de crescimento, distribuição e expectativa de vida visando o combate as injustiças.
	
	apresentar o espaço como um conhecimento meramente informativo, exigindo a memorização para que se possa agir politicamente.
	
	ter como metodologia de análise a descrição, a enumeração e a classificação dos fatos referentes ao espaço, excluindo os que não atendam a esses itens .
	
	destacar do espaço o estudo das leis naturais, acoplando suas relações nos projetos de mudanças na sociedade.
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Coloque V nas afirmativas verdadeiras e F nas falsas e a seguir assinale a alternativa que contém a sequência correta.
(   ) A Geografia Física descreve as transformações da paisagem produzidas pelo homem. 
(  ) Desde o seu nascimento a Geografia sempre esteve atrelada ao contexto histórico, sendo influenciada pelo positivismo e apolítica.
(   ) Nos anos 1960 a Geografia Marxista teceu críticas à Geografia Tradicional.
(   ) A Geografia, como as demais ciências humanas foi apropriada pelo poder e sem conteúdo social.
(   ) A Geografia Tradicional vigorou até o início dos anos 1960.
Marque a sequência correta:
		
	
	V,F,V,F,V
	 
	F,V,V,V,F.
	
	V,V,V,V,V
	
	V,V,V,F,F.
	
	F,F,V,V,V.
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Muitos autores classificaram essa forma de ensinar Geografia como um sacrifício para os alunos pois exige a retenção de muitas informações, que na maioria das vezes não possuia significado para eles. O programa usado é formado das famosas gavetinhas ou seja, saberes que se bastavam por si só: dados políticos, clima, relevo, vegetação, hidrografia, população, recursos naturais e produção, aplicados aos estados, países e continentes. O texto refere-se à Geografia ensinada dentro da linha:
		
	
	construtivista;
	
	metafísica;
	 
	positivista.
	
	teológica;
	
	marxista;
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	1. Infelizmente a maior parte da literatura dedicada ao ensino de Geografia continua presa a uma visão geográfica tradicional e especializada com seus saberes fragmentados. A geografia como ciência social surge orientada pela reflexão sobre a dinâmica do espaço e da sociedade que compõem a realidade enfatizando a necessidade de engajamento político e defendendo a diminuição das disparidades socioeconômicas e regionais. Estamos falando sobre duas concepções respectivamente
		
	
	Positivismo e geografia tradicional
	
	Positivismo e geografia clássica;
	 
	Positivismo e marxismo;
	
	Geografia clássica e geografia positivista;
	
	Geografia crítica e geografia marxista.
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A abordagem positivista do ensino da História implicou numa metodologia fundamentada na:
		
	
	sala de aula transformada em um centro de debates;
	
	dinâmica de trabalhos em grupos com exposição dos resultados das pesquisas;
	 
	aula expositiva, na qual os alunos eram ouvintes passivos e contemplativos;
	
	criança sendo considerada em suas opiniões e dúvidas;
	
	ida a museus, sítios arqueológicos para pesquisar situações de época das diversas sociedades.
	
	1a Questão
	
	
	
	Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais / Geografia e História. Ensino Fundamental. MEC/SEE 1997 este é um dos objetivos específicos a serem alcançados pela Geografia e a História na 1ª fase do Ensino Fundamental (1º ao 6º ano): reconhecer, na paisagem local e no lugar em que se encontram inseridos, as diferentes manifestações da natureza e a apropriação e transformação dela pela ação de sua coletividade, de seu grupo social. Esse objetivo pode ser construído de modo mais claro, a partir do seguinte conteúdo de Geografia:
		
	 
	o bairro em que a criança mora;
	
	os países que fazem fronteiras com o Brasil;
	
	a distribuição populacional
	
	o Brasil e o seu litoral;
	
	o nordeste brasileiro e o açúcar;
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A ciencia História, ao longo de sua existência, foi definida de diversas formas, mas basicamente todas as definições dadas a ela giram em torno do conceito de que a História estuda os processos de mudanças e permanencias ocorridas nas sociedades humanas. Para o historiador Marc Bloch a História é antes de mais nada definida como:
		
	
	ciência complementar da Politica, pois todo e qualquer fato histórico esta intimamente ligado as formas de organização politica das sociedades.
	
	uma ciência complementar da Antropologia, pois estuda basicamente o homem e sua evolução cultural
	 
	ciência que estuda os seres humanos no tempo, privilegiando os fatos que afetam toda sociedade.
	
	uma ciência biológica pois estuda o homem e sua relação com a natureza, extraindo dela seus alimentos e assim biologicamente evoluindo
	
	a História é um todo complexo e único, que estuda todas as formas de vida do planeta e as suas interdependências ao longo dos séculos.
	
