Buscar

Apol 3 Psicologia e Comportamento Organizacional NOTA 100

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Psicologia e Comportamento Organizacional
Tendo por base o princípio de que “sem seguidores, não há líderes”, e que o comportamento do líder é marcado por uma relação de confiança, combinada com uma orientação à tarefa e aos relacionamentos. O líder define ao seu liderado os objetivos, metas e papéis no desenvolvimento de um determinado trabalho. Já a comunicação da tarefa, o detalhamento para a execução e o apoio fornecido para o desenvolvimento do trabalho são comportamentos atinentes ao relacionamento que o líder deverá possuir.  Aliado a essa condição, existe o poder do qual o líder desfruta e irá definir o quê, quando e como determinadas coisas deverão acontecer. 
O líder percebe que o desempenho de sua equipe de trabalho vem diminuindo progressivamente durante os últimos seis meses. De forma incisiva os componentes precisam ser lembrados dos prazos para cumprimento das tarefas e não parecem estar preocupados em cumprir os prazos e atingir os objetivos. Desta feita, o líder adota as seguintes medidas:
- Conversa firmemente com os empregados fixando metas de desempenho individual e prazos rígidos para entrega dos trabalhos.
- Supervisiona rigidamente a execução das tarefas, para garantir os padrões de desempenho.
- Faz alerta e pressiona a equipe quando se aproxima a data para entrega dos trabalhos dos quais é o responsável.
- Usa de pulso firme na administração da equipe até que ela apresente os resultados esperados.
Analisando as medidas acima adotadas pelo líder é possível afirmar que:
I- Trata-se de um líder servidor e que faz uso de um poder compartilhado e uma autoridade carismática.
II- Trata-se de um líder coach que prove correções e adequações para a execução do trabalho, cuja autoridade é racional-legal.
III- Trata-se de um líder centralizador das decisões, o subordinado possui pouca liberdade de escolha, faz uso de uma autoridade formal.
IV- Trata-se de um líder autocrático, dominador o qual espera que seus seguidores façam o que ele pede de forma plena e obediente.
V- Trata-se de um líder transformacional, o qual procura abordar novas formas de resolver os problemas visando o aprendizado por parte dos componentes da organização.
Agora assinale a alternativa que contempla as assertivas corretas:
	
	A
	As assertivas I, II e III estão Corretas.
	
	B
	As assertivas I, II e III estão Incorretas.
	
	C
	As assertivas III e IV estão Corretas.
	
	D
	As assertivas I e V estão Corretas.
	
	E
	A assertiva III  e V estão Incorretas.
Questão 2/5 - Psicologia e Comportamento Organizacional
A figura a seguir apresenta um profissional desgastado e estressado com a baixa remuneração e as péssimas condições de vida no seu trabalho.
http://qvtpjes.blogspot.com.br/2014/03/condicoes-de-trabalho-e-o-processo-de.html
 
Você é gestor de Recursos Humanos, formado no Uninter, foi contratado pela empresa para atuar em prol de ações que melhorem a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT).
De acordo com o conteúdo abordado na aula 6 e no livro base, assinale quais seriam os aspectos importantes para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, considerando o Modelo de QVT de Nadler e Lawler:
I – Oferecer ao colaborador mais participação nos processos de decisão.
II – Inovar no sistema de recompensa para influenciar o clima organizacional.
III – Melhorar o ambiente quanto a condições físicas e psicológicas.
IV - Oferecer retorno extrínseco pelo trabalho realizado.
V – O colaborador deverá conhecer o resultado do trabalho realizado.
 
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	I e V
	
	B
	II e IV
	
	C
	I, II e III
	
	D
	II, III, IV
	
	E
	III, IV e V
Questão 3/5 - Psicologia e Comportamento Organizacional
Leia o caso abaixo sobre as queixas de uma funcionária ao novo Conselheiro.
Como um novo membro do conselho de diretores de uma empresa industrial, Alberto estava sendo apresentado a todos os funcionários da matriz. Quando foi apresentado a Marta, ele ficou curioso em relação a seu trabalho e perguntou a ela o que sua máquina fazia. Marta respondeu que realmente não sabia como se chamava aquela máquina e o que ela fazia. Ela explicou que estava trabalhando na empresa havia apenas dois meses. Entretanto, Marta sabia precisamente operar a máquina. Conversando um pouco mais sobre a sua adaptação ao trabalho, disse ao conselheiro que estava um pouco desanimada, já havia conversado sobre isso com a sua supervisora, mas ela disse que a rotina do trabalho era  essa mesmo e que não podia mudar as coisas, pois esse era o ritmo do trabalho e estava com as mãos atadas para resolver os problemas com relação as condições de trabalho e do planejamento diário.
Agora analise as assertivas abaixo com foco no manejo das queixas de funcionários.
I. Marta aproveitou a oportunidade para mostrar o quanto o seu trabalho era importante para a empresa e mostrar que ela sabia o que estava fazendo e se queixou da falta de treinamento que recebia.
II. A empresa na qual Marta e Alberto trabalham não possui uma política para lidar com queixas, portanto a supervisora de Marta não sabia como agir frente às queixas trazidas pela funcionária.
III. Marta foi treinada para operar a máquina que trabalhava, porém não foi integrada a finalidade de sua função e sua chefia não estava preparada para lidar com as queixas que surgiam e procurava agir como se essas não existissem.
IV. A supervisora de Marta renunciou a seu direito de gestora para lidar com a queixa, bem como estava impedindo a empresa de encontrar a solução para os problemas que se apresentavam.
Agora assinale a alternativa Correta
	
	A
	As assertivas I e II estão Corretas.
	
