Buscar

Prointer III parte 1 semestre 1 2018

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO DE APOIO PRESENCIAL À DISTÂNCIA DE PIACATU-SP
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA PROINTER III
RELATÓRIO PARCIAL
CURSO
Tecnologia em Gestão Pública
ACADÊMICO
TUTOR A DISTÂNCIA EAD
Desenvolvimento do Relatório Parcial
Prefeitura Municipal de 
CNPJ: 
Praça 
Centro
A prefeitura deste município, tem seus serviços voltados exclusivamente ao atendimento das demandas públicas, por ser uma entidade de fins públicos.
Nesse município residem cerca de 7.500 habitantes. Sua prefeitura conta com 134 funcionários e está dividida em oito secretarias, sendo: 
-Secretaria Municipal de Gestão Pública; 
-Secretaria Municipal de Cultura; 
-Secretaria Municipal de Esporte; 
-Secretaria Municipal de Saúde; 
-Secretaria Municipal de Educação; 
-Secretaria Municipal de Serviços Urbanos; 
-Secretaria Municipal de Produção Rural;
-Secretaria Municipal de Promoção Humana e Assistência Social.
Planejamento
O planejamento tem por objetivo definir uma estratégia para mostrar como sua integração é excencial para uma gestão pública eficaz. O PPA (Plano Plurianual), é a peça mais importante do planejamento público, pois com o PPA o gestor demonstra através de programas, metas e ações seu plano de governo para quatro anos, começando no segundo ano de seu mandato e terminando no primeiro ano de mandato de seu sucessor. Por força de lei a mesma deve conter todas as ações de capital e suas despesas decorrentes. Com o PPA, o gestor pode planejar todas as ações municipais. Então uma boa elaboração do PPA acabará em uma boa gestão no seu mandato. Todas as ações de investimento deverão estar previstas no PPA do Município. 
Outra peça fundamental do planejamento é a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), ela é responsável por desdobrar as ações do PPA para o ano subsequente a sua elaboração. Serve como diretriz para elaboração da lei orçamentária anual (LOA). A LOA demonstra as metas e os riscos fiscais para o próximo ano, bem como a expansão das despesas de caráter continuado, percentual mínimo para remanejamento por decreto e reserva de contingência. Ela é a peça mais difícil de ser elaborada, pois tem um cunho meramente técnico. Seus vários anexos requerem muitos cálculos e precisão na previsão de receitas e despesas do Município. A LOA (Lei Orçamentária Anual) é em resumo o orçamento anual do município, sem ela nem uma ação pode ser realizada de acordo com a Lei. Ela é elaborada em agosto do ano anterior a sua vigência. Todas as ações que serão realizadas no ano seguinte deverão estar contidas nela, pois ela tem a função de executora, enquanto a LDO e PPA são para planejamento. 
O período fictício abrangido pelo Plano é de 2017 a 2020.
Objetivos das Estratégias: 
- Saúde - Desenvolver ações de prevenção e recuperação da saúde, envolvendo ações de Atendimento Básico e de Média Complexidade, e encaminhar para os Centros pactuados os casos de Alta complexidade. 
- Educação – Desenvolver um serviço de qualidade na educação infantil pública, com uma pedagogia atualizada e sincronizada com as questões do desenvolvimento humano comprometido com o presente e o futuro das crianças que precisam do sistema educacional municipal. 
- Assistência Social – Implantar e implementar programas, projetos e serviços que previnam situações de risco potencial de vulnerabilidade social por meio de ações sócio educativas e culturais, inclusão básica e segurança nutricional que desenvolvam potencialidades e fortaleçam vínculos familiares e comunitários, suprindo suas necessidades diárias de nutrição.
- Cultura, Esporte e Lazer - Promover eventos de incentivo a práticas esportivas e a memória cultural e difusão de bens culturais, do esporte e a preservação do patrimônio histórico, com isso manter um ambiente voltado para harmonia individual e coletiva.
- Segurança - Proteger instalações e bens municipais, dentre eles o patrimônio cultural, histórico e natural. 
- Infraestrutura - Diretrizes de acesso a todos aos serviços básicos, em um ambiente saudável e digno, promovendo o incentivo e a redução de custos com aumento de produtividade, aprimorando a qualidade dos bens e serviços.