Explicação: para Marc Bloch a História estuda os seres humanos no tempo, sua organização social, politica, econômica e religiosa,
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	No primeiro dia de aula desta disciplina, no curso de Pedagogia, o professor pediu a seus alunos que elaborassem uma definição para História. Um grupo de alunos apresentou a seguinte definição: "História é a área do conhecimento que estuda o passado humano com o objetivo de entender melhor o presente." O professor provocou sua turma a ir além deste conceito para que o principal objetivo do conhecimento histórico fosse compreendido. Esse objetivo constitui-se em:
		
	
	Buscar no passado as explicações e justificativas para as ações e as ideologias do presente.
	
	Transmitir verdades e valores sociais a partir de informações baseadas em filiações ideológicas.
	
	Perceber que o passado é um aglomerado de ações e fatos que se perpetuam no presente.
	
	Desenvolver comportamentos de neutralidade diante da diversidade cultural.
	 
	Compreender a estrutura, a conjuntura, os sujeitos históricos e as relações entre eles em diferentes tempos e espaços.
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Encarar o desafio de trabalhar criticamente com o documento televisual me parece mais produtivo do que o costumeiro exercício de retórica pseudocrítica, no qual alunos e professores falam mal da televisão, do "sistema", da "alienação" durante as aulas e, ao chegar em seus lares, na solidão e no silêncio,se entregam à luz mágica e abismal. (Marcos Napolitano. A televisão como documento. In: O saber histórico na sala de aula.) Desta assertiva, pode-se concluir que :
		
	
	um mundo dominado pela linguagem, dificulta a retenção de dados tão importantes para o estudo da história.
	
	um único modo correto de usar a televisão para os estudos de história é analisar os documentários apresentados por ela.
	
	um documento precisa se apresentar escrito e impresso para ser considerado como tal, por isso a televisão não tem valor para o estudo da história.
	 
	uma das tarefas do ensino de História é a de compreender o funcionamento da linguagem televisiva.
	
	uma linguagem como a da televisão deve ser ignorada enquanto linguagem específica em um curso de História, em função do seu caráter alienante.
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Para saber sobre suas origens e traçar os caminhos a serem percorridos durante a vida a humanidade constrói inúmeras perguntas. Para conseguir essas respostas homens e mulheres recorrem aos dados das Ciências Sociais pois elas estudam a sociedade e a sua organização, no espaço e no tempo. São matérias que fazem parte das Ciências Sociais:
		
	
	Sociologia, Química, Economia e Administração
	
	Política, Educação física, Biologia, Legislação;
	 
	Geografia, História, Sociologia, Antropologia Social;
	
	História, Sociologia, Matemática, Arqueologia;
	
	Antropologia Social, Política, Geografia e Física;
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Os alunos do 3º ano do ensino Fundamental , em um trabalho de campo, reconheceram no espaço onde a escola está inserida uma área de mata Atlântica devastada pela ocupação . Desenvolveram um trabalho de pesquisa muito interessante. Esse trabalho inclui-se no conteúdo cujo tema é:
		
	
	Os problemas climáticos do Estado
	
	O caminho casa escola
	
	O município e a devastação fluvial
	
	O Brasil e o relevo
	 
	Aspectos naturais do bairro da escola
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Sobre os aspectos metodológicos do ensino da História observe os enunciados abaixo e assinale o INCORRETO:
		
	
	Os fatos históricos não se explicam por si sós, eles se tornam compreensíveis, deixam de ser estáticos e inertes, quando colocados em relação a outros fatos dentro de um conjunto maior.
	
	O método do ensino e pesquisa da História não pode reduzir-se à memorização de fatos, à informação detalhada dos eventos históricos nem ao acúmulo de dados sobre as circunstâncias nas quais ocorreram.
	 
	Os conteúdos não devem ser trabalhados relacionando-os com o momento atual para auxiliar o aluno a discernir os tempos históricos.
	
	A História não se reduz a um relato de fatos periféricos, não é o elogio de pessoas de determinadas classes. Ela não é um campo neutro, é um lugar onde o raciocínio dialético tem grande relevo.
	
