Buscar

O que é Derrame Pleural

Prévia do material em texto

O que é Derrame Pleural (Água no Pulmão), tratamento, pode matar?
O derrame pleural, também conhecido como água no pulmão é o acúmulo de líquidos dentro da membrana que reveste o pulmão, chamada de pleura. Todo esse acúmulo faz com que o órgão se comprima, provocando a dificuldade na respiração, dores no peito e também falta de ar. O derrame pleural não é uma doença propriamente dita, mas sim um sintoma comum de demais doenças existentes.
A pleura é uma membrana dupla que faz parte do revestimento do pulmão, auxiliando o mesmo em seus movimentos. Ela consiste em duas camadas: pleura visceral, camada interior (que está colada ao pulmão) e a pleura parietal, uma camada externa que fica em contato com as demais estruturas anatômicas no pulmão. O interior da pleura contém uma estrutura conhecida como cavidade pleural, sendo um espaço milimétrico entre as duas pleuras com uma pequena quantidade de líquido seroso lubrificante, importante para a movimentação e impedindo que ocorra o atrito quando o pulmão se enche ou se esvazia.
Esse líquido é liberado na cavidade pleural através de capilares sanguíneos, uma camada mais externa da pleura (parietal). Após isso, esse líquido é reabsorvido pelo sistema linfático de forma que não se acumule. Muitas vezes, é comum encontrar 15 mililitros desse líquido na pleura de uma pessoal saudável e normal. 
O Derrame pleural ocorre quando por alguma razão, esse líquido é produzido em excesso, ou quando o sistema linfático não consegue desempenhar sua função e executar a reabsorção. Dessa forma, o líquido acaba se acumulando nessa região e começa a comprimir o pulmão, reduzindo a capacidade do mesmo de realizar o armazenamento de ar corretamente. O derrame pleural, como dito anteriormente, não é uma doença, e por essa razão se faz necessário investigar as verdadeiras causas quando o mesmo ocorre.
Sintomas do derrame pleural
Os sintomas do derrame pleural só começam a ser sentidos quando o derrame ocorre de forma moderada ou grave, e ainda assim, muitas pessoas costumam não apresentar qualquer tipo de sintoma. Provavelmente, o paciente apresentará sintomas apenas quando houver uma inflamação na pleura, que ainda assim pode estar mascarada pelos sintomas da anormalidade que provoca os sintomas do derrame. 
Os sintomas que podem surgir com o derrame pleural são:
Falta de ar;
Dor no peito, principalmente ao respirar fundo;
Cansaço;
Soluço insistente;
Tosse seca;
Elevação entre as costelas.
Além desses, alguns pacientes podem também apresentar febre. A dor no peito é conhecida como as “pontadas”, e os sintomas podem melhorar quando a pessoa se deita do lado que dói. Além também de existir a possibilidade de ocorrer a incapacidade de respirar de forma fácil em posições diferentes, além de estar sentado ou em pé ou com a coluna ereta.
Tratamento para o derrame pleural
O derrame pleural possui cura, mas pode ressurgir caso o que esteja provocando o problema não receba tratamento adequado. Por essa razão, o principal tratamento para o derrame pleural deve ser associado à doença que o está provocando.
O tratamento é realizado através de uma drenagem, cirurgia e demais formas, sempre dependendo do tipo de doença que o paciente possui e sua gravidade.

Mais conteúdos dessa disciplina