Buscar

Tributário I avaliando aprendizado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliando aprendizado – Tributário I
	1a Questão (Ref.:201402124896)
	5a sem.: Direito Tributário
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	O Estado X, visando aumentar a sua arrecadação, instituiu novo imposto, não previsto na Constituição Federal. 
		
	
	O Estado X pode instituir imposto, mediante lei complementar, desde que previsto na Constituição Estadual. 
	
	Para exercer a competência residual do Estado X, é necessária lei de iniciativa do Governador do Estado. 
	
	É vedada à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, a instituição de impostos não previstos na Constituição Federal. 
	
	O Estado X não pode instituir o imposto novo, tendo em vista que a competência residual para a instituição de novos impostos é somente da União. 
	
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201402150927)
	6a sem.: CONTRIBUIÇAO DE MELHORIA: CARACTERISTICAS IMPORTANTES
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Uma das espécies de tributos elencada pela Constituição Federal é a contribuição de melhoria, decorrente de obras públicas. Tal espécie visa a uma distribuição mais justa dos ônus decorrentes de determinadas obras públicas, que beneficiam a sociedade como um todo, mas acabam por beneficiar particularmente determinadas pessoas, inclusive acarretando valorização imobiliária. Sobre o tema contribuição de melhoria, analise os itens a seguir, classificando-os como verdadeiros ou falsos. Em seguida, escolha a opção adequada às suas respostas. I. Seu objetivo principal é fazer com que pessoas diretamente beneficiadas pela execução de uma obra pública participem com maior intensidade de seu custeio, suportando-o total ou parcialmente. II. O princípio da vedação ao enriquecimento sem causa justifica, para alguns doutrinadores, a instituição e a cobrança da contribuição de melhoria. III. Pode-se eleger como parâmetro da cobrança da contribuição de melhoria, de modo geral, o custo total da obra (rateado entre os principais beneficiados) ou a valorização imobiliária dela decorrente (individualmente analisada). 
		
	
	Estão corretos apenas os itens II e III.
	
	Está correto apenas o item I.
	
	Todos os itens estão corretos.
	
	Está correto apenas o item III.
	
	Estão corretos apenas os itens I e III.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201402150038)
	4a sem.: TRIBUTOS E CARACTERISTICAS
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Segundo a definição de tributo presente no Código Tributário Nacional, uma de suas características é a de não constituir sanção por ato ilícito. Assim sendo, julgue como Falso (F) ou Verdadeiro (V) os itens a seguir e assinale a opção correta. I. Ainda no caso de furto de sinal por "clonagem", o ICMS − Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços − é devido sobre o serviço de telefonia móvel onerosamente contratado de operadora por usuário. II. A renda obtida com o tráfico de drogas deve ser tributada, já que o que se tributa é o aumento patrimonial, e não o próprio tráfico. III. No caso de importação ilícita, reconhecida a ilicitude e aplicada a pena de perdimento, não poderá ser cobrado o imposto de importação, já que "importar mercadorias" é elemento essencial do tipo tributário. IV. As vendas inadimplidas equivalem às vendas canceladas para fins de incidência tributária, eis que no sistema tributário nacional, embora tenha consagrado o regime de competência como a regra geral de apuração dos resultados, o inadimplemento constitui hipótese de cancelamento de venda, e não tendo ingressado a receita de venda, não há que se falar em tributação. 
		
	
	V, V, V, F
	
	V, V, F, F
	
	F, V, V, V
	
	F, V, V, F
	
	V, F, V, F
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201402191190)
	3a sem.: competência
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Ano: 2017Banca: MS CONCURSOSÓrgão: Prefeitura de Tanguá - RJProva: Fiscal de Tributos De acordo com a Constituição da República de 1988, a União não tem competência para instituir o seguinte tributo: 
		
	
	Imposto de importação.
	
	Imposto sobre a propriedade territorial rural. 
	
	NRA
	
	Empréstimos compulsórios.
	
	Transmissão causa mortis e doação, de quaisquer bens ou direitos. 
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201402148005)
	3a sem.: Controle e fiscalização
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	As despesas realizadas pela Guarda Municipal de Niterói e do Rio de Janeiro são fiscalizadas, externamente, respectivamente: 
 
		
	
	Pelo sistema de freios e contra pesos próprios da nossa Constituição.
	
	Pela Câmara dos Vereadores de Niterói com o Auxílio do Tribunal e Contas da União (TCU) e pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.
	
	 Pelo Congresso Nacional com auxílio do TCU.
	
	Pelo sistema de cada Poder auxiliado pelo TCU.
	
	Pela Câmara Municipal de Niterói, com auxílio do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro e pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro com auxílio do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro.

Continue navegando