	A construção do conhecimento histórico exige o uso criterioso do livro didático, bem como a investigação em textos, cartas, documentos, fotos, letras de música, jornais, dentre outros.
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Analise as afirmativas abaixo e, assinale a alternativa correta para resposta à questão proposta: Afirmativa 1 - Na relação de contraditórios entre a Geografia Tradicional e a Geografia Crítica é perceptível o modo diferente de atuação entre estas duas correntes de ensino da Geografia. Na atualidade em contexto com os PCNs se recomenda a adoção da Geografia Crítica PORQUE Afirmativa 2 - Esta corrente do ensino da Geografia propõe uma análise mais profunda e concreta do espaço, o verdadeiro objeto da Geografia e das realidades sociais e espaciais que possam ser discutidas.
		
	
	A afirmativa 1 está correta, porém a afirmativa 2 não justifica a afirmativa anterior.
	
	A afirmativa 1 está incorreta, porém a afirmativa 2 é uma correta explicação se for pensada aplicando-se em outra situação.
	 
	A afirmativa 1 está correta e, a afirmativa 2 justifica corretamente a afirmativa anterior.
	
	A afirmativa 1 está correta, porém a afirmativa 2 justifica parcialmente a afirmativa 1.
	
	As duas afirmativas estão incorretas.
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Uma professora da rede pública municipal, levou às crianças do 5º ano , à Câmara dos Deputados, na capital, para que os alunos assistissem a votação dos recursos que seriam destinados à educação nos municípios do estado. Esse trabalho de campo visou atender o seguinte objetivo:
		
	
	Reconhecer algumas semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais, de dimensão cotidiana, existentes no seu grupo de convívio escolar e na sua localidade;
	
	Reconhecer algumas permanências e transformações sociais, econômicas e culturais nas vivências cotidianas das famílias, da escola e da coletividade, no tempo, no mesmo espaço de convivência;
	
	Estabelecer relações entre o presente e o passado;
	 
	Identificar as relações de poder estabelecidas entre a sua localidade e os demais centros políticos, econômicos e culturais, em diferentes tempos;
	
	Comparar acontecimentos no tempo, tendo como referência a anterioridade, posterioridade e simultaneidade;
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Por envolver a sociedade e a natureza e ter uma amplitude universal, o principal conceito da Geografia é o:
		
	
	Território
	 
	Espaço
	
	Lugar
	
	Nação
	
	Região
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	As diferentes formas de abordar e ensinar História e Geografia estão relacionadas com as modificações que essas disciplinas sofreram no decorrer dos séculos XIX e XX. Marque a alternativa que melhor apresenta o caminho percorrido por elas.
		
	
	Durante o século XIX, a partir da definição do que é habitualmente considerado alta cultura e refinamento, o estudo da História se definiu basicamente por compreender as obras sacras e a arte europeia.
	
	Observamos que os conteúdos de História presentes no currículo escolar, bem como a sua fundamentação teórica e metodológica, não representam mais um importante instrumento ideológico nas mãos de diferentes segmentos políticos e sociais.
	 
	Nas décadas de 1960 e 70, sob o domínio militar, e com o nome de Estudos Sociais, a História e a Geografia contribuíram para a elaboração do espírito nacionalista e do desenvolvimento de ideias de caráter moralizante e cívicas.
	
	As abordagens de caráter marxista pouca influência tiveram na modificação de uma postura mais tradicional na elaboração no estudo da História e da Geografia que era oferecido aos nossos estudantes.
	
	As mudanças ocorridas na elaboração de novas teorias históricas são um fenômeno particular, inerente a essa disciplina, e em nada se relacionam com o momento e as mudanças sofridas pela Geografia, ainda que simultaneamente.
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Dentre as características do atual fenômeno técnico científico informacional temos a UNICIDADE TÉCNICA. Isso significa que:
		
	
	As grandes organizações sejam elas privadas ou públicas, nacionais ou supranacionais impõem uma lei de mercado global.
	
	A interdependência entre ciência e técnica é uma situação que se encontra em todos os lugares abarcando todas as situações.
	 
	As técnicas atuais formam um sistema à escala do globo, há uma verdadeira planetarização da técnica.
	
	Os momentos convergem, os acontecimentos de cada lugar podem ser imediatamente comunicado a qualquer outro
	
	Os momentos são divergentes, como uma soma de acontecimentos dispersos, disparatados e desconexos.
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A reflexão sobre o inventário cultural é a matéria prima das Ciências Sociais estudadas a partir da História Geografia, Sociologia, Antropologia e Política . Cada uma dessas ciências possui um campo de estudo. Identifique nas opções abaixoaquela que apresenta CORRETAMENTE esse campo de estudo.
		