	B
	Apenas as assertivas III e IV estão Corretas.
	
	C
	Apenas as assertivas II e III estão Corretas.
	
	D
	As assertivas I, II e IV estão Corretas.
	
	E
	Todas as assertivas estão Corretas.
Questão 4/5 - Psicologia e Comportamento Organizacional
Estudamos no tema mediação de conflitos e negociação que existem algumas técnicas para abordarmos situações conflituosas. A autora Caroselli (2012) apresenta técnicas e instrumentos que podemos lançar mão para chegarmos a um bom termo nestas situações.
Leia o diálogo exposto abaixo que foi adaptado de um caso apresentado por Caroselli (2012),  e que se estabeleceu entre Maria e Sérgio. Maria trabalha no departamento de contabilidade há 03 anos e Sérgio é seu supervisor imediato deste a sua entrada na empresa.
 
Funcionária: Não gosto de ser criticada na frente dos outros.
Supervisor: Você está exagerando, Maria. Está acontecendo alguma outra coisa na sua vida que pode estar lhe incomodando?
Funcionária: Não, nada está acontecendo na minha vida que tem me incomodado, além é claro do modo que como você tem realizado a avaliação pública do meu desempenho. Porém tenho certeza de que podemos resolver esse problema.
Supervisor:  Podemos considerar que já foi resolvido.
Funcionária: Mesmo assim, gostaria de marcar uma reunião com você para falarmos sobre isso.
Supervisor: Nenhum de nós tem tempo para uma coisa tão pequena. Para mim está resolvido.
Funcionária: Sérgio isso tem acontecido diversas vezes, então não considero tão insignificante, ainda mais que também acontece com os outros colegas de trabalho. Veja, depois de tanto tempo trabalhando juntos, acredito que podemos conversar e resolver essa questão antes que isso se torne mais sério.
Agora responda qual a alternativa que apresenta a técnica utilizada por Maria.
	
	A
	Maria utilizou a técnica KIND, pois o conflito que surgiu foi  nos níveis hierárquicos  que se encontram abaixo ou no meio da pirâmide organizacional. Também ela estabeleceu uma data para que se encontrem e resolvam o conflito estabelecido.
	
	B
	Maria utilizou o resultado E-N-D,  pois ela procurou entende o seu supervisor e não atribuiu a ele intenções negativas ao seu comportamento. Bem como determinou medidas que cada um deveria tomar para seguir no relacionamento sem prejuízos.
	
	C
	Maria utilizoude uma técnica diversiva, tentou interromper o comportamento inadequado do Sérgio por meio de perguntas que o remeteu a uma reflexão sobre o tipo de ação que tem optado frente ao desempenho de seus subordinados.
	
	D
	Maria utilizou a abordagem AWE-FILL, pois requer o desenvolvimento de um novo hábito e  de estratégia para redução do conflito. Exige uma mudança mental do Sérgio. Ela praticou com o seu supervisor as etapas nesta abordagem: afirmar, retroceder, encorajar, preencher.
	
	E
	Maria não utilizou de nenhuma técnica que foi trabalhada pela autora Caroselli, pois pelo tipo de comentário e intervenção utilizada por ela, o conflito tende a aumentar e provavelmente pelo nível de subordinação existente é passível de uma advertência.
Questão 5/5 - Psicologia e Comportamento Organizacional
Compare as sentenças abaixo e identifique aquelas  que  ilustram quando existe confiança e princípios na relação entre os líderes e os liderados em uma organização.
Quando há confiança entre líderes e liderados ocorrem:
I – Comunicação e postura defensiva, confrontação e retratação gerando mágoas, gestão de detalhes e burocrática.
II – Preocupação com os erros, os quais são e usados como feedback construtivo, buscando a melhoria constante do trabalho.
III – Foco em procurar e multiplicar forças de cada um, trabalho feito em conjunto e caracterizado por um propósito.
IV – Sistemas e estruturas alinhadas, os equívocos são percebidos como oportunidade de aprendizagem.
V – Gestão focada e minuciosa, hierarquia bem estabelecida não gerando dúvidas aos colaboradores sobre a eficiência do trabalho.
 
Assinale a alternativa correta.
	
	A
	a) I e IV.
	
	B
	b) II, III e V.
	
	C
	c) II e V.
	
	D
	d) III e IV.
	
	E
	e) I, III e IV.

Continue navegando