- Saneamento - Executar obras de saneamento básico que possibilitem melhoria da qualidade de vida e a sustentabilidade ambiental para o desenvolvimento do Município.
- Transporte - Garantir a população do nosso Município mobilidade e acessibilidade através da disponibilização de transporte público gratuito até os municípios vizinhos, com a finalidade de oferecer estudos e serviços que ainda faltam em nosso município.
- Habitação - Implementação da Política Habitacional do Município, conveniando construção de casas populares com o Governo Estadual e Federal, para conforto da população de baixa renda.
- Meio Ambiente – Adotar ações no Município, bem como espaços público adequados, com áreas contemplativas e socializadas, favorecendo o controle ambiental e a qualidade de vida da população.
- Economia - Reestruturar e fortalecer a economia do município, dando ênfase na ampliação de áreas industriais e comerciais para o suprimento local da mão de obra.
Recursos Orçamentários disponíveis
A Secretaria Municipal de Gestão e Finanças que é um órgão competente na estrutura da Prefeitura Municipal de, identificou a necessidade de aperfeiçoar os seus processos internos de trabalho para fazer frente às novas perspectivas introduzidas pela atual administração, que consubstanciadas no Plano de Governo, refletem num conjunto de propostas e de prioridades para as áreas de Orçamento e Finanças do Município.
Neste contexto a Coordenadoria de Finanças, na condição de Setor de Apoio ao Gabinete do Secretário, efetuou um levantamento dos principais referenciais teóricos e instrumentos utilizados atualmente na Administração que direcionam à introdução de melhorias com vistas a elevação do grau de qualidade das atividades executadas, e consequentemente, dos resultados obtidos pelo setor.
Na análise empreendida, observou-se que uma das principais dificuldades encontradas pelo Órgão Público, é a falta de Indicadores de Desempenho, tendo em vista que, em sua grande maioria, os indicadores presentes refletem somente os aspectos relacionados à execução orçamentária; deixando de avaliar as questões relacionadas ao atendimento aos Cidadãos, etc.
Até mesmo sobre o Princípio da Eficiência, que é uma exigência na Constituição Federal, verifica-se que não são facilmente encontrados os Indicadores que demonstrem o seu cumprimento.
A partir dessas constatações, a Coordenadoria de Finanças iniciou o desenvolvimento de uma proposta de trabalho onde se utilizou a metodologia do Planejamento Estratégico com a aplicação dos conceitos do Modelo de Excelência em Gestão Pública. 
Aprimorar a atuação governamental, voltando-a para a Qualidade, através de processos mais eficientes e com foco em Resultados, de modo a torná-la mais próxima do Cidadão, é o objetivo principal deste Projeto.
ORIENTAÇÃO ESTRATÉGICA DE GOVERNO
As modificações que foram estabelecidas na classificação orçamentária vigente procurou privilegiar o aspecto gerencial do orçamento, com adoção de práticas simplificadas e descentralizadas. O foco principal dessas modificações foi a junção do Planejamento (PPA) e o Orçamento (LOA) com a criação de Programas para todas as ações de governo, com uma gerencia responsável por metas e resultados concretos para beneficiar a sociedade em seu todo. Assim, uma vez definido o programa e suas respectivas ações, classificamos a despesa de acordo com seu conteúdo, em uma função independente de sua relação institucional, ou seja, independente de qual órgão esteja localizada aquela ação. Essas modificações representam um importante passo no sentido da modernização dos processos de planejamento e orçamento, tanto paraos Municípios, Estados e União, tendo como objetivo principal a busca de uma administração menos burocrática e mais gerencial para todos os setores público, com efetiva busca de resultados. Nesse sentido, identifica-se no esforço de modernização a observância de dois pressupostos: cobrança de resultados e realidade problemática. O programa passa assim a ser a unidade básica de organização do Plano Plurianual, bem como a integração do plano com o orçamento. O programa resulta o reconhecimento de carências, demandas sociais e econômicas e de oportunidades inscritas nas prioridades e diretrizes políticas expressas nas Orientações Estratégicas do Governo. O programa é o instrumento de organização da ação governamental com vistas ao enfrentamento de um problema. Articula um conjunto coerente de ações orçamentárias ou não, necessárias e suficientes para enfrentar o problema, de modo a superar as causas identificadas ou evitá-las, como também aproveitar as oportunidades existentes. Os programas instituídos pelo Plano Plurianual são os elementos integradores do planejamento, do orçamento e da gestão e se expressam nos seguintes instrumentos legais: 
 Plano Plurianual – PPA; Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e,
 Lei Orçamentária Anual – LOA. 