	
	ANTROPOLOGIA- Analisa o sistema de relações sociais dentro do qual se dará a ação humana.
	
	HISTÓRIA - Analisa a organização, direção e administração de nações ou Estados.
	 
	GEOGRAFIA- Compreende a dinâmica da Sociedade e a dinâmica da Natureza.
	
	POLÍTICA- Estuda as transformações ocorridas nos diversos aspectos das sociedades ao longo do tempo.
	
	SOCIOLOGIA- Discute a organização social e política, as relações de parentesco, instituições sociais, sistemas simbólicos, religião e comportamento
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Leia a citação a seguir e assinale a alternativa correta: "É perigoso quando a história toma como inspiração primária a ideia de preservar a memória individual ou a ideia de que deva funcionar como uma forma de comemoração. E tampouco devemos ver a história como uma forma de tradição, a despeito das afinidades entre história e tradição. O ato de submergir a história na memória, na comemoração ou na tradição tende a apagar a função crítica da historia(Megill, 2007, p.36)".
		
	
	Para Megill, a história não possui qualquer parentesco com a memória.
	
	Para Megill, as mudanças ocorrem apenas no plano físico.
	
	O pesquisador acredita que a memória individual não pode fornecer subsídios para o historiador.
	 
	Segundo o autor, a memória não possui necessariamente o mesmo rigor crítico da história.
	
	Para Megill, a memória é um conceito idêntico ao de comemoração e de tradição.
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A História é definida por Marc Bloch como o estudo dos seres humanos no tempo, desta forma qual é o principal objetivo da disciplina História:
		
	 
	o ensino da História tem por objetivo compreender e interpretar as várias versões de um determinado acontecimento.
	
	a História tem por objetivo informar o homem sobre os fatos ocorridos em sua sociedade, para que este procure evoluir socialmente e não cometer os mesmos erros de seus antepassados.
	
	a disciplina História tem por finalidade primeira, instruir o aluno para seu desenvolvimento moral e econômico.
	
	o ensino da História tem por objetivo demonstrar que o ser humano não é um ser social, por isso, vemos que o existência humana é uma constante de guerras, revoluções, e conflitos generalizados.
	
	a História nada mais é do que um conjunto de lendas que tem por finalidade transmitir valores morais para a sociedade, sociedade que ao longo de sua existência tem se corrompido e se afastado do sagrado.
	
Explicação: a História é o estudo das diversas versões sobre um determinado acontecimento ou sociedade, a História é um todo complexo, desta forma para uma melhor analise de um determinado acontecimento faz uso dos conhecimentos e técnicas de outras ciências como a Geografia, Economia, Politica etc
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O Positivismo foi uma doutrina que englobou tanto perspectivas filosóficas como científicas do século XIX. Sobre esta doutrina, assinale a resposta INCORRETA
		
	
	Os seguidores desse movimento acreditavam num ideal de neutralidade, isto é, na separação entre o pesquisador/autor e sua obra.
	
	Tudo aquilo que não pudesse ser provado pela ciência era considerado como pertencente ao domínio teológico ou metafísico caracterizado por crendices e superstições.
	 
	O sujeito da aprendizagem deixava de ser um receptáculo que apenas reproduzia os conteúdos transmitidos pelo professor, para tornar-se um construtor de seu conhecimento
	
	A Geografia positivista deixou de ser holística para se tornar uma ciência pulverizada e especializada, com saberes fragmentados .
	
	Surgiu com o desenvolvimento do Iluminismo, das crises social e moral do fim da Idade Média e do nascimento da sociedade industrial.
	
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Uma professora da turma do 5º ano, fez a seguinte proposta aos seus alunos: Vocês irão levantar, através de entrevistas com os moradores e comerciantes do bairro da escola, os principais problemas que eles enfrentam e as possíveis soluções. Para tal, deverão construir um questionário simples, claro e objetivo para os entrevistados responderem. Essa atividade corresponde principalmente, ao seguinte objetivo da Geografia:
		
	
	reconhecer algumas permanências e transformações sociais, econômicas e culturais nas vivências cotidianas das famílias
	
	identificar as relações de poder estabelecidas entre a sua localidade e o demais centros políticos, econômicos e culturais, em diferentes tempos;
	
	reconhecer, na paisagem local e no lugar em que se encontram inseridos, as diferentes manifestações da natureza e a transformação dela pela ação de sua coletividade;
	
	comparar acontecimentos no tempo, tendo como referência a anterioridade, posterioridade e simultaneidade;
	 
	ajudar o cidadão a pensar o espaço, a começar pelo local em que vive, para participar das decisões e agir sobre ele.
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Uma professora do 3º ano do Ensino Fundamental  realizou uma aula passeio.  Caminhou com os seus alunos pelas ruas principais do bairro da escola levando-os também a um ponto alto para que pudessem observar o espaço de cima.
Que objetivo  indicado pelos Parâmetros Curriculares (Geografia 1997) e apresentado nas opções,  ela atendeu  de modo mais completo, com essa atividade?
		
	 
	Reconhecer, na paisagem local e no lugar em que se encontram inseridos, as diferentes manifestações da natureza, a apropriação e a transformação dela pela ação de sua coletividade, de seu grupo social;
	
	Identificar as relações de poder estabelecidas entre a sua localidade e os demais centros políticos, econômicos e culturais, em diferentes tempos.
	
	Refletir sobre as semelhanças e diferenças nos modos que diferentes grupos sociais se apropriam da natureza e a transformam, identificando suas determinações nas relações de trabalho, nos hábitos cotidianos, nas formas de se expressar e no lazer;
	
	Utilizar a linguagem cartográfica para representar e interpretar informações observando a necessidade de indicações de direção, distância, orientação e proporção para garantir a legibilidade da informação;
	
	Adotar uma atitude responsável em relação ao meio ambiente, reivindicando, quando possível, o direito de todos a uma vida plena num ambiente preservado e saudável;
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Os alunos do 3º ano do ensino Fundamental , em um trabalho de campo, reconheceram no espaço onde a escola está inserida uma área de mata Atlântica devastada pela ocupação . Desenvolveram um trabalho de pesquisa muito interessante. Esse trabalho inclui-se no conteúdo cujo tema é:
		
	
	O município e a devastação fluvial
	
	Os problemas climáticos do Estado
	
	O Brasil e o relevo
	
	O caminho casa escola
	 
	Aspectos naturais do bairro da escola
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais / Geografia e História. Ensino Fundamental. MEC/SEE 1997 este é um dos objetivos específicos a serem alcançados pela Geografia e a História na 1ª fase do Ensino Fundamental (1º ao 6º ano): reconhecer, na paisagem local e no lugar em que se encontram inseridos, as diferentes manifestações da natureza e a apropriação e transformação dela pela ação de sua coletividade, de seu grupo social. Esse objetivo pode ser construído de modo mais claro, a partir do seguinte conteúdo de Geografia:
		
	
	a distribuição populacional
	
	o Brasil e o seu litoral;
	
	os países que fazem fronteiras com o Brasil;
	
	o nordeste brasileiro e o açúcar;
	 
	o bairro em que a criança mora;
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A ciencia História, ao longo de sua existência, foi definida de diversas formas, mas basicamente todas as definições dadas a ela giramem torno do conceito de que a História estuda os processos de mudanças e permanencias ocorridas nas sociedades humanas. Para o historiador Marc Bloch a História é antes de mais nada definida como:
		
	 
	ciência que estuda os seres humanos no tempo, privilegiando os fatos que afetam toda sociedade.
	
	a História é um todo complexo e único, que estuda todas as formas de vida do planeta e as suas interdependências ao longo dos séculos.
	
	uma ciência biológica pois estuda o homem e sua relação com a natureza, extraindo dela seus alimentos e assim biologicamente evoluindo
	
	uma ciência complementar da Antropologia, pois estuda basicamente o homem e sua evolução cultural
	
	ciência complementar da Politica, pois todo e qualquer fato histórico esta intimamente ligado as formas de organização politica das sociedades.
	
Explicação: para Marc Bloch a História estuda os seres humanos no tempo, sua organização social, politica, econômica e religiosa,
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	No primeiro dia de aula desta disciplina, no curso de Pedagogia, o professor pediu a seus alunos que elaborassem uma definição para História. Um grupo de alunos apresentou a seguinte definição: "História é a área do conhecimento que estuda o passado humano com o objetivo de entender melhor o presente." O professor provocou sua turma a ir além deste conceito para que o principal objetivo do conhecimento histórico fosse compreendido. Esse objetivo constitui-se em:
		
	 
	Compreender a estrutura, a conjuntura, os sujeitos históricos e as relações entre eles em diferentes tempos e espaços.
	