A denominação de programa, no âmbito da Administração Pública Municipal, como instrumento de organização das ações do Governo, está restrita aos programas integrantes do Plano Plurianual.
A consolidação do planejamento e da gestão por programas repousa no desenvolvimento de competência gerencial de condução dos programas nos órgãos setoriais. O gerenciamento é fundamental e tem por objetivo viabilizar os compromissos assumidos com a sociedade por meio de uma ação decididamente voltada para resultados. Nesse modelo de planejamento e gestão, todas as ações executadas pelo Governo Municipal são estruturadas em programas voltados para o atendimento das demandas da sociedade. Conforme apresentado, o programa é o instrumento de organização da atuação governamental. Articula um conjunto de ações que concorrem para um objetivo comum preestabelecido, mensurado por indicadores estabelecidos no Plano Plurianual, visando à solução de um problema ou o atendimento de uma necessidade ou demanda da sociedade. Os programas do Plano Plurianual agrupam-se em conjuntos, segundo a sua finalidade:
- Programas Finalísticos, que são programas que resultam em bens e serviços ofertados diretamente à sociedade.
- Programas de Gestão de Políticas Públicas, que são programas que abrangem as ações de gestão de Governo e serão compostos de atividades de planejamento, orçamento, controle interno.
- Programas de Apoio Administrativo, que são programas que correspondem ao conjunto de despesas de natureza tipicamente administrativa que, embora colaborem para a concretização dos objetivos dos programas de gestão de políticas públicas.
Construir uma sociedade com inclusão social, com infraestrutura adequada e com políticas de planejamento e fiscal que possibilitem o progresso e a qualidade de vida da população são objetivos que só serão alcançados com um crescimento firme e bem estruturado.
Promover um desenvolvimento sustentado com equilíbrio social requer grande centralização de esforços juntamente com a mobilização da sociedade.
Cabe ao Município utilizar todos os instrumentos e recursos disponíveis para dar o impulso indispensável ao desenvolvimento do município.
O Plano Plurianual foi constituído para por nosso município em um modelo de desenvolvimento para médio e longo prazo, para muito além e destinado a promover profundas transformações estruturais na sociedade.
O PPA vai proferir a eficácia para as ações do Governo Municipal na direção dessas mudanças.
As diretrizes gerais de governo que serviram de orientação para a estratégia para o constituído, regeram a definição dos programas prioritários na área social.
Os programas de investimento em infraestrutura e em setores gerarão divisas necessárias à sustentação do crescimento, com estabilidade econômica, e de todos os demais programas desse governo. A estratégia norteou a elaboração do plano, a partir das diretrizes gerais estabelecidas, bem como dos objetivos definidos por esse governo. Esses elementos geraram a base para a formulação do PPA descrito para esse governo.
Em nosso município percebemos que as peças orçamentárias estão bem integradas o que tem favorecido para a realização de uma boa gestão pública.
O Município tem um bom programa de obras públicas, levando em consideração a arrecadação do município em relação aos demais municípios do estado.
 
Considerações Finais
O objetivo desse desenvolvimento foi mostrar que (PPA, LDO, LOA), bem planejados e articulados por pessoas com qualificação para as atividades de seu planejamento e desenvolvimento gerencial, trarão resultados satisfatórios a gestão pública. Então, notamos que a tese inicialmente apresentada de que um planejamento bem elaborado e peças orçamentárias bem articuladas com certeza trarão resultados bons e satisfatórios para toda a população.
Analisando nossas referências teóricas conseguimos os subsídios necessários a argumentação de nosso trabalho e partindo deste estudo analisamos o quanto a realidade do Município de Bilac se aproxima da teoria. 
É verdade que existem algumas particularidades que são próprias de cada localidade, cabe ao gestor fazer sua leitura de mundo e aplicar o que é melhor no seu município.
Referências Bibliográficas
https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/27442, LUME – Repositório Digital, acessado em 01/04/2018;
https://www.youtube.com/watch?v=FNHJkGwGuPE, YouTube – vídeos aula de como fazer um planejamento de plano plurianual (PPA), acessado em 01/04/2018;
http://www.politize.com.br/ppa-ldo-loa-3-siglas-que-definem-orcamento-governo/, Politize, acessado em 01/04/2018;
http://www.administradores.com.br/artigos/academico/a-aplicacao-do-planejamento-estrategico-na-gestao-publica-municipal/98184/, Artigos – Comunidades ADM, acessado em 01/04/2018;
http://portalms.saude.gov.br/acoes-e-programas, Portal Ministério da Saúde, acessado em 08/04/2018;
https://www.scielosp.org/article/rpsp/2010.v28n1/43-48/, Scielo – Saúde Pública, acessado em 08/04/2018;
https://saude.to.gov.br/planejamento-/desenvolvimento-de-politicas-de-saude/, saúde.to, acessado em 08/04/2018;
http://portal.mec.gov.br/secretaria-de-educacao-basica/programas-e-acoes, Portal Ministério da Educação, acessado em 08/04/2018;
https://exame.abril.com.br/blog/crescer-em-rede/como-alcancar-uma-educacao-publica-de-qualidade/, EXAME – Como alcançar uma educação pública de qualidade, acessado em 08/04/2018;
http://mds.gov.br/assistencia-social-suas, Portal Ministério do Desenvolvimento Social, acessado em 08/04/2018;
http://www.efdeportes.com/efd190/politicas-publicas-voltadas-ao-esporte-e-lazer.htm, efideportes.com, acessado em 15/04/2018;
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S010132891470006X, sciencedirect, acessado em 15/04/2018;
http://www.saocarlos.sp.gov.br/index.php/utilidade-publica/plano-municipal-de-seguranca-publica.html, Prefeitura de São Carlos, acessado em 15/04/2018;
https://www.cartacapital.com.br/politica/afinal-qual-e-o-papel-que-o-municipio-pode-ter-na-seguranca-publica, #cartas – idéias em tempo real, acessado em 15/04/2018;
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142004000100028, Scielo, acessado em 15/04/2018;
http://www.eosconsultores.com.br/o-que-e-saneamento-basico/, eos, acessado em 15/04/2018;
www.saopaulo.sp.gov.br/acoes-governo/habitacao/, Portal do Governo do Estado de São Paulo, acessado em 15/04/2018;
http://www.cdhu.sp.gov.br/programas_habitacionais/apresentacao.asp, CDHU, acessado em 15/04/2018;
http://www.mma.gov.br/governanca-ambiental/gestão-estratégica/planejamento-estratégico/orientações-estratégicas, Ministério do Meio Ambiente, acessado em 15/04/2018;
http://www.mma.gov.br/informma/item/9114-práticas-sustentáveis-no-cotidiano-do-governo,Ministério do Meio Ambiente, acessado em 15/04/2018;
http://www.sema.rs.gov.br/projetos-acoes-e-educacao-ambiental, Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável/RS, acessado em 15/04/2018;
http://www.tesouro.fazenda.gov.br/execucao-orcamentaria, SIAFI, acessado em 22/04/2018;
https://www.youtube.com/watch?v=tUuFZnS_LlE, YouTube - DICAS Direito Financeiro Recursos Orçamentários e Financeiros, acessado em 22/04/2018;
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/anexos/lei10933-04/10933Anexo_I.pdf, acessado em 22/04/2018;
http://www.seplan.pa.gov.br/sites/default/files/PDF/ppa/ppa2004-2007/resumo_base_estrategica.pdf, acessado em 22/04/2018;
http://www.sef.sc.gov.br/arquivos_portal/orientacoes/132/roteiro_para_elaboraCÃo_do_ppa_2012_2015.pdf, Orientação para Elaboração do Plurianual, acessado em 22/04/2018;

Continue navegando