	Transmitir verdades e valores sociais a partir de informações baseadas em filiações ideológicas.
	
	Perceber que o passado é um aglomerado de ações e fatos que se perpetuam no presente.
	
	Buscar no passado as explicações e justificativas para as ações e as ideologias do presente.
	
	Desenvolver comportamentos de neutralidade diante da diversidade cultural.
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Encarar o desafio de trabalhar criticamente com o documento televisual me parece mais produtivo do que o costumeiro exercício de retórica pseudocrítica, no qual alunos e professores falam mal da televisão, do "sistema", da "alienação" durante as aulas e, ao chegar em seus lares, na solidão e no silêncio, se entregam à luz mágica e abismal. (Marcos Napolitano. A televisão como documento. In: O saber histórico na sala de aula.) Desta assertiva, pode-se concluir que :
		
	
	um único modo correto de usar a televisão para os estudos de história é analisar os documentários apresentados por ela.
	 
	uma das tarefas do ensino de História é a de compreender o funcionamento da linguagem televisiva.
	
	uma linguagem como a da televisão deve ser ignorada enquanto linguagem específica em um curso de História, em função do seu caráter alienante.
	
	um mundo dominado pela linguagem, dificulta a retenção de dados tão importantes para o estudo da história.
	
	um documento precisa se apresentar escrito e impresso para ser considerado como tal, por isso a televisão não tem valor para o estudo da história.
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Para saber sobre suas origens e traçar os caminhos a serem percorridos durante a vida a humanidade constrói inúmeras perguntas. Para conseguir essas respostas homens e mulheres recorrem aos dados das Ciências Sociais pois elas estudam a sociedade e a sua organização, no espaço e no tempo. São matérias que fazem parte das Ciências Sociais:
		
	
	Sociologia, Química, Economia e Administração
	
	História, Sociologia, Matemática, Arqueologia;
	
	Antropologia Social, Política, Geografia e Física;
	 
	Geografia, História, Sociologia, Antropologia Social;
	
	Política, Educação física, Biologia, Legislação;
	
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Analise as afirmativas abaixo e, assinale a alternativa correta para resposta à questão proposta: Afirmativa 1 - Na relação de contraditórios entre a Geografia Tradicional e a Geografia Crítica é perceptível o modo diferente de atuação entre estas duas correntes de ensino da Geografia. Na atualidade em contexto com os PCNs se recomenda a adoção da Geografia Crítica PORQUE Afirmativa 2 - Esta corrente do ensino da Geografia propõe uma análise mais profunda e concreta do espaço, o verdadeiro objeto da Geografia e das realidades sociais e espaciais que possam ser discutidas.
		
	
	As duas afirmativas estão incorretas.
	 
	A afirmativa 1 está correta e, a afirmativa 2 justifica corretamente a afirmativa anterior.
	
	A afirmativa 1 está correta, porém a afirmativa 2 justifica parcialmente a afirmativa 1.
	
	A afirmativa 1 está incorreta, porém a afirmativa 2 é uma correta explicação se for pensada aplicando-se em outra situação.
	
	A afirmativa 1 está correta, porém a afirmativa 2 não justifica a afirmativa anterior.
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Sobre os aspectos metodológicos do ensino da História observe os enunciados abaixo e assinale o INCORRETO:
		
	
	A construção do conhecimento histórico exige o uso criterioso do livro didático, bem como a investigação em textos, cartas, documentos, fotos, letras de música, jornais, dentre outros.
	 
	Os conteúdos não devem ser trabalhados relacionando-os com o momento atual para auxiliar o aluno a discernir os tempos históricos.
	
	O método do ensino e pesquisa da História não pode reduzir-se à memorização de fatos, à informação detalhada dos eventos históricos nem ao acúmulo de dados sobre as circunstâncias nas quais ocorreram.
	
	A História não se reduz a um relato de fatos periféricos, não é o elogio de pessoas de determinadas classes. Ela não é um campo neutro, é um lugar onde o raciocínio dialético tem grande relevo.
	
	Os fatos históricos não se explicam por si sós, eles se tornam compreensíveis, deixam de ser estáticos e inertes, quando colocados em relação a outros fatos dentro de um conjunto maior.
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Por envolver a sociedade e a natureza e ter uma amplitude universal, o principal conceito da Geografia é o:
		
	
	Região
	
	Lugar
	 
	Espaço
	
	Nação
	
	Território
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	As diferentes formas de abordar e ensinar História e Geografia estão relacionadas com as modificações que essas disciplinas sofreram no decorrer dos séculos XIX e XX. Marque a alternativa que melhor apresenta o caminho percorrido por elas.
		
	 
	Nas décadas de 1960 e 70, sob o domínio militar, e com o nome de Estudos Sociais, a História e a Geografia contribuíram para a elaboração do espírito nacionalista e do desenvolvimento de ideias de caráter moralizante e cívicas.
	
	Durante o século XIX, a partir da definição do que é habitualmente considerado alta cultura e refinamento, o estudo da História se definiu basicamente por compreender as obras sacras e a arte europeia.
	
	As mudanças ocorridas na elaboração de novas teorias históricas são um fenômeno particular, inerente a essa disciplina, e em nada se relacionam com o momento e as mudanças sofridas pela Geografia, ainda que simultaneamente.
	
	As abordagens de caráter marxista pouca influência tiveram na modificação de uma postura mais tradicional na elaboração no estudo da História e da Geografia que era oferecido aos nossos estudantes.
	
	Observamos que os conteúdos de História presentes no currículo escolar, bem como a sua fundamentação teórica e metodológica, não representam mais um importante instrumento ideológico nas mãos de diferentes segmentos políticos e sociais.
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Dentre as características do atual fenômeno técnico científico informacional temos a UNICIDADE TÉCNICA. Isso significa que:
		
	
	Os momentos convergem, os acontecimentos de cada lugar podemser imediatamente comunicado a qualquer outro
	
	A interdependência entre ciência e técnica é uma situação que se encontra em todos os lugares abarcando todas as situações.
	 
	As técnicas atuais formam um sistema à escala do globo, há uma verdadeira planetarização da técnica.
	
	Os momentos são divergentes, como uma soma de acontecimentos dispersos, disparatados e desconexos.
	
	As grandes organizações sejam elas privadas ou públicas, nacionais ou supranacionais impõem uma lei de mercado global.
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A reflexão sobre o inventário cultural é a matéria prima das Ciências Sociais estudadas a partir da História Geografia, Sociologia, Antropologia e Política . Cada uma dessas ciências possui um campo de estudo. Identifique nas opções abaixo aquela que apresenta CORRETAMENTE esse campo de estudo.
		
	 
	GEOGRAFIA- Compreende a dinâmica da Sociedade e a dinâmica da Natureza.
	
	SOCIOLOGIA- Discute a organização social e política, as relações de parentesco, instituições sociais, sistemas simbólicos, religião e comportamento
	
	HISTÓRIA - Analisa a organização, direção e administração de nações ou Estados.
	
	POLÍTICA- Estuda as transformações ocorridas nos diversos aspectos das sociedades ao longo do tempo.
	
	ANTROPOLOGIA- Analisa o sistema de relações sociais dentro do qual se dará a ação humana.
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Uma professora da rede pública municipal, levou às crianças do 5º ano , à Câmara dos Deputados, na capital, para que os alunos assistissem a votação dos recursos que seriam destinados à educação nos municípios do estado. Esse trabalho de campo visou atender o seguinte objetivo:
		
	
	Estabelecer relações entre o presente e o passado;
	
	Comparar acontecimentos no tempo, tendo como referência a anterioridade, posterioridade e simultaneidade;
	
	Reconhecer algumas semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais, de dimensão cotidiana, existentes no seu grupo de convívio escolar e na sua localidade;
	
	Reconhecer algumas permanências e transformações sociais, econômicas e culturais nas vivências cotidianas das famílias, da escola e da coletividade, no tempo, no mesmo espaço de convivência;
	 
	Identificar as relações de poder estabelecidas entre a sua localidade e os demais centros políticos, econômicos e culturais, em diferentes tempos;
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Leia a citação a seguir e assinale a alternativa correta: "É perigoso quando a história toma como inspiração primária a ideia de preservar a memória individual ou a ideia de que deva funcionar como uma forma de comemoração. E tampouco devemos ver a história como uma forma de tradição, a despeito das afinidades entre história e tradição. O ato de submergir a história na memória, na comemoração ou na tradição tende a apagar a função crítica da historia(Megill, 2007, p.36)".
		
	
	Para Megill, a história não possui qualquer parentesco com a memória.
	 
	Segundo o autor, a memória não possui necessariamente o mesmo rigor crítico da história.
	
	Para Megill, as mudanças ocorrem apenas no plano físico.
	
	Para Megill, a memória é um conceito idêntico ao de comemoração e de tradição.
	
	O pesquisador acredita que a memória individual não pode fornecer subsídios para o historiador.
	
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Leia os trechos do poema de Cecília Meireles "Do Chico Rei": Do Chico Rei Tigre está rugindo Nas praias do mar. Vamos cavar a terra, povo, Entrar pelas águas; O Rei pede mais ouro, sempre, Para Portugal. Mais ouro, mais ouro, Ainda vêm buscar. Dobra a cabeça, e espera, povo, Que este cativeiro Já nos escorrega dos ombros, Já não pesa mais Essas estrofes referem-se ao seguinte momento da história do povo brasileiro identificada como o período da:
		
	
	mineração do ouro através do trabalho dos bandeirantes;
	
	plantação da cana de açúcar com a mão de obra africana;
	
	extração do pau brasil feita com a exploração dos indígenas; ;
	 
	mineração do ouro com o uso da mão de obra dos negros escravos.
	
	plantação da cana de açúcar através dos trabalhadores livres;
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O resultado do Censo de 2010 mostrou que 84,4% dos brasileiros vivem em cidade. As duas cidades brasileiras mais populosas são:
		
	
	Fortaleza e Brasília;
	 
	São Paulo e Rio de Janeiro;
	
	Brasília e Rio de Janeiro;
	
	Fortaleza e Salvador;
	
	São Paulo e Salvador;
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	
No organograma  apresentado,  temos  um exemplo de interdependência de funções  dentro de uma escola. Analisando-o,  podemos afirmar  que:
 
		
	 
	a escola é toda organizada para atender às necessidades dos alunos.
	
	o setor administrativo e de serviços gerais situa-se em posição inferior aos outros setores.
	
	os pais e a comunidade têm como grupo mais próximo o coordenador pedagógoico.
	
	o diretor se reporta diretamente a todos os grupos da escola .
	
	os pais e a comunidade têm como grupo mais próximo  o coordenador  pedagógico.
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Uma professora sentou a turma em roda para discutir um problema que está acontecendo quando o sinal toca para o início da aula: os alunos estão entrando correndo em sala, derrubando as cadeiras. Foi uma necessidade imediata, mas que ela aproveitou para discutir um assunto do programa. O conteúdo do programa que essa situação permite desenvolver mais imediatamente é:
		
	
	a escola ontem
	
	o tempo e as diversas caracterizações de épocas
	
	as profissões e suas características
	 
	os grupos sociais e as regras de convivência
	
	o espaço e a sua representação
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O tema de aula da turma do 2º ano era A POPULAÇÃO E SEUS PROBLEMAS. Para iniciar o assunto a professora pediu que os alunos fizessem uma pesquisa com os funcionários da escola sobre onde moravam e como chegavam à escola. O problema que ela focalizou primeiro foi:
		
	
	Saúde
	 
	Transporte
	
	Segurança
	
	Saneamento básico
	
	Educação
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Em um estudo sobre os profissionais da escola as crianças do 3º ano fizeram entrevistas. Dentre várias perguntas havia a seguinte: Qual o resultado do seu trabalho para a escola? Com essa questão as crianças procuravam identificar do grupo escola:
		
	 
	a importância do trabalho desempenhado na escola;
	
	as regras de convivência entre os trabalhadores da escola;
	
	as pessoas que trabalhavam ;
	
	a interdependência entre as funções;
	
	o papel função de cada elemento do grupo;
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	2- Leia o trecho da letra da música Partido Alto, de Chico Buarque:
Deus é um cara gozador
Adora brincadeira
Pois para me jogar no mundo
Tinha o mundo inteiro
Mas achou muito engraçado
Me botar cabreiro
 Na barriga da miséria eu nasci brasileiro
 Nessas estrofes, a identificação do personagem apresenta o Brasil como um país:
		
	
	A- sob dominação internacional;
	
	E- sem condições de crescer equilibradamente.
	 
	C- com grandes dificuldades econômicas;
	
	D- de características culturais homogêneas;
	
	B- em pleno desenvolvimento social;
	
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	"Todos nós fazemos história, mesmo quando não detemos o saber formal e teórico, e conhecê-la é uma forma de intervir na que já existe , provocando as mudanças necessárias". Essa forma de pensar a História representa principalmente, a inclusão :
		
	
	das pessoas com poder;
	
	dos indivíduos fora da lei;
	 
	do povo trabalhador que produz a riqueza;
	 
	dos heróis e seus feitos;
	
	da elite da sociedade;
	
	
	 2a Questão

Continue navegando